Inventei Você? - Francesca Zappia | RESENHA

5.7.17

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Fazia um tempo que eu não trazia resenhas para vocês, desculpem, mas agora estou de férias da faculdade e poderei voltar ao ritmo de leituras.

A resenha de hoje é do livro "Inventei Você?" da Francesca Zappia. Conheci esse livro em inglês pelo canal Melina Souza, então quando vi que a Verus ia publicar por aqui, tive que solicitar esse livro. O livro foi enviado pela Grupo Editorial Record (muito obrigada! 💖).



Resultado de imagem para made you up by francesca zappiaTítulo: Inventei Você? 
Título Original: Made You Up
Volume Único 
Autor(a): Francesca Zappia 
Ano: 2017
Editora: Verus
Número de Páginas: 346 páginas
Nota:      
Adicione no Skoob
SINOPSE: Alex está no último ano do ensino médio e trava uma batalha diária para diferenciar realidade de ilusão. Armada com uma atitude implacável, sua máquina fotográfica, uma Bola 8 Mágica e sua única aliada — a irmã mais nova —, ela declara guerra contra sua esquizofrenia, determinada a permanecer sã o suficiente para entrar na faculdade. 
E Alex está bem otimista com suas chances, até se deparar com Miles. Será mesmo aquele garoto de olhos azuis com quem ela compartilhou um momento marcante no passado? Mas ele não tinha sido produto da sua imaginação? 
Antes que possa perceber, Alex está fazendo amigos, indo a festas, se apaixonando e experimentando todos os ritos de passagem tipicamente adolescentes. O problema é que ela não está preparada para ser normal. 
Engraçado, provocativo e emocionante, com sua protagonista nada confiável, Inventei você? vai fazer os leitores virarem as páginas alucinadamente, tentando decifrar o que é real e o que é invenção de Alex.
Foto: Leitora Cretina
ENREDO:
O livro começa com Alex criança no mercado brincando com as lagostas no tanque, quando um garoto de olhos muito azuis se aproxima e começa a conversar com ela. Alex tem a ideia de libertar as lagostas do tanque e pede ajuda ao garoto.

A história atual de Alex é ela no último ano do ensino médio em um colégio novo, se preparando para ingressar na faculdade. A nossa personagem sofre de esquizofrenia e nunca soube se o menino dos Olhos Azuis é real ou não... até que um dia, em seu emprego na lanchonete, ela se depara com um cliente com olhos muito familiares para ela.
"Eu não podia me dar ao luxo de tomar a realidade como algo bem definido. E não diria que odiava as pessoas que podiam, porque, basicamente, eram todas as pessoas. Eu não as odiava. Elas não viviam no meu mundo. Mas isso nunca me impediu de desejar viver no delas."
Foto: Leitora Cretina
MINHA OPINIÃO:
Acompanhamos a trajetória de Alex desde o primeiro dia de aula na nova escola, ela no emprego, fazendo amigos e interagindo com o possível menino de Olhos Azuis... Miles. Por conta da esquizofrenia, Alex não sabe se tudo o que ela está vendo é real, então tira fotos de tudo que acha suspeito; as vezes, ela conversa com uma bola 8 de bilhar, fazendo perguntas a ela (como na citação abaixo). Por conta da esquizofrenia, ela se questiona se o episódio das lagostas realmente aconteceu, se o menino dos Olhos Azuis é real, se Miles é o menino dos Olhos Azuis e se Miles é real.
"Eu sou louca? 
Concentre-se e pergunte outra vez.

Eu sou louca? 

Resposta nebulosa, tente outra vez. 

Eu sou louca? 

Agora não posso prever. 
Melhor não dizer agora. 
Concentre-se e pergunte outra vez. 

Melhor não dizer agora. 

Resposta nebulosa, tente outra vez. 

Agora não posso prever. 

Pergunte de novo mais tarde. 

Pergunte de novo mais tarde.
Pergunte de novo mais tarde.
"
Foto: Leitora Cretina
O livro foi muito interessante porque o leitor trava uma batalha junto com Alex para descobrir se tudo que ela está narrando é realidade ou fruto de sua mente.

Foi tudo tão gostoso durante essa leitura, vocês não tem ideia. Não houve um momento em que a história ficou parada e entediante. Ver Alex interagindo na escola e fazendo amigos foi sensacional. A Alex é incrível, é muito inteligente (bem entendida de história), é super bem humorada (o que nos traz vários momentos divertidos e diálogos hilários), quebrando aquela ideia de que se trata de um livro 100% triste e dramático. 

A personalidade de Miles também chama muito a atenção. Ele também é bem inteligente, mas todos no colégio sente medo dele, colocam apelidos maldosos e Miles parece querer que essas pessoas sintam medo, se afastem dele. Alex também tentará desvendar esse mistério que é Miles.

"Nossos vizinhos se viraram para nos olhar, porque Miles Richter rindo era uma daquelas coisas que os maias tinham previsto como um sinal do fim do mundo (...)."
Foto: Leitora Cretina
Durante boa parte do livro, a trama central é Alex lidando com as consequências da esquizofrenia, tentando separar o que é real e o que é fruto de sua mente e se aproximando mais e mais de Miles; mais tarde, a trama central parece ser outra, envolvendo os colegas e funcionários da escola e a partir de então, um mistério bem sutil com segredos pesados começa a se formar, porém, sem deixar de lado a trama de Alex e Miles.

O livro todo é narrado pela Alex. É tão difícil por em palavras o quanto esse livro é bacana! Como eu disse, é muito intrigante entrar na mente de Alex e as descobertas que ela faz chocam até mesmo o leitor (se preparem!). O romance que surge é extremamente fofo e gostoso de acompanhar. A relação de Alex com os pais e a irmã é um ponto muito importante também, pois vemos o papel da família nas condições que Alex vive. É um livro sem igual.

"(...) Eu estava com toda a lição de casa em dia (e até mesmo entendia a matéria de cálculo, o que era um milagre em si), tirava muitas fotos e fazia verificações de perímetro suficientes para acalmar minha paranoia, e tinha pessoas com quem conversar. Pessoas reais. Pessoas sem instintos homicidas."

O livro tem 346 páginas e não parece! A escrita é tão fluida, rápida e divertida (com seus altos e baixos na vida de Alex) que nem se nota que o livro já está no final. Esse é um livro que fará você entrar numa montanha russa gostosa de sentimentos, mas mesmo nos momentos mais tristes, você estará com o coração quentinho e feliz.
Foto: Leitora Cretina
SOBRE A EDIÇÃO:
Por dentro esse livro é sensacional também. Cada começo de capítulo tem uma ilustração super bacana e tem um detalhe legal na marcação das páginas. As folhas são amareladas e com uma fonte bem confortável.

Eu confesso que não sei se gosto da capa, mas acho que ela descreve muito bem a história.
Resultado de imagem para made you up by francesca zappiaResultado de imagem para made you up francesca zappia
Foto: Leitora Cretina / Sem edição
Prometo trazer mais fotos desse livro lindo porque ele merece.
Beijão!

Você poderá gostar também

28 comentários

  1. Estava ansiosa para ler a resenha desse livro! E amei, agora estou louca para ter ele em mãos haha, vou amar ler esse livro, já me conquistou ❤
    Espero por mais fotos 😍
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mel!
      Ai que tudooo, espero que curta a leitura tanto quanto eu <3
      Pode deixar, sua linda! Obrigadaaaa.

      Beijão

      Excluir
  2. Ownn Moni ♥
    Amei esse livro, quero muito ler ele e depois da sua resenha... amei as fotos.
    Eu estou vendo que não houve tantas mudanças do livro em inglês para o publicado pela editora.

    Bjoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lice linda <3
      Que bom que ficou interessada, é um livro incrível!!
      Simmm, e eu até que gostei de terem deixado a capa, ela representa muito a história.

      Beijão

      Excluir
  3. Agora estou morrendo de vontade de ler esse livro ♥
    Amei as suas fotos.

    Beijinhos, https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila!!
      Fico feliz em saber, é um livro incrível!!
      Obrihgadaaaa <3

      Beijão

      Excluir
  4. Woooooonttt, que livro lindinho, que fotos lindas! Que resenha gostosa de ler! Quero pra ontem esse livro!

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!!
      Que comentário mais amooooor!!! Muuuito obrigada :D
      Leia sim, é um livro maravilhoooso!

      Abraços

      Excluir
  5. Oi, Mô!
    Ao contrário de você, eu amei essa capa! Compraria o livro só por isso haha
    Lendo sua resenha, me lembrei do livro O Garoto dos meus Sonhos, mas o ponto da esquizofrenia deve dar um outro ponto de vista e me deixou bem intrigada. Vou tentar ler!
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Hahah, essa é uma capa legal, mas eu fico "ah, não sei..."
      Espero que leia e goste também, linda. Não conheço "O Garoto dos Meus Sonhos" mas vou dar uma pesquisada.

      Beijão

      Excluir
  6. Oi, Mô!
    Menina, olha... eu não queria ler esse livro justamente porque pensei que seria mais um sick-lit da vida. Sua resenha me deu toda uma nova visão da história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Esse livro passa essa imagem, né? Fiquei com pé atrás no começo também por conta disso. Mas olha, apesar de ter alguns altos e baixos na história, ele é muito bacana.

      Beijão

      Excluir
  7. Hey baby!
    Eu há tinha falado lá no Instagram que a capa dele é linda, mas, agora conhecendo mais da trama, fiquei encantada.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, linda!
      É uma história incrível, Cecy! Vale a pena dar uma chance <3

      Beijão

      Excluir
  8. Hey, Mô!
    Aiii, que resenha mais lindaaaaa! *--*
    Eu estou de-ses-pe-ra-da para ler esse livro! Sabe quando a gente sente que vai amar só pela capa, título e sinopse? Pois é! haha. Eu AMO infinitamente essa capa! É tão linda e sutil... <3 E o que é esse título lindooo? Além da história que parece sensacional!! O mais legal, é que só leio resenhas positivas e instigantes. Pretendo lê-lo ainda esse mês. E agora, com essa resenha avassaladora, vou colocar ele na frente! haha.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anya!!
      Obrigadaaaa, sua linda <3
      Leia ele simmm, é um livro maravilhoso. Impossível não se apaixonar por ele de uma forma completa!!

      Beijão

      Excluir
  9. Oi Mô! Estou esperando a minha edição chegar, mas já pela premissa o livro parece ser mega interessante. Acho que nunca li nenhum livro com personagem com esquizofrenia! E que capa linda <3 amei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!
      Também nunca li nada assim e foi uma leitura muito bacana!!
      Ansiosa para ler sua resenha <3

      Beijão

      Excluir
  10. Olá,

    Que capa linda! Acredito mesmo que ele seja gostoso de ler, eu gosto de livros assim fofinhos haha ^^

    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então coloca esse livro na wishlist, hein? Ele é incrível <3

      Beijão

      Excluir
  11. Desde quando lançou na gringa eu coloquei o livro na listinha :)
    e fiquei super feliz que foi publicado pela verus! Ainda tenho que comprar pra conferir a história por completo, mas adorei a resenha e fiquei super curiosa pra saber os segredos do garoto de olhos azuis e sobre as coisas que ela vê, se são verdade ... ou não. /0\
    Fotos lindasss

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nikolle!
      Que nome lindoooo.
      Esse livro é sensacional, com toda certeza vai te prender do início ao fim!! :D
      Muuuito obrigada <3

      Beijão

      Excluir
  12. Vir aqui no seu blog é sempre reconfortante, ele é lindo e tudo nele é tão bem arrumadinho e bonito. Parabéns, Moni! <3

    Quanto ao livro, confesso que li outras resenhas e todas positivas também, a sua me fez pensar bastante sobre como deve ser a vida da personagem principal, ainda não li tantos livros com personagens que possuem esquizofrenia, fiquei bem curiosa pra conhecer o Miles. Parece ser um livro bem rápido mesmo e por ter uma citação da Sylvia ali já me deixou com vontade de ler. As fotos estão lindas e adorei os quotes que você escolheu.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda linda!!
      Awnnn, obrigada, meu amorrr! O seu blog que é uma graça só!!! Eu amo. <3
      Eu também não li muitos livros com personagens com esquizofrenia, mas esse acabou abrindo portas para outras leituras do gênero.
      Fiquei feliz por você ter gostado!
      Obrigadaaaa <3

      Beijão

      Excluir
  13. Aaa que saudade que eu estava de ler teus posts molier !!
    Agora que estou de ferias enfim vou poder colocar minha vida em ordem e as leituras em dia, assim como tu haha
    Eu não conhecia esse livro mas super me interessei pela historia.Amo essa temática em que o expectador não sabe o que é real ou não. Me lembra muito Clube da luta que é um dos meus filmes favoritos da vida ♥
    Amei a resenha, incrível como sempre♥
    Blog/ www.estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pathy, lindaaa <3
      Hahah, férias... graças a Deusss!!
      Obrigadaaa, sua linda. Espero que o livro tenha entrado para sua wishlist :D

      Beijão

      Excluir
  14. Menina, adorei a resenha! Estou doida para ler esse livro! É um dos lançamentos desse ano que preciso desesperadamente! Eu amo essa capa e acho a coisa mais linda! Quero muito a versão em hardcover (inglês) porque está um espetáculo, mas a editora não deixa a desejar!
    Adorei! Beijos

    https://estantedaisa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa!!
      Fico feliz que tenha gostado, muuuiito obrigada <3
      Também babo na edição hardcover, foi a primeira versão que eu vi desse livro!! Mas a versão nacional realmente está sensacional!!

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Copyrights

O conteúdo encontrado aqui foi criado pelo Leitora Cretina. Caso contrário, sempre será dado os devidos créditos. Se você se interessou por alguma imagem, foto ou post de autoria do Leitora Cretina e quer compartilhar em outro lugar, por favor, coloque os créditos.
Layout: ThemeXpose
Header: Mônica

Curta a página no Facebook