Como Eu Era Antes de Você | RESENHA

16.5.16

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Depois do sucesso do livro e do trailer do filme, e após um tempinho na fila de espera para poder alugar esse livro na biblioteca, eu li "Como Eu Era Antes de Você" da Jojo Moyes.

Louisa Clark é uma mulher de 26 anos que adora o conforto de sua casa, da sua cidade e principalmente do seu trabalho. Quando eu vi a Louisa no trailer, imaginei uma personagem "bobinha", mas ao ler página por página de suas narrações percebi como ela é inteligente e dedicada.

Lou namora Patrick, um homem que está atualmente obcecado em participar de maratonas de corridas e, para isso, treina várias vezes durante o dia. Ele mudou completamente a sua alimentação e agora frequenta reuniões com pessoas que possuem o mesmo interesse que ele. Lou está sempre tentando apoia-lo e acompanha-lo nos treinos e nas competições, apesar de não sentir o menor interesse no assunto. Patrick não é exatamente um cara chato. As atitudes dele sim.
Foto: Leitora Cretina
Tudo vai bem no trabalho de Lou em uma cafeteria, até o momento que seu chefe anuncia que precisará fechar o estabelecimento, deixando-a sem emprego. Ela mora com seu pai, mãe, irmã que possui um filho, e seu avô. Nem todos na casa trabalham e o dinheiro é algo que não podem esbanjar, ainda mais com o seu pai correndo o risco de perder o emprego também. Treena é a irmã mais nova de Lou e trabalha em uma floricultura, mas diz que não é o seu emprego dos sonhos. Ela sempre foi considerada a "inteligente" da família, uma moça que adora ler e estudar, e teve que mudar os seus planos quando ficou grávida de Thomas.

Quando Lou se vê sem emprego e os seus pais desesperados, ela recorre a uma espécie de Agência de Empregos, onde lhe é disponibilizado uma série de vagas. Lou não tem muitas habilidades, então, acaba descartando diversos empregos. De última hora surge uma vaga como cuidadora de deficiente físico.

Após incentivos em meio a preocupações, ela decide aceitar fazer a entrevista para o tal emprego. Lou vai fazer a entrevista com Camilla Traynor, mãe de Will Traynor, o homem de 35 anos que precisará de cuidados.

Lou tem um jeito próprio de se vestir e de se portar. Sempre falante e com roupas coloridas e alegres. Esses foram pontos chaves que levaram Camilla a contratar a moça por 6 meses. Em seis meses, seu contrato acabaria.
Foto: Leitora Cretina
Will tinha uma vida feliz antes do acidente que o deixou tetraplégico. Gostava de se aventurar, era dono de negócios, rico, inteligente e namorava, mas aparentemente tudo mudou. Era preciso muito cuidado com ele, saber dar seus remédios nos horários corretos, leva-lo para aonde fosse, fazer suas higienes pessoais, etc, e foi então que sua mãe contratou Nathan, um especialista para cuidar desses assuntos. Will passa dias intermináveis dentro de sua casa, olhando pela janela, sempre mal-humorado, seguindo uma mesma rotina, e isso o cansa, fazendo-o tomar uma determinada decisão.
"Às vezes, eu me perguntava se aquilo não era um mecanismo de defesa de Will, já que a única maneira que encontrou de lidar com sua vida foi fingir que não era com ele que aquelas coisas estavam acontecendo."

Quando Lou é apresentada a Will, o rapaz a trata com desdém e assim se segue por um longo tempo. Certo dia, sem querer, Lou descobre um segredo da família que coloca a prova todo o seu trabalho. É como diz na sinopse do livro: é uma história que mostra a determinação de uma pessoa quando tudo parece estar chegando ao fim. 

Acredito que esse livro tenha entrado para a minha lista de favoritos já nas primeiras páginas. Louisa é simplesmente encantadora, muito determinada, com suas frustrações, medos... uma pessoa real, assim como Will. Ambos vão mostrar para o outro um novo lado da vida, além disso, eles mostram ao leitor uma nova parte da vida. Algumas vezes não enxergamos o outro por dentro... muitas vezes alguém próximo a nós está em um momento delicado e mesmo sem saber, dedicamos parte do nosso tempo para anima-la com pequenas atitudes.
“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Pensei em como as coisas acontecem por algum motivo, ninguém entra na nossa vida por acaso.

Nunca li um livro em que o título representasse tão bem a sua história, e hoje, assim como alguns leitores, alteraria para "Como Eu Era Antes Desse Livro". É um livro que pode emocionar, alegrar e inspirar alguém todos os dias. 

O livro é narrado principalmente pela Lou, e há alguns capítulos que outros personagem narram também, como a mãe e o pai de Will, a irmã de Lou e o Nathan; o que eu achei simplesmente fantástico, já que foi muito importante conhecer a opinião dessas pessoas sobre o mundo de Lou e Will.

Vou deixar também os dois trailers do filme baseado nesse livro:
Título: Como Eu Era Antes de Você
Título Original: Me Before You 
Série/Trilogia/Duologia: Como Eu Era Antes de Você
Volume: 01 
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 320 páginas
Como eu era antes de vocêComo Eu Era Antes de Você
SINOPSE: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. 
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. 
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Favorito
Beijão!
                                                                                                                              Postado por:

Você poderá gostar também

50 comentários

  1. Olá! Cara, adorei sua resenha. Minha reação também foi essa "Como Eu Era Antes Desse Livro"! Também li depois do trailer ser lançado e estou contado as horas para o filme! Um beijo!
    Sempre às Quatro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Obrigadaa <3
      Como eu sobrevivi tanto tempo sem ler ele? É lindo demais!
      Mal posso esperar para o filme :D

      Beijão

      Excluir
  2. Eu estou DOIDA pra ler esse livro .
    Me apaixonei pelo trailer e quero muito conseguir devora-lo antes do filme sair .
    Amei tua resenha <3
    Beijãao
    Blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pathy linda <3
      Leia, mulher, você vai se apaixonar também!!
      Obrigadaaa.

      Beijão

      Excluir
  3. Oi Mônica, tudo bem?
    Como não amar esse livro gente?
    Apesar dele ter virado febre só pro causa do filme (o que eu acho ótimo), ele foi uma das minhas leituras queridinhas do ano passado, Jojo arrasa simples assim.
    E fiquei feliz que você também tenha gostado, nem acredito que o filme já está pertinho.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e você?
      Eu tive bastante interesse no livro quando vi o trailer, confesso.
      Nem acredito também!! Tô doida para assistir <3

      Beijão

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro.
    Beijos. ❤
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Mônica!
    Curti bastante seu blog. Estou esperando para ver o filme, eu sei que todos falam para ler o livro primeiro, mas sempre faço o oposto. Pq se eu gostar do filme vou querer mais, e isso só vou encontrar no livro ;)
    A sua resenha foi ótima e só me deixou mais animada para ler o livro ^^
    Bjos
    https://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelen!!
      Hahah, é um bom método. Eu sou o contrário, se eu vejo o filme, não quero mais saber do livro.
      Fico feliz em saber! Seja bem vinda aqui, viu?

      Beijão

      Excluir
  6. Oi, Mônica! Esse livro também entrou para os meus favoritos. Os personagens são mesmo muito reais, o que torna toda a história crível e mais próxima do leitor.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Com certeza. É tão gostoso identificar o personagem como uma pessoa que podemos encontrar por aí, ou até mesmo sermos essa pessoa.

      Beijão

      Excluir
  7. Oi Mônica! Adorei sua resenha, vi que teve uma perceptiva um pouco diferente das outras leitoras. Não estou preparada para o livro ainda, já sei de tudo o que acontece, mas um dia irei ler.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!!
      Muito obrigada :D
      Hahaha, eu tinha levado tanto spoiler que olha...
      Leia sim, espere o filme também!

      Beijão

      Excluir
  8. Olá, não é dos meus preferidos, mas gostei bastante de ler e estou super ansiosa pelo filme ahah.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro
    Parabéns pela resenha.
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Leia sim. Espero que goste.
      Obrigada :D

      Abraços

      Excluir
  10. Oláá! A premissa deste livro é maravilhosa, tinha muita vontade de ler, até quer fizeram o favor de me contar o final e pronto, perdi todo o encanto que tinha por ele e pela continuação! As fotos ficaram maravilhosos!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu sou curiosa demais, e ficava pedindo para minha amiga contar o final, mas sou daquelas que se soubesse o final, perderia a vontade de ler.
      Ahhh, mas tem bastante coisa bacana para você descobrir, que você só sabe se ler.
      Muuuito obrigada! <3

      Beijão, Lari

      Excluir
  11. Oi, Mônica!
    Confesso que só vou ler o livro porque gostei muito do trailer do filme e não quero esperar pra saber da história hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Hahahah, eu fiquei curiosa demais depois que vi o trailer também.

      Beijão

      Excluir
  12. Olá Mô!
    Desde sabe-se lá quando ouço falar muito bem da Jojo Moyes. Estava super encorajada para ler, mas como sempre ouço dizer que esse livro deixa o coração em pedacinhos, persuadi uma amiga e ela me contou o final...
    Agora que já estou preparada vou ler com vários lencinhos kleenex por perto <3

    Beijocas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahaha, eu tentei fazer isso com uma amiga minha, mas ela não queria me contar de jeito nenhum porque sabia que se eu soubesse o final, não iria ler (sou dessas), ahaha.
      Leia mesmo, hein?!

      Beijão

      Excluir
  13. Olá!!!

    Lendo sua resenha me deu até vontade de reler esse livro!
    No ano em que li, foi o melhor romance do ano!
    Não vejo a hora de ver o filme pois pelo trailer, dá pra ver que vai ser maravilhoso também né?
    Já estou com o Depois de Você em mãos, mas ainda não comecei a leitura!
    Parabéns pela resenha e as fotos ficaram lindas!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Awn, fico feliz em saber!
      Estou louca para ver o filme, espero que seja tão fofo quanto o livro.
      Preciso ler Depois de Você também, parece ser igualmente incrível!
      Muuuito obrigada <3

      Beijão

      Excluir
  14. Chorei horrores quando li!!!! É impossível não se sentir emocionado ao ler um livro tão lindo quanto esse... Amei a resenha! Vamos aguardar o filme né?

    Beijoka
    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fica muito difícil não chorar mesmo!
      Com certeza, já tô acompanhando a contagem :D

      Beijão

      Excluir
  15. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Esse livro é meu amor :3 Ganhei ele de um amigo super especial então imagina, só significou mais pra mim.
    Eu chorei, eu ri, eu fiquei indignada, inspirada... Pra mim o melhor do livro é que ele não se trata apenas de um drama, é muito mais que isso :3 To quase surtando por esse filme e não consigo ver nenhum Trailer mais literalmente.

    ❥Blog: Gordices Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahhaah, eu imagino mesmo! Deve significar muito para você.
      Eu preciso desse filme para onteeem!! Tô muito ansiosa <3

      Beijão

      Excluir
  16. Oiii!
    Também gostei desse livro logo de cara porque a Lou realmente
    é o tipo de personagem que passa sensação de realidade, daqueles
    que a gente consegue se identificar.

    É um dos meus favoritos e o final pra mim não poderia ter sido melhor.
    Acho que estava mesmo querendo escapar dos romances habituais e mesmo
    querendo que o final fosse diferente, acho que se fosse como eu
    queria, não teria sido tão perfeito.
    Não gostei muito da "sequencia" mas esse mora no meu coração :)

    Beijão,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      A Lou é tão fofa, gente, tão de verdade, rsrsr.
      Sim, porque o final é aquele "esperado", mas ao mesmo tempo não é, ahaah. Não sei se dá para entender.
      Preciso muito ler a sequencia, depois conto o que achei.

      Beijão

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá Mônica
    Adorei a sua resenha, o livro parece ser muito bom.
    Eu já havia visto muitos falarem desse livro, algumas das minhas amigas ficavam até me enchendo o saco pra que eu o lesse, porém, nunca tive muito interesse.
    Bem, pelo menos até eu ver o trailer do filme. Eu achei ele super fofo e foi aí que comecei a me interessar mais pela história.
    Ainda não sei se irei ler o livro, mas com certeza sei que irei assistir o filme.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Muuuito obrigada, viu?
      Eu também peguei interesse quando vi o trailer, rsrs.
      Veja o filme, se você gostar, leia também.

      Beijão

      Excluir
  19. Ai que coisa mais linda sua resenha Mônica! Fico tão feliz que tenha lido!!! Agora é só esperar o filme... kkk
    Sua resenha ficou lindíssima, deu até vontade de reler o livro. Uma história realmente fascinante sobre duas pessoas totalmente diferentes que tem muito a aprender uma com a outra. Mas confesso que meu ponto fraco desse livro é a Lou. Que doçura de menina! Além é claro, de ser a alegria em pessoa né? kkk
    Amo muito essa história, tem um lugar especial no meu coração.
    Parabéns pela resenha!
    Mil beijokas :* entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Obrigadaaa, linda <3
      Eu tô doida esperando o filme!
      A Lou também é o meu, ela superou todas as minhas expectativas (quero ela na minha vida, hahah).

      Beijão

      Excluir
  20. Oi, Mônica. Eu adorei sua resenha, está linda! Eu queria muito ler o livro, mas depois de ter levado um spoiler daqueles da minha irmã, eu acabei desistindo. Não porquê levei o tal spoiler (aliás, eu amo spoiler), mas porque sei que iria chorar horrores e ultimamente tenho evitado ficar assim, já que isso me abala muito emocionalmente. Um dia, quem sabe, pretendo ler os dois livros e enfim conhecer a história de Will, mas por enquanto, deixo meu coração guardado de outras dores.
    Um beijo grande!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Muuito obrigada, Miriã <3
      Eu entendo, e ainda bem que ela te deu esse spoiler, hein? Realmente te poupa de bastante coisa. Você vai ver o filme?
      Espero que leia algum dia :)

      Beijão

      Excluir
  21. Esse livro mexeu muito comigo. Chorei muito por que ele é realmente lindo. Tive que esperar um pouco para poder fazer a resenha, mas chorei do mesmo jeito. Sim, eu sou fraca para essas coisas, mas o livro realmente lindo, embora não tenha gostado tanto assim do segundo livro.
    Quero muito assistir ao filme.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Depois desse livro você faz tudo chorando! Eu te entendo. Passei um bom tempo assim.
      Estou curiosa para conhecer o segundo, espero gostar, rsrs.

      Beijão

      Excluir
  22. Olá Girl! Como você está? Fiquei feliz que você gostou do livro, é ótimo quando vejo que alguém amou o livo assim como eu. São muitos ensinamentos, acho que eu também era outra pessoa antes desse livro.

    Estava pensando que só eu achava que a Lou do filme é um pouco bobinha haha.
    Quero reler o livro antes do filme!
    Sua resenha está fantástica :)
    Beijo grande,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dé!! Estou bem e você?
      Realmente é um livro que traz muita coisa boa, muita reflexão.
      Hahah, as carinhas que ela faz no trailer são demais!!
      Muuuito obrigada <3

      Beijãoo

      Excluir
  23. Eu queria taaanto ler este livro antes de ver o filme. Mas pela falta de tempo que estou tendo kk não vai dar!!
    O trailer está incrível!

    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Ahhh, mas lê depois então!
      O trailer tá um amor, né? Tô ansiosa demais.

      Beijão

      Excluir
  24. Oi, Mônica!

    Eu sou completamente doida para ler esse livro! Pretendo comprar logo, pois quero ler o livro antes de ver o filme. Falando nele, sou apaixonada por esse trailer! Acho que vai ficar muito bom.

    Beijos,

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Os trailers são fofos demais, né?
      Leia sim! Ai você vai poder ser uma daquelas pessoas que ficam: "Isso não tem no livrooo!!", igual a mim, Hahah.

      Beijão
      Leitora Cretina

      Excluir
  25. Olá Leitora Cretina!!!
    Se eu disser que estou doida para ler esse livro, ganhei ele ano passado do meu pai antes mesmo de saber que ele iria virar filme. Porém, ainda não pude ler mas já está nas próximas leituras :3
    Meu olho enche de lágrima toda vez que vejo os trailers e o Sam é a coisa mais fofa <3
    Também tive essa impressão com os trailer de a Lou ser um tanto "bobinha", mas nesse segundo ela parece ser mais forte e lutar pra fazer o Will entender que vale a pena viver.
    Amei a resenha e claro também amei suas fotos :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Nossa, hahaha.
      O Sam é lindo demais, né? Sou apaixonada.
      Sim!! Nas primeiras páginas do livro você já percebe como a Lou é realmente. Ela tem esse jeitinho dela, mas eu adorei!

      Beijão

      Excluir
  26. Olá Mônica!
    Ainnnnnnnnnn quero muito ler! Parece ser daqueles livros que te faz chorar muito e eu adoro HUAHUAHUA
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Copyrights

O conteúdo encontrado aqui foi criado pelo Leitora Cretina. Caso contrário, sempre será dado os devidos créditos. Se você se interessou por alguma imagem, foto ou post de autoria do Leitora Cretina e quer compartilhar em outro lugar, por favor, coloque os créditos.
Layout: ThemeXpose
Header: Mônica

Curta a página no Facebook