♡ RESENHA: Helena [Machado de Assis]

3.11.15


Olá, leitores! Tudo bem?

Eu havia postado para vocês no Instagram (@LeitoraCretina) que estava lendo o segundo livro da trilogia Rock Star, o Complicado Demais, mas por alguns motivos eu tive que abandonar a leitura e retomar os clássicos dos vestibulares.

O livro da vez foi o Helena do Machado de Assis e vou compartilhar o que achei da história com vocês.

A trama se passa no século XIX e a história começa com a morte do conselheiro Vale e o marco inicial é a curiosidade de todos em quererem saber se ele deixou algum testamento e o que continha nele. Após encontrarem, foi descoberto um desejo do falecido. O conselheiro pediu que acolhessem a sua filha Helena na casa deles, uma jovem de 16/17 anos. A casa era compartilhada com Estácio, filho do conselheiro e que tinha cerca de 27 anos e a D. Úrsula, irmã do falecido. Ninguém sabia que o conselheiro tinha uma filha, nem mesmo a sua própria família, mas como esse era o pedido, assim o fizeram.

Para que possam conhecer melhor a personagem Helena, aqui vai uma breve descrição:
Helena praticava de livros ou de alfinetes, de bailes ou de arranjos de casa com igual interesse e gosto, frívola com os frívolos, grave com os que o eram, atenciosa e ouvida, sem entono nem vulgaridade. Havia nela a jovialidade da menina e a compostura da mulher feita, um acordo de virtudes domésticas e maneiras elegantes.
Apesar de suas boas características, ao chegar na sua nova casa, ela não é bem acolhida pela D. Úrsula, mas promete que conseguirá mudar isso e ganhar o amor de sua mais nova tia. Estácio se mostra aberto em receber Helena e conhecer a moça.

Dou um enorme destaque a personagem Helena que possui boas filosofias de vida, além de ser uma personagem bastante intensa. 
“Ele contemplava a moça, com o olhar fixo e metálico dos gatos; (...)”
Diversos personagens vão aparecendo no decorrer da história, como o Padre Melchior, um grande amigo e confidente da família, o Dr. Camargo que era médico e pai da futura noiva de Estácio, a Eugênia. Estácio possuía um amigo que estava longe, mas retornou no meio da história, o Luís Mendonça e um outro personagem na qual não irei revelar nada sobre ele porque é o principal segredo da história.

O livro é marcado por mortes, romances e segredos. A história é narrada em terceira pessoa mas Machado de Assis não nos deixa passar nada e não nos deixa naquela dúvida e curiosidade de saber o que está acontecendo com os personagens, o que se passa na cabeça deles é bem transposto na narrativa, e isso me chamou muita atenção. 

Apesar de seu vocabulário um tanto antigo, a leitura é de fácil compreensão e possui um enredo que atrai e é gostoso de ler. Foi um livro que me prendeu do começo ao fim e diferente de muitos, o final é totalmente inesperado já que no decorrer do livro esperamos que após tanto sofrimento dê tudo certo.

Para os que ficaram interessados, esse livro pode ser encontrado em PDF clicando aqui. Além do livro, foi criado pela Studio Seasons um Mangá, clique aqui para conhecer mais.


Helena - Machado de AssisHELENA: Filha bastarda do conselheiro Vale, a jovem e bela Helena é reconhecida por ele em testamento e passa a viver na mansão da família. Só então conhece Estácio, apresentado a ela como seu irmão. Mas entre eles despertou o amor. E agora?


CLASSIFICAÇÃO:
Excelente
Já leram esse livro? O que acharam da resenha?
Beijão!

Você poderá gostar também:

4 comentários

  1. Um clássico da literatura brasileira que eu ainda não li... ueheuhe Devo me envergonhar, sim ou claro?

    Eu tenho que ler, só resta ter tempo...


    Decidindo-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É um livro ótimo e por incrível que pareça é um dos mais criticados.
      Você vai gostar bastante, apesar de ser muito trágico! hahaha

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi! Eu adoro esses clássicos da nossa literatura! :)
    Lembro de ter lido na época da escola... nossa, bateu o saudosismo aqui!haha ;)

    Já estou acompanhando seu cantinho! Obrigada por fazer parte do meu também.♥
    beijo!

    http://www.euleitora.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela!
      Imagina, eu adorei seu blog. Obrigada por seguir o meu também ♡
      Estou justamente lendo por isso, época de vestibulares, mas a gente sempre acaba se encantando por alguns livros clássicos.

      Beijão!

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook