Mentirosos - E. Lockhart | RESENHA

29.3.17

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

A resenha de hoje é do livro "Mentirosos" da E. Lockhart. Um livro com um mistério que prende o leitor até a última página. Sejam bem vindos à família Sinclair.


Resultado de imagem para mentirosos livro capaTítulo: Mentirosos 
Título Original: We Were Liars 
Volume Único
Autor: E. Lockhart 
Ano: 2014 
Editora: Seguinte 
Número de Páginas: 272 páginas 
Nota:     
Adicione no Skoob
SINOPSE: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

ENREDO:
"Mentirosos" traz a maravilhosa, tradicional e perfeita (segundo a própria família) família Sinclair, onde todos são altos, loiros e ricos. Ninguém ali é fora dos padrões, todos são extremamente perfeitos. A família é composta pelo patriarca (avô da Cadence, personagem principal), a avó, três filhas deles e seus netos. Todo verão eles passam juntos na ilha da família e é lá que toda a história acontece.

Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são as pessoas que movimentam a história. Eles ganharam o apelido de Mentirosos. Todos são muito unidos, mas um terrível acidente acontece com Cadence que a impede de lembrar o que aconteceu em um dos verões que passaram juntos. Agora, ela tem que lidar com terríveis efeitos colaterais enquanto toda a família se recusa a contar o que aconteceu.

“Bem-vindo à bela família Sinclair. Ninguém é criminoso. Ninguém é viciado. Ninguém é um fracasso.”

MINHA OPINIÃO:
O livro todo é narrado pela Cadence desde antes do acidente até bem depois. O livro é relativamente curto em número de páginas, mas a forma como a personagem narra para o leitor os acontecimentos é bem direta, ela só contará ao leitor o que importa para a história

E eu devo elogiar e muito essa escrita! O leitor entra profundamente na mente de Cadence. Ela não consegue se lembrar de muita coisa e como o leitor também não sabe, você fica naquela expectativa para que em algum momento alguém conte para ela o que aconteceu ou que ela se lembre. Ou seja, o grande mistério do livro é saber o que aconteceu naquele verão e o que o acidente da personagem tem a ver com isso.

Os efeitos colaterais, além da amnésia, fazem com que a cabeça de Cadence doa e acabe passando bastante mal. A mãe dela se tornou extremamente cuidadosa com ela e é possível ver o sofrimento de toda a família.

Uma das partes mais intrigantes é ver a perfeita família Sinclair interagindo. A família está aos pedaços, mas insistem em querer manter aquela imagem que a família teve um dia. Será que eles são realmente tão perfeitos como dizem? O que eles escondem? 

"Ela me fez agir como uma pessoa normal. Porque eu era. Porque eu podia. Ela me disse para respirar fundo e me endireitar."

Confesso que quando foi revelado o que aconteceu naquele verão, fiquei bem surpresa, porque conforme a história foi caminhando, comecei a levantar diversas teorias, porém, elas eram quebradas em poucas páginas com novas revelações.

Há uma realidade por trás dessa história que pode estar acontecendo em algumas famílias. "Mentirosos" apesar de não parecer, trata sobre o relacionamento familiar.

Também tem um pouco de romance, apesar dele não ser o foco principal. Não é nada muito bem desenvolvido, porque a história não acontece um dia após o outro para nós. Como eu disse, o que nos é apresentado é apenas aquilo que importa. Cadence conta alguns trechos de momentos importantes que passou com Gat, o desenrolar da amizade, até o sentimento amoroso.

Numa totalidade, é um livro bem triste se você parar para analisar. Pensar na situação que a personagem está, a família que ela vive, como eles a tratam e todas as consequências que isso gerou, é tudo bem doloroso.

"- Sempre faça aquilo que teme."

SOBRE A EDIÇÃO:
Eu sou uma eterna fã de capítulos curtos e "Mentirosos" possui essa característica. A narração é como uma conversa, com Cadence se esforçando para contar o que nem ela consegue entender.

Eu li o livro no Kindle, então não posso falar a respeito da diagramação. Mas a capa é maravilhosa. Eu já vi algumas fotos em edições físicas e ela possui um tom de refletância incrível. Sem contar esse desfoque dos personagens que dá ainda mais um ar misterioso.
Resultado de imagem para mentirosos livro capaResultado de imagem para mentirosos livro capa

Gostaram da resenha?

Beijão!

Você poderá gostar também:

24 comentários

  1. Oi!! Já vi fotos desse livro e nunca parei para saber o enredo. Essa sua resenha me deixou curiosa para ler. Quero saber o que aconteceu com a protagonista. Bjos <3

    clickliterarioblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu sei como é, hahah. Eu li e sabia muito pouco sobre a história!
      Espero que leia em breve :D

      Beijãoo

      Excluir
  2. Ahhhh esse livro é maravilhoso.
    Mesmo sendo um pouco triste tudo o que acontece ele nos faz refletir muito! E a narrativa é tão poética! As histórias que a Cade conta são puro sentimento.
    É muito emoção do começo ao fim.
    Favoritei!
    Vc ia adorar a diagramação, ajuda muito na leitura!
    E o livro já vem com um marcador na orelha pra vc destacar ;)
    Parabéns pela resenha, espero que leve esse livro para a vida como eu!
    Bjoo

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É mesmo, é um livro ótimo para refletir sobre alguns pontos da vida. A narração dela mexe muito com o leitor, né?
      Ahhh que demais!! Amo livros com marcadores junto, hahah.
      Obrigada, lindaa <3

      Beijão

      Excluir
  3. Adorei a resenha!!!
    Já li o livro, é muito bom, ótimo, maravilhoso! Chorei muito perto do final.
    E tive uma ressaca desgraçada dele também.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado <3
      Ele é um ótimo livro mesmo! Recomendo ele pra todo mundo :D

      Beijão

      Excluir
  4. Oi Moni,
    Adorei a resenha. Tenho esse livro na estante, mas ainda não parei para ler. Vou ler mês que vem graças a sua resenha que me despertou.
    Adorei a foto e a sua opinião. Você foi bem sincera com o enredo e personagens...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Leia sim, é um livro incrível e super envolvente. Depois me conta o que achou!
      Obrigada, sua linda <3

      Beijão

      Excluir
  5. Oi Moni!
    Eu amo esse livro, é um dos meus favoritos e me surpreendi bastante com o final! Eu nem fazia idéia da trama que a autora criou e por isso achei tão incrível essa leitura! A diagramação do livro é ótima, as letras são grandes, o que o torna super fácil de ler :)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu tinha lido muito pouco sobre o livro, então foi tudo um mistério pra mim, hahah.
      Ahhh que ótimo!! Seria uma pena se a diagramação fosse ruim, porque o livro é maravilhoso.

      Beijão

      Excluir
  6. Oi, Mônica!
    Eu já sei mais ou menos o que acontece no final, mas quero ler esse livro assim mesmo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ah, que chato! Mas leia mesmo assim, todo o desenrolar da história é bacana.

      Beijão

      Excluir
  7. Às vezes eu quero ler esse livro, outras vezes não.. sei lá
    Tem gente que fala muito bem dele e tem gente que não achou graça, ai fico confusa haahahaha
    Mas imagino que seu eu tiver a chance vou ler sim pra tirar minhas próprias conclusões!


    Beijos

    http://www.ooutroladodaraposa.com.br/2017/03/5-livros-para-ler-no-outono.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Simm, vi uma galera falando que o final era esperado, que a leitura não fluiu. Mas leia sim, espero que seja uma leitura prazerosa para você!!

      Beijão

      Excluir
  8. Oi Monica! Uma amiga leu e não curtiu tanto, daí fiquei desanimada, mas olha, confesso que os mistérios desse livro me deixam mega curiosa. Vou ler para poder saber hehehehehe se vc gostou é bem capaz que eu goste tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Hahah, muuita gente não gostou desse livro, mas eu curti até demais.
      Leia pra você tirar suas conclusões! Espero que aproveite a leitura <3

      Beijão

      Excluir
  9. Oi, Mô! Tudo bom?
    Amei a resenha, é um livro de g~enero que me agrada bastante, principalmente o mistério e narrativa <3 tô ansiosa pra ler!

    xoxo
    http://ldesaturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liv!! Tudo sim e você?
      Que bom que gostou, linda!! Espero que leia em breve <3

      Beijão

      Excluir
  10. Oi Mônica!
    Esse livro tem um dos finais mais surpreendentes que já li.
    Apesar de ter demorado a entrar no ritmo da narrativa,a leitura foi mega interessante e depois que a gente para pra analisar,os fatos acabam fazendo sentido kkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo com você. Li poucos livros de mistério, mas esse foi sensacional!!
      Hahha, é mesmo! Sempre tem aquele momento pós-leitura que você fica parado tentando assimilar tudo.

      Beijão!

      Excluir
  11. Oi, Mônica. Muita gente gosta desse livro e eu fiquei até intrigada para ler, mas depois de ver uma resenha tão negativa, fiquei com um pezão atrás. Acho que vou procurar vencer o receio e mergulhar na leitura. Espero que seja bom!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriã!
      Percebi que quando alguém não gosta desse livro, ela detesta pra valer, não tem meio termo, hahah.
      Dá uma chance pra ele, vai que você acaba gostando?! :D

      Beijão

      Excluir
  12. Hey, Mô!
    Bem triste mesmo... Lembro que quando terminei, não sabia como agir ou o que pensar. Até porque no meu ponto de vista, foi um final bem assustador. Fiquei me sentindo muito mal pela Cadence. E durante a leitura, a ansiedade para descobrir o que tinha acontecido, era tanta de minha parte, que acabei ficando com um sentimento esquisito pela leitura, pelo modo como tudo se desenrola e o final sombrio rsrs.
    Mas em geral, eu achei uma história bem instigante e que prende mesmo o leitor. Mesmo, não tendo gostado tanto assim.
    Amei sua resenha!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É um livro realmente triste quando você para pra analisar tudo o que a Cadence passou e pela família que ela vive. Também fiquei super apreensiva quando estava lendo, queria saber logo o que aconteceu e quando foi revelado, foi um baque pra mim.
      Obrigada, sua linda <3

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook