Como eu faço minhas resenhas + dicas [BEDA 26]

26.4.17

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Há muito tempo eu fiz um post dando dicas e contando um pouco da minha experiência com blog literário (cliquem aqui para ler), depois eu fiz um post mostrando como eu tiro minhas fotos para o Instagram e para o blog (cliquem aqui), e agora, vim contar pra vocês como eu faço as minhas resenhas literárias aqui + dicas.

Eu não sou expert em fazer resenha, elas não são as melhores do mundo, mas gosto do método que utilizo e acredito que vários de vocês também curtem. Sei que tem algumas pessoas que seguem o blog, querem começar um também e estão um pouco desnorteadas quanto a como fazer resenhas... enfim, espero ajudar vocês.

Lembrando que não existe um único método de fazer resenhas, eu estou mostrando o meu. Pode ser que alguém aí se identifique e goste. Aos poucos você encontra o seu jeitinho de fazer.

COMO EU FAÇO AS MINHAS RESENHAS:
Normalmente eu escrevo elas logo após ter concluído o livro porque as informações ainda estão frescas na minha memória. Eu abro a plataforma de postagem e escrevo seguindo a ordem: FICHA TÉCNICA, ENREDO, MINHA OPINIÃO e SOBRE A EDIÇÃO.

Enquanto estou lendo o livro, faço anotações rápidas a respeito da história ou a minha opinião sobre tal fato que acabei de ler.

Na FICHA TÉCNICA eu coloco todas as informações sobre o livro: título, título original, número de páginas, gênero, editora, etc. Isso facilita muito a vida das pessoas que estão lendo a resenha.

Em ENREDO, eu conto a história do livro em questão. As vezes eu conto um pouco além daquilo que a sinopse já tem, NUNCA coloco spoiler. Coloco apenas aquilo que é importante para o leitor ficar curioso com a história, sem contar pontos essenciais que comprometerão a leitura.

No MINHA OPINIÃO é onde eu escrevo tudo o que eu achei do livro, ainda assim, sem spoilers. Falo sobre as características dos personagens, pontos curiosos ou ruins sobre a história, faço uma crítica a respeito da escrita do autor, tipo de narração, se gostei ou não do final, etc.

Em SOBRE A EDIÇÃO eu conto como é a diagramação das páginas, tamanho de fonte, tamanho da página, cor das folhas, o que eu achei da capa, comento se o livro possui muitos erros ortográficos ou de concordância, etc, e sempre coloco uma foto da primeira página, sem efeito nenhum, para o leitor ver.

DICAS:
1. Spoilers não são legais
Sei que tem gente que gosta de spoiler, mas não é todo mundo. As pessoas estão lendo a sua resenha para conhecer mais da história, se você contar um ponto super importante, que só descobriria se lesse o livro, ela pode ficar desanimada com a leitura. Se por acaso, você queira dar spoilers, coloque um aviso no post.

É muito difícil você escrever resenha de um livro que é continuação de uma série ou trilogia e não dar spoiler sobre o volume anterior, então sempre que isso acontece comigo, eu coloco um aviso: "Se você ainda não leu o volume anterior, recomendo que não leia a resenha pois poderá receber spoilers sobre o livro."

2. Resenhas longas ou curtas?
Nem todo mundo gosta de ler resenhas extensas e confesso que em alguns momentos acabo escrevendo resenhas bem grandes. Há livros que são impossíveis escrever resenhas curtas... muitas vezes o livro tem bastante história importante para contar, ou você amou/detestou tantas coisas que precisa compartilhar. Porém, é inegável que quanto mais extensa, mais fácil a leitura vai cansar.

As resenhas são para você dar a sua opinião, é todo um espaço para contar pro leitor porque você gostou ou não do livro. Não conte apenas a história do livro, não escreva apenas a sinopse com as suas palavras.

3. Fotos são importantes?
Para mim são, tanto por uma questão estética quanto para os meus leitores verem os detalhes da capa e por dentro. Como eu falei ali em cima, gosto de colocar fotos de como são as páginas. Também gosto de mostrar a capa, a lombada, folhas de rosto, etc... quanto mais detalhes, pra mim, melhor.

4. Citações
Eu amo colocar citações em todas as resenhas (tem gente que não curte). Normalmente, a citação que eu coloco tem a ver com a situação que eu acabei de falar na resenha. Por exemplo, se eu falei da amizade dos personagens, coloco uma citação em que eles mostrem esse relacionamento deles.

5. Não deixe que autores ou editoras parceiras influenciem na sua opinião
Seja extremamente sincero nas suas resenhas, mas nunca falte com respeito com os autores ou editoras. Eles tiveram o trabalho e o cuidado de escreverem e publicarem livros, lembre-se disso. Resenhas negativas são uma coisa, denegrir a imagem com insultos é outra.

É normal não gostar de alguns livros, conte ao leitor porque você não gostou. Não mude a sua opinião só porque você recebeu o livro. Seja sincero e converse com o autor. O autor precisa entender também que seu livro não irá agradar 100% dos leitores.

Você pode acabar não gostando do livro, entretanto, aqueles pontos que não curtiu, pode ser do agrado de outras pessoas.

6. Revisão/Ortografia
Erros são comuns, eu mesma cometo, mas procuro sempre evitar. Antes de postar a resenha, eu reviso várias e várias vezes. Ocasionalmente, alguns erros escapam e acabamos publicando com eles, então, revise sempre a resenha, envie para uma pessoa ler e checar se você corrigiu todos os erros.

É isso, pessoal! Vocês tem alguma dica para dar?
Beijão!

Você poderá gostar também:

31 comentários

  1. amei o post de hoje <3
    vai ajudar bastante a melhorar minhas resenhas
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi amorinha, tudo bem com você?
    Eu sempre gosto muito de ler suas dicas a respeito do blog em geral, sempre acabo pegando uma pra mim rs.
    Já rebolei muito para fazer resenhas, principalmente quando iniciei na blogosfera. Sempre sentia medo da opinião dos outros, se estava sendo ofensiva, se não, se estava grande demais ou pequena demais rsrs. Hoje em dia sou bem tranquila, ainda me sinto mal com as negativas, mas a verdade é o que importa né?
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia! Tudo bem sim e você?
      Obrigada, linda! <333
      Até hoje eu também me sinto mal por escrever uma resenha negativa. Eu entendo todo o trabalho que a pessoa teve em escrever, mas não tem como agradar todo mundo.

      Beijão

      Excluir
  3. Adorei o post, eu já fiz várias resenhas lá no Sorriso Espontâneo mas sempre foram mais livres, digamos assim. Escrevia do jeito que queria. Mas ultimamente estou querendo manter um padrão e esse teu post vai ajudar muito :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz em te ajudar de alguma forma <3

      Beijãoo

      Excluir
  4. Oi Mônica, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, achei super generoso da sua parte vim aqui e dar dicas de como escrever uma resenha. Com certeza irá ajudar a muita gente. Nas minhas resenhas eu gosto de falar o que senti, gosto de fazer uma análise dos personagens. Por isso enquanto leio faço anotações também. É como você, sempre escrevo assim que terminei, nunca abro outro livro antes de terminar a resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cila! Tudo bem sim e você?
      Obrigada, linda!! Fico feliz em ajudar de alguma forma <3
      Também adoro falar sobre os personagens, se me identifiquei com eles ou não, etc.
      Hahah, eu também não pego outro livro até pelo menos o rascunho da resenha estiver ok.

      Beijãooo

      Excluir
  5. Oi, Mônica!!
    Amei o post!
    Você segue uma linha muito parecida com a minha.
    Eu só não gosto de deixar tudo muito mecanizado, adoro ir mesclando o enredo com as minhas impressões.
    Concordo plenamente com o que falou sobre os spoiler's e as fotos, haha
    E sobre as resenhas grandes ou pequenas, isso vai depender muito do livro, não dá pra fazer uma resenha pequena de um livro com um desenrolar movimentado por exemplo. E contar apenas a história do livro pra mim não é resenha é resumo, haha. As pessoas precisam mesmo aprender isso.
    E achei bacana você (assim como eu) também prezar a sinceridade. As resenhas que eu não gostei do livro, serão escritas de forma a passar a minha impressão, ainda que negativa.

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu fazia isso antes, sem separação, mas as vezes acabava me perdendo, sabe? Achava que tava contando muito a história e pouco o que eu achei. Mas se funciona para você, é ótimo!!
      Hahha, é mesmo. É bem complicado quando vamos ler uma resenha e só tem a história ali.
      Ser sincero é muito importante, né? Outras pessoas vão ficar interessadas no livro pelos pontos negativos ou positivos que você abordar.
      Fico feliz que tenha gostado, linda <3

      Beijão

      Excluir
  6. Olá, adorei as dicas acredito que sigo mais ou menos igual a você. Gosto de resenha curtas e objetivas mais depende muito do livro, uma boa revisão de ortografia também é importante.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Que bom que gostou, Camila <3
      Também prefiro ler resenhas mais curtas, sem enrolações... mas as vezes complica, porque tem livros que precisam ter as histórias contadas com mais detalhes, etc.

      Beijão

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Adorei as dicas! Faço resenhas há algum tempinho já, mas dicas para melhorar são sempre muito bem-vindas, né?!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lari!!
      Que bom que gostou, linda <333
      São mesmo! Vivo atrás de dicas, hahah.

      Beijão

      Excluir
  8. Oii Mô! Adoreeeeei suas dicas e seu método! Eu ando em constante aperfeiçoamento para as minhas resenhas e nunca é fácil. Sempre acho que poderia ser melhor, resenha é, às vezes, complicado rs.
    Antes (no começo do blog) eu lia e depois quando dava tempo eu fazia a resenha, aí comecei a fazer igual você faz, escrevo logo quando finalizo, porque está mais fresco as coisas. Também acho as fotos importantes, quando é ebook eu acabo tirando bem pouco mesmo... Os quotes eu amo também! Mas não são todos que consigo colocar, tem uns livros que lemos que parece que mal tem quotes né? rs
    Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isadora!!
      Obaaa! Fico feliz que tenha gostado, linda <3
      Eu sou assim também. Quero sempre ficar alterando pra deixar o melhor possível, hahah.
      Eu também não tiro muitas do e-book, coisa que quero mudar :D
      É mesmo!!! As vezes tento ir marcando meus próprios quotes, outras procuro na internet e tem alguns que são bem raros de achar.

      Beijãooo

      Excluir
  9. Oi Mô! Eu adorei suas dicas! Acho que cada blogueiro tem seu modo de fazer, mas revisão é muito importante, às vezes eu leio trezentas vezes e ainda sai com erro. E fotos, bem, eu tento, mas nunca e jamais serão como as duas kkkkkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!
      Hahah, é mesmoooo! Reviso várias vezes e alguns acabam escapando. Eu tenho um grande problema em repetir palavras, então tenho que ficar beeem atenta.
      Que modesta!!! As suas fotos são lindassssss <3

      Beijão

      Excluir
  10. Oi, Mônica. Tudo bem?
    Eu faço seguindo mais ou menos o mesmo esquema que vc, acho que é o mais eficaz. Não lembro se vc citou, mas uma coisa que eu faço é anotar as minhas reflexões durante a leitura em post-its que como dentro do livro (às vezes até escrevo diretamente no livro) e depois releio essas anotações na hora da resenha. Sãomuito úteis.
    Beijinhos, Hel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hel!
      Eu faço anotações durante a leitura em um caderninho que está perto ou no bloco de notas no celular, mas essa sua dica de colar post-it também é muito boa!! Adorei.

      Beijão

      Excluir
  11. Oii, adorei o post e suas dicas, vou começar a comentar mais sobre edição e diagramação a partir de agora
    mininundoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que curtiuuu e que te ajudou de alguma forma <3

      Beijão

      Excluir
  12. Oi, Mônica!

    Eu nunca tenho um método certo e acabo ficando meio chateada com minhas resenhas. Algumas ficam curtas demais e outras longas demais. Queria ter um parâmetro para me basear e acho que suas dicas me deram uma luz. Obrigadão! ♥ Beijos

    ResponderExcluir
  13. Mônica, que post excelente e de fácil entendimento. Pode nos ajudar muito a estruturar a resenha, sem contar que o fato de reparti-lo dessa forma, ajuda até a organizar as ideias e tudo fluirá mais facilmente. Suas fotos são maravilhosas.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que você tenha gostado! Espero ter ajudado :D
      Muuuuito obrigadaaa!

      Abraços

      Excluir
  14. Fazer resenhas nunca é fácil ainda mais sem spoilers, vou usar essas dicas para melhorar minhas resenhas. Obrigada!

    http://www.diferentesou.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É mesmo!! Dá uma vontade de contar, né? Sei como é, hahah.
      Imagina! Espero ajudar de alguma forma :D

      Beijão

      Excluir
  15. Adorei as dicas! A maioria delas eu já aplico nas minhas resenhas, mas outras vou tentar incrementar para melhorar cada vez mais. Eu só consigo fazer a resenha de um livro assim que acabo de lê-lo, se eu esperar demais, acabo desmotivando e não escrevendo nada. Acho que assim a minha resenha vai estar com uma opinião mais real, não sei. Comecei agora a postar duas fotos nas resenhas, uma da capa e outra da parte interna, não consigo postar mais que isso porque sempre acho que vai estragar (vai entender). Enfim, adoro as suas resenhas e foi muito legal você contar como você as escreve. Que venha mais dicas assim!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabi!
      Fico muuuito feliz em saber que você gostou!!
      Cada um é cada um, hahah. Eu já adoro colocar fotos!!
      Se eu não fizer assim que terminar a leitura, eu começo a enrolar e enrolar.
      Pode deixar que elas virão, lindaaaa <3
      E muuuito obrigada!!

      Beijão

      Excluir
  16. Já vou seguir todas essas suas dicas de como fazer resenha porque eu sempre me perco. preciso fazer anotações. Você sabe que eu amo seu blog né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alef!
      Hahaha, fico feliz em te ajudar!! Muuuuito obrigadaaa <3

      Abraços

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook