Como comecei a gostar de ler + dicas

6.1.16


Olá, leitores! Tudo bem?

Vi um vídeo com esse título no Youtube uma vez e achei interessante compartilhar um pouco mais de mim, além das TAGs que eu respondo aqui (que acredito eu que mostra mais sobre os meus hábitos de leitura). Todos nós, leitores, temos histórias para contar a respeito dos nossos costumes com livros, hábitos, momentos divertidos ou tristes para compartilhar, e hoje, eu vim contar para vocês como eu comecei a gostar de ler. Eu sei que para muitas pessoas é um enorme desafio ler um texto ou até um livro de 100 páginas, eu tenho exemplos próximos a mim que demoram um ano para ler um de 200 páginas. Não estou criticando, cada um tem seu ritmo, tem seu momento, mas esse exemplo na minha vida simplesmente tem a justificativa de "Eu não gosto de ler".

Não gostar de ler é algo bem relativo. Você pode realmente não gostar de ler ou você pode ainda não ter descoberto algum livro que tenha te chamado atenção, que não despertou a sua curiosidade e fez com que levasse a leitura como algo "chato".

Bom, eu na verdade aprendi a ler e a escrever cedo (não sou prodígio, não é nada muito "nossa"), mas eu ajudava meus amigos a aprenderem também. Eu não tenho grandes exemplos de leitores na minha família, porém sempre tive o incentivo. Meus pais sempre me compravam os gibis da Turma da Mônica, todo mês meu pai comprava um e eu lia e já pedia outros, consequentemente acumulei muitos gibis até vender para a livraria em que eu comprava antes.

Eu fui crescendo e os gibis foram saindo da minha vida. Eu lia outros textos dos livros didáticos da escola e aqueles com mais desenhos e poucos textos (eu adorava aqueles que você virava a página e tinha umas montagens com folha do papel, não sei como chama).

Quando somos crianças não temos muitos gostos definidos, na verdade, é ali que ele vai sendo formado, então, eu pegava alguns aleatórios, os que tinham as figuras mais bonitinhas na capa, etc, mas depois de um tempo as pessoas em sua volta percebem que você escolhe livros de um determinado autor, de um determinado gênero.

Se eu não me engano, o primeiro livro "grande" que eu li foi A Cabana (Willian P. Young), não lembro quantos anos eu tinha, eu baixei no meu celular e fiquei horas me mexendo e tentando ler. Não que eu tivesse problema em me concentrar, mas como eu não tinha o costume de ler livros extensos e sem figura eu me sentia entediada em alguns momentos, portanto, além de não ter uma leitura rápida, eu demorei horrores. A leitura foi agradável apesar dos pesares, ele tem uma história que me agrada até hoje.

O segundo livro foi Fallen (Lauren Kate) e já é bem diferente do meu primeiro e também demorei bastante para ler e não senti aquele prazer de ter concluído o livro, confesso.

Acho que foi nesse momento que eu criei um Tumblr (para quem não conhece, é uma rede social bem parecida com um blog, onde você pode expor seus sentimentos, fazer textos, fã-clubes, gifs, montagens, etc) de uma banda que fazia sucesso na época. Seguia muitos outros fã-clubes dessa mesma banda e alguns até escreviam as famosas fanfics (histórias inventadas pelos fãs que envolvem seus ídolos) e eu lia algumas, até decidir criar as minhas próprias.

Não me lembro qual foi o próximo livro que li, lembro que fiquei um bom tempo sem ler nenhum, até abrirem uma biblioteca perto da minha casa (acho que foi Deus). Fui lá muito animada fazer o meu cadastro (eu lembro até hoje) e peguei o primeiro livro: O Teorema Katherine. Eu gostei bastante quando li e eu finalmente senti aquela vontade de ler mais. Hoje, não curto muito o John Green. Daí em diante eu fui explorando o local e encontrando como ela era dividida (por gêneros, autores, etc). Antes de conhecer o meu gênero favorito (new adult) eu peguei muitos outros de vários gêneros, porém era sempre aquele voltado para o romance que chamava minha atenção.

Vivia na internet procurando indicações de livros para ler, conhecendo mais sobre os gêneros e lançamentos daqueles que me atraiam, até que eu peguei o meu primeiro new adult (sem saber que ele era). Eu não lembro qual foi, mas lembro que Belo Desastre foi um dos primeiros e que me fez perceber o quanto eu gostava de livros assim.

Atualmente, eu leio em uma velocidade razoável, sonho em um dia fazer leitura dinâmica. Consigo ler rápido o suficiente para entender. Gosto até de fazer competição mentalmente quando estou lendo o mesmo texto com outra pessoa. Sou chata.

As vezes, é só uma questão de você encontrar o que você gosta. Quando vai tomar sorvete e pega um de morango pela primeira vez, você percebe que não curtiu, e pega um de flocos na próxima vez, não sabe se gostou ou não, então pega mais uma vez só para ter certeza, mas quando você prova o de chocolate... percebe que foi amor a primeira vista.

Eu não leio apenas um gênero porque nem todos os livros daquele tipo são bons e quando encontro de outros gêneros que me chamam atenção, eu leio também, até porque eu nunca sei se esse é o realmente o meu gênero favorito se eu não li mais nada de outros e não gosto de me prender a um só, há tantas outras histórias boas escondidas em gêneros que eu ignoro. Entenderam? Escrevi enrolado, mas espero que entendam.

Alguns clássicos da literatura nacional ainda são um pouco desconfortáveis para mim, mas acredito que para a maioria das pessoas também sejam, também é só uma questão de escolher aqueles que se adaptem aquilo que você gosta. Não adianta ler "Os Sertões" se você não gosta de livros muito descritivos.

Ler aonde você se sente a vontade e confortável também ajuda muito! Para algumas pessoas, as bibliotecas nem sempre são o melhor lugar, os livros em PDF ou e-books não são os menos cansativos, sem gesticular as palavras com a boca as vezes não é tão emocionante, ler e ouvir música talvez não torne a leitura mais agradável.

Enfim, não sei se vocês vão ler, na verdade, eu não esperava que ficasse tão extenso porque não é nada tão surpreendente, mas, obrigada se você leu até aqui. Espero que compartilhe comigo também como foi que você começou a gostar de ler e qual foi o primeiro livro. 

Fica a dúvida: como uma pessoa que não gosta de ler textos vai ler esse meu texto com as dicas? Hahaha. Prometo fazer um post mais simples só com as dicas.

Beijão!

Você poderá gostar também:

16 comentários

  1. Há há há... quer dizer que Deus abriu uma biblioteca perto de sua casa? Gostei de saber, rsrsr... Acho que o nome do livro que ao abrir as páginas monta-se a imagem é Livro em Tridimensional ou Livro 3D, não tenho certeza.

    O primeiro livro que li, foi "O Menino de Asas" da coleção Vaga-lume. Eu tinha nove ou dez anos, não lembro. Depois li vários. Aos quinze anos ganhei do diretor da biblioteca numa escola profissionalizante, um livro de presente por ter sido o aluno que mais frequentou a sala de leitura no período de quatro meses. O livro da coleção Vaga-lume era "Coração de Onça".

    Gostei muito de saber um pouco de você.
    Beijão.

    Paulinho Dhi Andrade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu gosto de pensar quer foi Ele! Hahhaha
      Estava louca para saber o nome desses livros e não encontrava por nada, muito obrigada.
      A coleção Vaga-lume é ótima, já vi vários livros e adorei, as capas são tão bem ilustradas.

      Fico feliz em saber e também de conhecer mais de você.
      Beijão

      Excluir
  2. O livro "Eu Te Amo, Papai" está sendo bem aceito no mercado editorial. Recebo criticas, comentários incentivadores e cautelosos também, pois isso não poderia faltar, aprecio a honestidade do leitor ao falar de meus livros. Se antes o livro estava sendo vendido somente no Brasil e Portugal, agora passou a ser vendido em todos os países, tanto no formato impresso quanto no formato digital mais conhecido por E-Book.
    Apesar de ser vendido nas melhores livrarias do Mundo, a livraria mais procurada aqui no Brasil é a Livraria Cultura, e em Portugal a Livraria Desassossego filiada a Chiado Editora.

    Confira no Site da Livraria Cultura. O valor pode ser parcelado e também aceitam cartões.

    Boa leitura.
    -Paulinho Dhi Andrade-

    http://www.livrariacultura.com.br/p/eu-te-amo-papai-40040400

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela indicação, irei conferir sim.

      Beijão

      Excluir
  3. Olá!
    O que me fez começar a gostar de ler, foi os quadrinhos a da turma da mônica. Mas o livro que me viciou em livros foi a série Crepúsculo, até hoje sou apaixonada pela série.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É uma ótima leitura também. Eu lembro que eu queria muito o livro Amanhecer, assim do nada, 20h da noite... hahahah, e aqui aonde eu moro dependendo da data as lojas ficam abertas até as 22h e lá foi eu e meu pai atrás do livro. Hahaha

      Beijão

      Excluir
  4. Olá :)
    Os gibis me ajudaram muito na minha formação como leitora, tenho vontade de ler Fallen parece ser ótimo, pode escrever um post sobre dicas é sempre bem vindo ^^

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pode deixar que vou fazer sim. <3
      Gibis são ótimos, independente da idade, para começar a ler. São curtinhos e divertidos.

      Beijão

      Excluir
  5. Menina quase desisti de ler o post, não porque não gosto de ler (porque eu amo) mais odeio ler na internet não tenho muita paciência.
    Bom sobre como comecei a ler era pequena também tinha um kit da Xuxa com os clássicos infantis e vinha até com o CD que eu punha e ia lendo junto e gostava de tentar ler mais rapido que o cd rsrs... Mas não me incentivaram quando era pequena e eu adorava ler e escrever histórias devido a falta de incentivo perdi um pouco a essência de escrever mais o amor pela leitura voltou quando de tanto ver pessoas no onibus com o livro do Crepusculo resolvi comprar e ler e me apaixonei pela segunda vez agora estou aqui dona de blog, ig, twwiter e uma estante com 135 livros já para ler em 2016 fora os que tem pra chegar rsrs...

    Amo seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Quando eu terminei até eu fiquei com preguiça de ler para corrigir, hahaha.
      Que delíiiiiciaa!! Adoro ouvir histórias assim, é tão bom voltar no tempo...
      Obrigada pelo seu comentário, fiquei muito feliz.

      Beijão

      Excluir
  6. Olá Leitora,
    é muito bom lembrar de como começamos a ler de verdade, quando encontamos "aquele" livro que nos faz amarmos esse mundo literário. Lembro que o primeiro livro que me deixou apaixonada foi Poderosa de um autor nacional. Eu amei tanto a experiência que até hoje não consigo parar de ler. Confesso que os clássicos nacionais também são desconfortáveis para mim. Concordo também que quem não gosta de ler apenas não achou um livro que lhe encantasse, porque ler faz tão bem a alma! Gostei muito do seu post, de verdade. Beijos,

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo com o que você disse. É tão gostoso relembrar de alguns momentos que foram importantes para você.
      Fiquei feliz com o seu comentário, é muito importante para mim <3

      Beijão, linda

      Excluir
  7. Oii !
    Amo saber um pouco mais da história de quem escreve, e claro , amei sua história, haha.
    Minha paixão por leitura partiu da minha mãe que lia para mim todos os dias antes de dormir.. Logo queria ler todos os livros, até que decorei um dos Monstros S&A *-* mas o que me deixou por dentro do mundo literário até hoje foi Crepusculo, haha.
    Adoreeei o blog ! Estou seguindo
    Beijos
    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Crepúsculo sempre faz parte da vida de alguém em algum momento, né?!
      Teve uma noite que eu do nada queria porque queria o livro Amanhecer, isso já era 20h da noite... e lá vai eu e meu pai atrás do bendito! Hahahah
      Obrigada pelo seu comentário, ele é especial para mim <3

      Beijão

      Excluir
  8. Eu amei seu post ♥
    eu me lembro que sempre lia gibis, mas o primeiro livro que li depois de alguns anos foi o Segredo(eu adoro livros auto ajuda)
    Adorei o desenho do O Teorema Katherine ficou bem lindinho :)
    ótimo final de semana
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu apaixonei pelo desenho quando vi também, ele é uma gracinha.
      Nunca li nenhum de auto ajuda, pode me recomendar algum?

      Beijão e bom final de semana, linda <3

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook