História é Tudo Que Me Deixou - Adam Silvera | RESENHA

16.5.18
Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Estava passando por uma fase bem complicada, onde tinha muitas coisas acontecendo (muitas coisas boas, não se preocupem), mas eu acabava não conseguindo arrumar tempo para me dedicar mais ao blog, as redes sociais e aos livros que leio por prazer; agora, estou mais tranquila e posso voltar aos pouquinhos. Obrigada por entenderem. 💖

A resenha de hoje é do livro "História é Tudo Que Me Deixou" do Adam Silvera, publicado aqui no Brasil pela Hoo Editora (Universo dos Livros).


Conheci o Adam Silvera pelo canal Livraria em Casa. O Paulo Ratz leu esse e outros livros do autor em inglês e eu sempre ficava encantada quando ele os levava para seu canal, e fiquei muito feliz quando a Universo dos Livros (e minha parceira) publicou esse livro (apesar de ter demorado para concluir essa leitura).

Resultado de imagem para adam silvera história é tudo o que me deixouhistória é tudo que me deixou
adam silvera
Volume Único
Editora: Hoo
Ano: 2018
Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Páginas: 336
       | ADICIONE NO SKOOB

SINOPSE: Vem aí, do autor best-seller do New York Times, uma história cheia de tristeza e transtornos mentais sobre as consequências devastadoras que a recusa por abandonar o luto pode desencadear. Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia para cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Porém, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar as coisas, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é o Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e os segredos que ele tem guardado o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.

Foto: Leitora Cretina
ENREDO:
Nesta obra conhecemos Griffin, e logo nas primeiras páginas também conhecemos Theo (pelos olhos de Griffin, no dia de sua morte). Os dois eram namorados, mas o destino os separaram: Theo ia para a universidade em outra cidade e Griffin não queria prendê-lo, mas ele acreditava em duas promessas de Theo: de que eles teriam um final feliz e que Theo jamais morreria, aparentemente as duas foram quebradas; Theo, na universidade, conhece Jackson; Theo um tempo depois morre afogado. Duas pessoas machucadas que tem uma perda em comum.

"(...) saiba que eu sinto muito, mas, por favor, não fique bravo comigo por desabafar sobre tudo isto. A história foi tudo o que você me deixou."
Foto: Leitora Cretina
MINHA OPINIÃO:
O livro começa no dia do enterro de Theo. O livro todo é narrado pelo Griffin e na maior parte do tempo ele conta o que está acontecendo como se estivesse conversando com o Theo. Por meio disso, ele mostra ao leitor como os dois começaram o relacionamento e como foi esse período juntos, Griffin também conta como foi descobrir que Theo e Jackson estavam juntos e muitos outros fatos.

Para tentarem sair desse estado de luto e buscarem amparo, Griffin e Jackson resolvem tentar deixar esse "rivalidade" de lado e passam um tempo juntos, mas isso trará revelações que mudarão tudo aquilo que Griffin sabia e acreditava sobre Theo.

(...) É adeus para muitos, mas não para mim. Nunca para mim.
Foto: Leitora Cretina
Não tenho palavras para expressar o quanto esse livro mexeu comigo, é um livro que me deixou mal do começo ao fim. A narrativa do Adam Silvera é tão envolvente que só te permite sentir aquela história e nada mais. Se de um lado, você pode se sentir cansado em alguns momentos, já que a história gira muito em torno do luto de Griffin, por outro, é muito interessante acompanhar todas as histórias vividas por Theo, Jackson e os outros personagens, mas acompanhar Griffin contando como estava sua vida e como em diversos momentos ele ficou perdido e confuso me fez sentir próxima a ele e presa a essa história.

Outro assunto, além do luto, que é abordado no livro é transtorno compulsivo obsessivo, não de uma forma tão aprofundada mas extremamente presente.

Esse é um livro que apesar do número de páginas, pode ser lido em um dia, de tão preso que você fica nessa história, de tão curioso é descobrir a vida de Theo

"O que você não entende, Theo, é que o silêncio, às vezes, é melhor do que alguém falando antes de estar pronto. É assim que as mentiras escapam."

SOBRE A EDIÇÃO:
Eu amei essa capa, os tons de amarelo e azul ficaram lindos (tão linda quanto as versões em inglês)! Por dentro, as páginas são bem grossas e duras, em tom amarelado e uma fonte confortável.
Foto: Leitora Cretina
Resultado de imagem para adam silvera history is all you left meImagem relacionadaResultado de imagem para adam silvera história é tudo o que me deixou

Ficaram interessados nessa história? Eu acabei ficando animada para ler outros livros do autor.
Beijão!

8 comentários:

  1. Interessante e parece bom até o final da leitura.
    Gostei da dica.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pam!
      Sim, ele é ótimo do começo ao fim <3.

      Beijão

      Excluir
  2. Oi, Mô!
    Eu estou doida para ler esse livro desde que o pessoal da parceria começou a ler.
    Todo mundo falou super bem e não vejo a hora de começar essa leitura!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!!
      Eu amei ler esse livro, estava bem ansiosa pra concluí-lo :D.

      Beijão

      Excluir
  3. ainda não li. mas pela sua resenha parece bem interessante.
    te indiquei numa tag la no meu blog <3
    http://www.dose-of-poetry.tk/2018/05/tag-20-fatos-literarios-sobre-mim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla!
      Obrigada, querida <3.
      Obaaaa, faz tempo que não respondo tags! Obrigadaaa <3.

      Beijão

      Excluir
  4. Mônica do céu, me perdoa pelo sumiço aaaaaaaa
    Eu amei demais esse livro. Sofri muito? Com certeza, mas ele é muito bom e entrou já na lista de melhores de 2018.
    Beijos
    https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Só se você me perdoar pelo sumiço também! Hahah.
      Eu também, sofri horrores com esse livro, mas foi uma ótima leitura mesmo <3.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3