navegar pelo menu
13.7.20

Minha Sombria Vanessa - Kate Elizabeth Russell | RESENHA

Foto: Leitora Cretina

Olá, leitores! Tudo bem?

Fazia um tempo que não lia livros com uma carga mais densa e, assim que vi que lançou "Minha Sombria Vanessa" me interessei. O livro foi escrito por Kate Elizabeth Russell. 

Venham conferir mais sobre esse livro e a  minha opinião.

ATENÇÃO: Se você é sensível a alguns temas (principalmente abuso sexual e psicológico), não recomendo que leia essa resenha nem ao livro. 

image
Minha sombria Vanessa - Kate Elizabeth Russell - IntrínsecaTítulo: Minha Sombria Vanessa
Título original: My Dark Vanessa
Volume único
Autor (a): Kate Elizabeth Russell
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 432
Ano: 2020
Gêneros: Drama / Ficção / Literatura Estrangeira
Nota   
SINOPSE: Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor.
Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos ― como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial.
Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?
Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha Sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.
image

ENREDO: 

Vanessa Wye compartilha com o leitor a sua trajetória de vida, principalmente a partir do momento em que se muda para um colégio interno e conhece Jacob Strane, seu professor de inglês, de 42 anos. Anos mais tarde, uma ex-aluna da mesma escola acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a pensar em tudo o que viveu e como se sentiu na época de estudante.

"- Já reparou que meu cabelo é da cor das folhas de bordo?" Ela me pergunta quem me falou que meu cabelo parecia folhas de bordo, mas não parece desconfiada. Sua voz está suave, como se ela achasse aquilo fofo. "- Se eu te contar, você promete que não vai surtar?" - Eu nunca surtaria "- Quem me falou foi um professor. Que meu cabelo é da mesma das folhas de bordo."
Foto: Leitora Cretina

MINHA OPINIÃO:

O livro vai e volta para o passado e o presente. No passado, Vanessa mostra ao leitor como era sua infância, sua relação com os pais e como iniciou um "relacionamento" com o seu professor Strane. No presente, Vanessa encara as acusações de abuso sexual contra ele e tenta entender melhor essa relação que os dois tiveram no passado. 

O livro aborda o estupro. Vanessa, com tão pouca idade, não tinha o poder de consentir, nem entender o que estava acontecendo entre ela e Strane. O personagem, infelizmente, fazia a personagem achar que ela estava consentindo, que estava ali por livre e espontânea vontade. Mesmo quando adulta, Vanessa acredita que não foi estuprada, pois ele sempre a tratou bem. Esse livro mexeu muito comigo. É extremamente desconfortável e repugnante as coisas que Strane fez, e ver como isso impactou na vida de Vanessa foi avassalador.

"Imagino que eu vou ser a pessoa a quem ele vai recorrer daqui a dez ou quinze anos, na hora em que seu corpo começar a falhar. Este parece o fim provável dessa história de amor: eu largando tudo e fazendo qualquer coisa, tão dedicada quanto um cão, enquanto ele recebe, recebe, recebe."

Já li alguns livros sobre esse tema, mas esse foi o primeiro em que a personagem não aceitava que havia sido vítima. Isso dá no leitor uma sensação de injustiça, uma vontade de ajudar, de fazer algo.

Foto: Leitora Cretina

A escrita de Kate é muito boa. Ela conseguiu passar muito bem a mensagem, a personalidade dos protagonistas e todas as situações, através dessa narrativa de passado e presente. O livro todo é narrado sob o ponto de vista de Vanessa e, acompanhar como a sua cabeça funcionava foi interessante, pareceu tão verdadeiro e real... parece que entramos de cabeça na mente de Vanessa por completo. O leitor parece que está dentro da história.

Vanessa é uma personagem que mantém a personalidade (desde a infância até a fase adulta). O trauma é tão palpável, mas, apesar disso, ela não consegue entender, nem ver. Há um embate conflituoso em sua mente sobre o poder de seu corpo, uma dependência e negação.

"Tudo em relação a mim leva a ele. Se eu eliminar o veneno não vai sobrar mais nada."

É um livro marcante, que dói, é triste. "Minha Sombria Vanessa" é pesado, denso, que deixa o leitor enojado e esperançoso ao mesmo tempo. Traz muitas reflexões e questionamentos.

Foto: Leitora Cretina

Confesso que eu esperava um pouco mais do final, pareceu um pouco corrido e sem um desfecho propriamente dito, mas ter percorrido toda a trajetória da personagem acabou compensando o final. Talvez se a autora tivesse invertido um pouco a ordem das coisas, não ter narrado alguns pontos logo de cara, o final teria ficado diferente.

SOBRE A EDIÇÃO:

Li o livro em e-book, então não tenho propriedade para falar da diagramação. A capa é bacana, traz uma ideia sombria que tem no livro.
Minha sombria Vanessa - Kate Elizabeth Russell - IntrínsecaMy Dark Vanessa: The Sunday Times and New York Times Best Selling ...

Já leram "Minha Sombria Vanessa"?
Beijão!

10 comentários:

  1. Estou vendo as pessoas falando muito bem do livro, esse tema é muito intrigante e gostaria de le-lo também. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elisa!
      Espero que tenha oportunidade de ler em breve! Recomendo muito!

      Beijão

      Excluir
  2. Esse livro super sai da minha zona de conforto mas com certeza vou conferir porque estou muito curiosa com a história
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Também sai bastante da minha zona, apesar de sempre me interessar por livros assim.
      Espero que leia em breve :D

      Beijão

      Excluir
  3. OI, Mô
    Eu particularmente gosto muito de historias pesadas, que me deixam desconfortável. Até quero ler esse livro, mas fico com um pé atrás pelo fato do cara mais velho ficar manipulando a garota. Quantas amigas minhas se envolveram com homens mais velhos tendo 14, 15 anos? É repugnante! Não sei o que esperar dessa obra mas espero que ela me impacte tanto quanto você.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!
      Eu também gosto muito desse tipo de leitura, sempre me traz um aprendizado.
      Com certeza... também tive algumas amigas que passaram pela mesma coisa!!
      Espero que realize uma boa leitura!

      Beijão

      Excluir
  4. Olá Leitora Cretina!!!
    Tive que pular a resenha, porque tem temas que sim me deixa bastante devastada e sei lá...
    No entanto acho que tem temas que precisam ser falados e explorados, pois nossa sociedade ainda tem muito que enxergar e a ficção dar esse tapa na cara.
    Tenho certeza que a resenha ficou incrível!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mônica!
    Conheci esse livro pelas redes sociais da editora, e achei bem interessante! É uma leitura que sai totalmente da minha zona de conforto, mas extremamente necessária né?

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laura!!
      Com certeza! É uma leitura muito necessária.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial