Em Águas Sombrias - Paula Hawkins | RESENHA

2.6.17

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Recebi o livro "Em Águas Sombrias" do Grupo Editorial Record e fiquei muito animada em realizar a leitura, já que foi escrito pela Paula Hawkins, que apesar de eu não ter lido nada dela, vejo o quanto as pessoas admiram suas histórias e escrita. Sua obra mais famosa é "A Garota no Trem".



Resultado de imagem para paula hawkins em águas sombriasTítulo: Em Águas Sombrias 
Título Original: Into the Water
Volume Único 
Autor(a): Paula Hawkins 
Ano: 2017 
Editora: Record 
Número de Páginas: 364 páginas 
Nota:     (4/5)
SINOPSE: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. 
Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos… 
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

ENREDO:
Jules Abbott acaba de voltar para a casa em que passou a infância com os pais e a irmã mais velha, Nel Abbott. O motivo que a fez voltar não é nada bom: sua irmã faleceu e deixou uma filha.

A morte de Nel causou um enorme impacto na cidade em que morava... várias mulheres morreram da mesma forma que ela: no rio de Beckford, mais especificamente no Poço dos Afogamentos, cada mulher com uma história de vida e com versões diferentes de como morreram no Poço.
"Ela acordou no meio da noite, foi até o rio e nunca mais voltou."

Desde muito nova, Nel se sentia atraída pelas histórias dessas mulheres e pelo Poço dos Afogamentos, tanto, que antes de morrer, estava escrevendo um livro sobre tudo isso.

As opiniões dos cidadãos estão divergindo... será que foi um acidente, um suicídio ou um assassinato?
"Tão linda, era o que todos diziam sobre a paisagem, só que não a viam de verdade, Nunca abriam a janela e se debruçavam para fora, nunca olhavam para a roda lá embaixo, apodrecendo, nunca viam nada além da luz do sol brincando na superfície da água, nunca enxergavam o que a água era de fato, algo pre-esverdeado e cheio de coisas vivas e mortas."
Foto: Leitora Cretina
MINHA OPINIÃO:
A primeira coisa que me chamou atenção na leitura foram os capítulos bem curtos, alguns com menos de 3 páginas e o fato de os capítulos serem narrados ou direcionados a vários personagens. Entretanto, são muitos personagens e isso acabou complicando porque foi difícil lembrar quem era quem.

A narração é algo bem diferente. Alguns capítulos são em primeira pessoa e outros em terceira. Normalmente, quando os capítulos eram contados pela Jules e pela filha de Nel, eram em primeira ; quando Jules narrava, ela se dirigia ao leitor como se ele fosse a sua irmã.

O livro é dividido em 4 partes e apesar do caso principal ser a respeito da morte de Nel, o leitor vai adentrar na história dessas outras mulheres que morreram no Poço dos Afogamentos, saberá mais sobre os outros personagens, inclusive o passado de Jules e Nel, que chega a ser muito bem trabalhado em capítulos do passado; ou seja, alguns capítulos são do presente, outros do passado e outros são do livro que Nel estava escrevendo sobre as outras mulheres.
"O rio pode voltar ao passado, trazer coisas à tona e cuspi-las na margem diante dos olhos de todos, mas as pessoas não podem."
Foto: Leitora Cretina
Há uma variedade absurda de personalidades dos personagens e isso foi incrível! A autora conseguiu criar uma personalidade para cada um e deixar tudo bem articulado.

A autora falou de uma forma bacana a respeito do machismo e do feminismo, como as mulheres, em alguns momentos, são vistas de forma diferente apenas pelo fato de serem mulheres, e outras situações que permeiam o assunto. Inclusive, nas notas da autora, ela dedica o livro a todas as mulheres encrenqueiras. Ela mostra a mulher em várias formas e em várias situações onde buscam ganhar mais espaço e são limitadas, julgadas.

Me surpreendi com a escrita da autora, muito boa de acompanhar e rápida, entretanto, faltou algo que não me prendeu 100% na história, acredito que seja a falta de afinidade com os personagens por conta dessas quebras de capítulos e alternâncias de narração.

Gostei do mistério criado e revelado apenas nos últimos momentos do livro. Eu começava a fazer inúmeras perguntas, porém, sem que obtivesse uma resposta objetiva e isso me intrigava mais e mais.
Foto: Leitora Cretina
SOBRE A EDIÇÃO:
Eu fiquei incrivelmente encantada nessa capa, que é bem parecida com uma das versões americanas. O fundo dela é com um toque mais suave e as letras do título e do nome da autora são em acabamento brilhante.

A fonte é extremamente confortável. Conseguia passar muito tempo lendo sem que meus olhos cansassem. As páginas são amareladas.
Resultado de imagem para paula hawkins darkness watersResultado de imagem para paula hawkins darkness watersResultado de imagem para paula hawkins em águas sombrias
Foto: Leitora Cretina // foto sem edição
Ficaram curiosos com a história da Nel e das outras mulheres? Me contem tudo!!
Beijão!

Você poderá gostar também:

22 comentários

  1. Oi Mo, tudo bem? ♥

    Eu gosto das tuas resenhas porque são pequenas, mas tão bem explicativas! E Geeente! Se eu fosse você passaria uns bons dias admirando essa capa na tua estante, hahaha. Sou doida para ler um livro de mistério ou um romance policial, mas tenho tanto medo de não "pegar um embalo" da coisa, entende?

    PS: E é verdade, quando ocorre muitos pontos de vistas sendo narrado o leitor pode acabar perdendo-se. Mas que bom que você gostou! ^^

    As fotos ficaram linda.
    Abraços, ♥ Livros e Um Segundo Mundo /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jé!! Tudo sim e você?
      Aiii que bom que você gosta, sua lindaaa <3
      Pode ter certeza que eu fiquei, hahah, dediquei algum tempo pra ficar ajeitando ela na estante, hahah.
      Eu também sentia esse medo. Esse é o terceiro livro do gênero que leio e até o momento não tenho me decepcionado, mas também não teve nenhum que me fez ficar 100% presa e muito empolgada.
      Obrigadaaa <3

      Beijão

      Excluir
  2. Oi Mô, tudo bem? Lá no blog quem leu foi a Marise e ela gostou do suspense apresentado da autora. Acho que o tema machismo está bem em evidência e se a autora tratou disso de forma bacana já está valendo a pena. Gostei da resenha e como sempre amei as fotos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!
      Simmm, eu acho que ela tratou do machismo em A Garota no Trem também, não é?
      Obrigadaaa, linda <3

      Beijão

      Excluir
  3. Oi ,tudo bem?

    Eu ainda não tive contato com essa autora , mas amei o suspense da trama e o fato de ter diversos pontos de vista.

    Ja quero saber o que aconteceu na obra e conhecer a escrita dessa autora.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Babi! Tudo sim e você?
      Vale super a pena conferir esse livro. É bem intrigante e a autora é bem cuidadosa com os detalhes.
      Espero que leia um dia!

      Beijãooo

      Excluir
  4. Oi! Eu li sobre esse livro e realmente tem uma premissa interessante. Mas não me chamou a atenção, acho que só me deixa um pouco curiosa para saber o que de fato aconteceu as mulheres. A capa é linda. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Ahh, que pena! Mas já é um começo, hahah. Espero que dê uma chance para o livro!

      Beijão

      Excluir
  5. Oii Mô!

    Eu já li "A Garota no Trem" e adorei! A escrita da Paula é tão cativante, incrível como ela consegue nos surpreender com os desfechos das suas respectivas obras.
    Estou super animada para conhecer "Em Águas Sombrias", espero que seja tão bom quanto o primeiro que li, hihi. Ah, a capa ficou fantástica!
    Adorei sua resenha!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!!
      Que bom que você gostou da escrita dela. Também achei ótima e super diferente nesse livro (com essas narrações ora em primeira pessoa, ora em terceira).
      A capa é linda demaissss, estou encantada também!
      Obrigadaaaa <3

      Beijão

      Excluir
  6. Oi, Mô!
    Estou ansiosa pra começar a leitura desse livro, porque apesar de ter gostado muito do filme, eu não gostei muito do livro "A Garota no Trem".
    Então quero saber logo se vou gostar de Em Águas Sombrias. Espero que sim!
    Adorei a resenha, parabéns! Me deixou com vontade de largar a leitura atual para começar essa haha
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Eu queria ler A Garota do Trem, mas acho que vou me contentar só com o filme, hahah.
      Obrigadaaaa, sua linda <3

      Beijão

      Excluir
  7. Oi Mônica, sua linda, tudo bem?
    Eu gosto muito quando o passado e o presente são alternados e achei super diferente a história do passado ser contada não pela narrativa de um personagem e sim pelo livro que o personagem escreveu. Estou super curiosa para descobrir esse mistério do poço e conhecer essas mulheres. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cila! Sua linda <3 Tudo sim e você?
      É uma mistura só esse livro, hahah. Espero que você goste dessas narrações.
      Obrigaaaada <3

      Beijão

      Excluir
  8. Olá Moni!
    Fiquei muito curiosa à respeito desse livro, porém não gostei muito das personagens de "A Garota do trem". Espero que eu possa me surpreender positivamente com esse livro.
    Beijinho

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ro!!
      Olha, talvez nesse livro você também não sinta uma conexão com os personagens, sabe? Essa troca de narrações acabou comigo, hahah.

      Beijão

      Excluir
  9. Oi Mô!
    Nunca li nada dessa autora, e confesso que já tinha visto a sinopse desse filme, mas, nunca uma resenha. Parece ser uma trama e tanto, adorei a resenha!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cecy!
      Acho que você viu a sinopse de A Garota do Trem, certo? Eu vi também e fiquei morrendo de curiosidade.
      Fico feliz que tenha gostado <333

      Beijão

      Excluir
  10. Genteeee, quero muito esse livro, alguém me dá esse livro por favooor! hahaha.
    Parabéns pela resenha e pelo blog lindo tb <3

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorena!
      Hahhah, fico feliz que tenha se interessado pelo livro :D
      Muuuito obrigada, sua linda <33

      Beijão

      Excluir
  11. Oi Mô

    Adorei a sua resenha. Cada vez que passo por aqui e leio as suas resenhas me surpreendo com a qualidade com o qual elas são escritas. Tudo bem descritivo e com fotos incríveis para ilustrar.

    Apesar de não ter costume de ler histórias desse gênero, a proposta do livro me pareceu super interessante e me deixou super curiosa. Vou colocá-lo na minha lista do Skoob. Quem sabe uma hora acabo lendo...

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nahh!
      Nossa, que palavras lindas!! Muuuito obrigada, por tudo <3
      Eu também não sou muito de ler livros do gênero, mas sempre que leio, acabo curtindo a leitura.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook