navegar pelo menu
29.11.20

Leitor Beta: você sabe o que é?

Foto: Leitora Cretina


 Olá, leitores! Tudo bem?
Hoje eu vim falar um pouco com vocês sobre leitor beta. Eu já tive experiência de ser uma há um tempo (e serei novamente em breve) e eu amei a experiência.
Tive a oportunidade de ser leitora beta no livro "A Deusa da Guitarra", publicado pela Editora Coerência e escrevi uma nota na orelha do livro. Foi um momento muito importante pra mim.

Foto: Leitora Cretina


Agora vamos conhecer mais sobre um leitor beta?
Um leitor beta será a primeira pessoa a ler o livro do escritor, antes de enviar para a editora ou publica-lo.

Autores independentes, tradutores e editoras podem chama-lo para ser um leitor beta.
Existem vários tipos... mas seu principal objetivo é buscar furos de continuidade na história, repassar para o autor do livro quais as suas impressões e sensações durante a leitura. Outros, informam também sobre erros de ortografia.
𝗗𝗶𝗰𝗮𝘀:
É sempre bacana procurar pessoas que já possuem o hábito de leitura, pessoas que serão sinceras, que tenham bom senso crítico. Mas respeitem o tempo de disponibilidade do leitor beta, sei que a ansiedade bate, mas esse é um trabalho que requer bastante cuidado.
Se você quer ser um leitor beta, como eu não tenho muita experiência, procurei entrar em contato com outros leitores betas. Faça isso também. Troque ideias com aqueles que possuem mais experiência.
✨✨✨
Você gostaria de ser um leitor beta?

Beijão!

3 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito da sua postagem. Nunca fui beta (e nem achar que sirvo para ser), tenho amigas que foram e relatam sempre boas experiências. Apesar disso, já vi vários comentários pela internet de pessoas perguntando do que se trata, e as vezes estamos tão envolvidos nesse meio literário que esquecemos de explicar determinados termos.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mô,
    Já ouvi falar sobre a prática de leitor beta, mas nunca cheguei a procurar para tentar fazer. Imagino que seja bem emocionante e achei linda demais a sua citação aparecendo no livro físico <3

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu faço leitura crítica para autores independentes, caso alguém possua interesse no serviço eu estou começando, mas podemos fazer da melhor forma para o seu livro! Email para contato: denize.gaspar@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial