navegar pelo menu
21.1.21

O Impulso - Ashley Audrain | RESENHA

Foto: Leitora Cretina


 Olá, leitores! Tudo bem?

Estava sentindo muita saudade de postar resenhas para vocês, mas, confesso que não estava publicando porque não estava lendo nada. Estou me preparando para a prova da OAB e indo para o meu último ano da faculdade de Direito, então as coisas andam bem agitadas por aqui.

Em meio a todos os deveres de uma estudante, encontrei um tempinho para ler o livro "O Impulso", da Ashley Audrain. Recebi  a prova antecipada da editora Companhia das Letras e mostrei tudo para vocês nos stories do Instagram (@leitoracretina).

Vamos conhecer mais sobre esse livro que promete causar em 2021?

image
Título
: O Impulso
Título original: The Push
Volume único
Autor (a): Ashley Audrain
Editora: Paralela
Número de Páginas: 328
Ano: 2021
Gêneros: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério
Nota 
SINOPSE: Blythe Connor está decidida a ser a mãe perfeita, calorosa e acolhedora que nunca teve. Porém, no começo exaustivo da maternidade, ela descobre que sua filha Violet não se comporta como a maioria das crianças. Ou ela estaria imaginando? Seu marido Fox está certo de que é tudo fruto do cansaço e que essa é apenas uma fase difícil.
Conforme seus medos são ignorados, Blythe começa a duvidar da própria sanidade. Mas quando nasce Sam, o segundo filho do casal, a experiência de Blythe é completamente diferente, e até Violet parece se dar bem com o irmãozinho. Bem no momento em que a vida parecia estar finalmente se ajustando, um grave acidente faz tudo sair dos trilhos, e Blythe é obrigada a confrontar a verdade.
Neste eletrizante romance de estreia, Ashley Audrain escreve com maestria sobre o que os laços de família escondem e os dilemas invisíveis da maternidade, nos convidando a refletir: até onde precisamos ir para questionar aquilo em que acreditamos?
image

ENREDO:

Blythe Connor é uma mulher que não teve um bom exemplo como mãe e, diante disso, decide ser uma mãe diferente e melhor, mas a realidade aparenta ser diferente de sua expectativa quando ela dá a luz a sua primeira filha: Violet. Aos olhos de Blythe, sua filha parece ser diferente de todas as outras crianças. A junção de  cansaço, tristeza e decepção se acumulam em Blythe, mas finalmente  ela tem uma nova chance quando Sam, seu segundo filho, nasce. Seu mundo fica colorido... até que um trágico acidente muda tudo.

“Eu me lembro de um dia me dar conta de como meu corpo era importante para nossa família. Não meu intelecto, não minhas ambições de uma carreira literária. Não a pessoa construída ao longo de trinta e cinco anos. Só meu corpo.”

MINHA OPINIÃO:

Em "O Impulso" temos vários elementos importantes sendo tratados, como a maternidade, abandono afetivo e material, lugar da mulher e relacionamento familiar, com gaslighting

A  narradora dessa história é Blythe e ela narra como estivesse compartilhando tudo sobre a sua história com o marido, Fox. No decorrer do livro, Blythe conta também sobre sua relação com a mãe e como foi a relação desta com a sua avó.

Durante toda a história, vemos como Blythe enxerga a maternidade (antes e depois dela). Há toda uma explanação acerca do papel da mulher como mãe, como a maternidade, muitas vezes, é romantizada. Blythe, em diversos momentos acaba deixando seus anseios profissionais e pessoais para atender a necessidade do marido e dos filhos.

Foto: Leitora Cretina


Em meio a trama acerca dessa romantização da maternidade é que surge um suspense. Como contei acima, a primeira filha de Blythe, a Violet, parece ser diferente das outras crianças... elas parecem não ter uma relação mãe e filha, porém, tudo isso pode ser apenas fruto do cansaço da protagonista. Temos aqui, portanto, uma narradora não confiável. Os momentos com a filha são os pontos altos da história. São aqueles momentos que o leitor acaba ficando tenso.

"Tem muita coisa em nós mesmos que não conseguimos mudar, sabe? É como nascemos. Mas algumas partes são moldadas pelo que vemos. E pela forma como as pessoas nos tratam. Como fazem com que nos sintamos."

A história é bem linear, apesar de em alguns capítulos voltar ao passado para apresentar a vida que Blythe teve com a sua mãe e a vida que a sua mãe teve com a sua avó. Eu fiquei extremamente encantada em como a história ficou bem contada e bem presa um ponto no outro. A autora conseguiu casar muito bem, principalmente, com essa escolha de narração.

Foto: Leitora Cretina

Não tive vontade de largar esse livro em momento nenhum, me senti presa desde a primeira página até a última. O mistério desenvolvido é intrigante para mim e me deu vontade de procurar por mais livros parecidos com esse. Mesmo sendo um livro com mais de 300 páginas, li muito rápido, fluiu bem.

Em suma, o livro é espetacular. Muito bem trabalhado, abordando questões importantes a serem discutidas na sociedade, o que nos faz refletir bastante. O suspense abordado te faz ficar ansiando pela  próxima página, querendo saber o que virá a seguir.

Foto: Leitora Cretina

SOBRE A EDIÇÃO:

Recebi a prova antecipada da editora na versão física, mas acredito que algumas mudanças poderão ser feitas. Gostei da capa, acho que representa muito bem a história. Por dentro, as páginas são amareladas e com uma fonte bem confortável para passar horas lendo esse suspense incrível.



Ficaram curiosos para conhecer mais de Blythe, Fox, Violet e Sam?

Beijão!


3 comentários:

  1. Oie!

    Consegui o ebook através do NetGalley e estou muito curiosa para conhecer essa história, porque aparentemente todo mundo está falando sobre ele hahaha que bom que você teve uma experiência boa!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Ants de mais nada, sei como é a rotina pra quem está se preparando para OAB. Minha irmã prestou e nossa, a preparação toma muito tempo mesmo. Boa sorte ^^ Tô na torcida aqui.
    Sobre o livro... eu estou louca para poder ler!
    Sério, tenho noção de que é pesado mas só ouço maravilhas.
    Necessito.
    Beijokas

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Resultado do Triângulo da Sorte

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial