navegar pelo menu
3.8.19

Romance Tóxico - Heather Demetrios | RESENHA

Foto: Leitora Cretina

Olá, leitores! Tudo bem?

A resenha de hoje é do livro "Romance Tóxico", um livro diferente dos que estou acostumada a ler e que me surpreendeu muito. Vem conhecer!

image
Resultado de imagem para romance toxico heatherTítulo: Romance Tóxico
Título original: Bad Romance
Volume único 
Autor (a): Heather Demetrios
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 416
Ano: 2018
Gêneros: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Nota:     
SINOPSE: Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos.
Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.
image

ENREDO:

Grace é uma adolescente do ensino médio que tem uma vida conturbada. Em casa, sua família não a trata com carinho, sendo ela a responsável por tudo o que acontece naquele ambiente, devendo manter a casa limpa sempre, além de ser muito maltratada pela sua mãe e padrasto. Na escola é onde ela encontra alívio, inclusive, é na paixão secreta que mantem por Gavin que ela se segura. Até que ele a nota. Suas amigas começam a enxergar um lado em Gavin que Grace não parece notar.

"Às vezes, eu queria ter lábios machucados ou hematomas para mostrar ao psicólogo da escola - é difícil explicar a tortura que é viver nessa casa, o modo como a implicância constante, o serviço e os gritos acaba com uma pessoa."
Foto: Leitora Cretina


MINHA OPINIÃO:

Pelo título e pela própria sinopse é fácil de ver que aqui não temos um belo romance. O livro realmente retrata um romance tóxico. Grace se vê perdidamente apaixonada por Gavin e não consegue ver como suas atitudes e palavras são abusivas.

O livro ajuda o leitor a enxergar os relacionamentos abusivos em suas diversas formas, consegue retratar como muitas vezes as pessoas estão vivendo em um destes relacionamentos mas não conseguem sair deles, não conseguem reconhecer. A personagem vai contando como o seu relacionamento vai evoluindo até se tornar algo que ela não entende. Neste livro, a própria mãe de Grace está em um relacionamento abusivo, e apesar da protagonista ver que esta é uma situação terrível, ela não nota que também está em um, mas com uma máscara diferente. Como eu disse, o livro é um alerta para o leitor.

Gostei muito da forma com que Heather Demetrios escreve! Fiquei muito animada para conhecer outros livros dela. O livro é todo narrado pela Grace, mas ela fala como se estivesse contando a história para o Gavin, e não para o leitor, o que eu achei extremamente interessante e diferente. Um ritmo fluido, interessante, nada cansativo, o leitor fica interessado em saber que rumo as coisas vão tomar. Além disso, é possível entrar de cabeça nos sentimentos da protagonista. A descrição de suas ações e pensamentos são precisos, delicados, tristes e reais. O leitor entra em conflito junto com Grace.

Apesar de já sabermos sobre o que o livro se trata, o que chama atenção do leitor são os acontecimentos em si. Mesmo não havendo mistério acerca da temática principal, o livro ainda consegue manter o caminho que a história tomará em segredo até as últimas páginas.



Foto: Leitora Cretina

É um livro que aborda um tema extremamente importante de maneira clara, simples, com uma linguagem de fácil compreensão, entretanto, é um livro forte, pesado e muito triste, que mexe demais com o leitor e com seus sentimentos.

"525.600 minutos. Foi o tempo que levei para me desapaixonar por você. Um ano. Nossa temporada de amor."

A autora também criou personagens secundários excelentes, que não estão ali de plano de fundo para a história principal, mas ajudam ela a desenrolar, tais como a mãe de Grace, o Gigante (seu padrasto), suas melhores amigas, sua irmã, colegas da aula de teatro (sua paixão). Infelizmente, acredito que faltou trabalhar um pouco mais sobre o desfecho desses personagens, mas não é algo que atrapalhe. 

Enfim, este livro entrou para a lista de livros que são muito importantes e necessários, que todos deveriam ler.

"Te entreguei meu coração em uma bandeja de prata, e você o devorou, pedacinho por pedacinho".

SOBRE A EDIÇÃO:

Li o livro em e-book, então não posso falar sobre a diagramação das páginas. Mas gostei muito dessa capa, acredito que retrata bem essa história, o que é algo muito importante.
29102896Resultado de imagem para romance toxico heather

Alguém já leu o livro? O que acharam? Se não, ficaram interessados em ler?
Beijão!

3 comentários:

  1. Oi Moni!!!
    Adoro esse tipo de livro que aborda temáticas importantes e conflitos pelos quais diversas pessoas passam na vida real. Adorei a resenha e já o coloquei na minha lista!
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mô!
    Não conhecia o livro, mas amei muito a capa. Achei linda e combina com a premissa do livro, né? Fiquei animada com a sua resenha e vou procurar saber mais dele. Acho que vai entrar pra lista de desejados!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mô!
    Que resenha animadora, eu amei a dica. Achei muito interessante a ideia da história, você como sempre com as melhores dicas.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Postagem mais antiga Página inicial