Dicas para quem quer começar um blog de livros - parte 02

14.2.16

Olá, leitores! Tudo bem?

Quem já viu a parte um desse post? Se não viu, é só clicar aqui. Nesse último post eu dei algumas dicas rápidas para quem quer ter um blog sobe livros ou pra quem já tem. São dicas que eu aprendi com o tempo, funcionam bem para mim.

Preste atenção nas visualizações dos posts
Quando temos um blog, cada post mostra o número de visualizações e comentários que aquele teve. Cada blogueiro conhece o seu próprio número de visualizações "normal", digamos assim. Por exemplo: é comum o meu blog ter 50 visualizações nos posts. Fique ligado naqueles posts que possuem uma estatística maior e menor de visualizações porque assim fica mais fácil de saber do que é que os seus visitantes e seguidores gostam e não gostam.

Imagens e vídeos
Esse já é um pouco mais pessoal. Eu, particularmente, prefiro visitar blogs que tenham imagens, fotos, vídeos, prints, gifs, porque dá uma "quebrada" nos textos extensos, sem contar que fica muito divertido e bonito.

Resenhas?
Se você pegar as minhas primeiras resenhas sobre livros e comparar com as de agora, vai ver uma certa diferença. Eu não sou uma expert em resenhas super conceituais, eu gosto de dar um geral na história do livro, sem contar spoilers (ou se for contar, avisa primeiro), mas eu prefiro não contar, ou seja, eu falo mais do que a sinopse/premissa mostra, porém opto em não falar os fatos importantes que podem tirar o interesse do leitor pelo livro. Depois e enquanto conto a história, eu vou introduzindo a minha opinião sobre determinados acontecimentos, narração, perfil dos personagens, etc.
Cada um tem seu jeito de fazer resenha, dê uma olhada em outros blogs, eles podem te inspirar.

Suas próprias fotos
Antigamente, para fazer resenhas eu pegava fotos da internet mesmo, normalmente, a capa do livro. Atualmente, eu prefiro tirar uma foto do livro que li e colocá-la no topo do post pra quem ver a miniatura do post, saber que é aquele livro. Eu não sou nenhuma fotógrafa e tem sites muito bons de domínio livre, então, em outros posts eu procuro usar essas fotos mesmo. Eu gosto também de editar as fotos e tento sempre padronizar o efeito. 
Vou indicar para vocês alguns sites gratuitos para salvar imagens: Little Visuals | Unsplash | Light Stock > Gosto muito desses porque além das fotos terem uma ótima qualidade, eles tem aquele ar de fotografias do Tumblr, sabe? Todas as imagens que usei nesse post são do Unsplash e sem editar para vocês verem a qualidade.
Tem também o Cava, um site muito legal para você fazer montagens. Eles disponibilizam várias imagens pré-montadas, e você só precisa editar do seu jeito, ou então, você pode criar um do zero.


Você poderá gostar também:

21 comentários

  1. Adorei suas dicas!
    Realmente minhas primeiras resenhas são totalmente diferente de como resenho por agora.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      As minhas ainda não estão lá essas coisas, mas mudou muuuuito!

      Beijão

      Excluir
  2. Tenho me dedicado desde o começo a fotos próprias. Dão um gostinho melhor nas postagens. E esse ponto da resenha foi muito legal também. Estou adorando as dicas. :D

    Ei, tá rolando um mega sorteio em parceria com outros blogs. Confira e participe! *_*
    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Com certeza. Eu estou adotando as fotos próprias também, principalmente nas resenhas. Que bom que está gostando <3

      Beijão

      Excluir
  3. Oieeee..... Ótimo post.... eu me sinto assim tb... minhas resenhas de antes estão super diferentes de agora.. hahaha... é pq vc é iniciante, depois vc vai criando um padrão e faz a resenha do jeito que mais vc gosta... tb odeio spoilers....
    OUtra coisa que tb faço é minhas próprias fotos... no começo pega da net mesmo... mas isso começou a me incomodar... agora sempre faço as minhas e com o tema dos livros que estou lendo... é muito divertido... hehehe

    Belas Terapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hhahaha, com certeza. É bom visitar outros blogs e ir se inspirando!!
      Eu também comecei usando fotos da internet, mas agora, principalmente nas resenhas eu prefiro usar as minhas mesmo.

      Beijão

      Excluir
  4. Adorei o post, tanto esse quanto o primeiro! São dicas muito boas as que você deu e concordo com tudo o que disse, principalmente a parte de nem sempre ter o que escrever. Paciência é a base de tudo, né?
    Acho seu layout lindo, posta as dicas de onde conseguir layouts bons, sim!
    Beijos.

    Carol, http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Que bom que está gostandooo! E muuuito obrigada, viu? Vou postar sim!!

      Beijão

      Excluir
  5. Essas dicas são preciosas! Meus primeiros posts eram só sobre resenhas e não usava muitas fotos.. Depois fui me inspirando em outros blogs e escrevendo sobre outras coisas e há uma infinidade de assuntos que podemos discorrer em nossa página... Adorei!

    Beijinho!

    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      No começo do blog a gente fica meio perdida, sempre achamos que não tem muito o que escrever quando temos blog de livros, mas aos poucos vamos percebendo a infinidade de coisas.

      Beijão

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei essas dicas.
    São muito boas para quem ta começando com o blog, e pra quem já tem e que possa aprimorar mais ainda o blog.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente amei as dicas. Apesar de já ter um blog literário, é sempre bom ler dicas desse tipo, pois sempre dá para melhorar, não é?!

    Beijos,
    Leia a resenha de "O escolhido legado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Com toda certeza, eu sempre busco isso. Que bom que gostou!!

      Beijão

      Excluir
  8. Prestar atenção no número de visualizações é algo que eu não tenho o costume de fazer kkkk Mas vou dar mais atenção para isso agora.
    Gostei das suas dicas :)

    beijo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É bacana porque você tem uma noção do que os seus visitantes e seguidores gostam, rs.

      Beijão

      Excluir
  9. Ai meu deus simplesmente amei esse Unsplash ♥
    Por mim, postaria apenas fotos próprias, mas nem sempre é possível
    Sem contar que a iluminação do meu quarto é uó e não tenho nem uma graminha pra usar como fundo :(
    Outro banco de imagens que gosto bastante é o PixaBay! Não é assim nesse estilo Tumblr mas tem muita coisa legal
    Comecei a lembrar das minhas primeiras resenhas e até ri kkkkkk ultimamente não sou A expert em escrevê-las, mas tenho noção de que melhorei muito
    Amei as dicas e seu blog!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Hahahaha, eu sei bem como é isso. Eu tenho que correr pela casa procurando um lugar claro, mas nem sempre dá.
      Pixabay é ótimo mesmo! Tem muita coisa lá.
      Que bom que gostouu <3

      Beijão

      Excluir
  10. Ah, foi você quem criou essa imagem para classificar os livros? Tô doida procurando por algo assim, até tentei montar mas não fica bonito :( pode me dar uma direção a seguir, por favor? hhahaa

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Claro. Essas estrelinhas eu peguei no Follow Your Dreams (http://www.followyourdreams.com.br/download-classificacao-para-resenhas/) tem uma grande variedade de cores.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook