navegar pelo menu
23.9.17

Citações de "Anita", Thales Guaracy

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Há um tempo eu li o livro "Anita", do Thales Guaracy, publicado pelo Grupo Editorial Record, e foi um livro que eu gostei bastante, portanto, trouxe para vocês uma seleção de citações que separei durante a leitura. Leiam a resenha completa do livro clicando aqui.


O livro é como um reconto da história de amor e guerras de Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi, ambos, que lutaram em guerras no Brasil, no Uruguai e na Itália. Anita, hoje, é um símbolo do feminismo e foi conhecida como "Heroína dos Dois Mundos".

"Assombrava-se com aquela guerreira com uma coragem que não vira em homem algum." (p. 18)

"Agora sei de verdade por que és Manuel dos Cachorros, sentenciou Anita; posso ser tua mulher e tu podes fazer de mim o que quiseres, mas não sou de ninguém, nunca serei. A alma é livre; essa não se toma, é preciso conquistar." (p. 27)

"[...] Pois a coragem é vencer o medo, e não se tem mais medo de nada quando se encontra a maior força humana, que é a do amor." (p. 37)

"Descobri que para ser feliz é preciso ter liberdade, ela respondeu; e que, para ter liberdade, é preciso lutar." (p. 50)

"[...] Porque quando atacamos, não temos medo, e sem medo somos mais fortes." (p. 119).

"[...] Lutam pela pátria, pela liberdade e pelas suas famílias, assegurou Giuseppe; não há guerreiro mais valioso, mais destemido, mais capaz." (p. 147)

"[...] Seria mais fácil os homens se espelharem nas crianças: nelas estava a resposta, a sabedoria que tanto se procura; fazemos da existência uma enorme e sofrida elipse para concluir que é necessário voltar ao primordial". (p. 157).

"[...] A diferença entre a ousadia e o desespero é só o resultado, disse Giuseppe; no final do dia saberemos se somos ousados ou estamos apenas desesperados." (p. 167)

"Mentiroso, disse Anita, faceira; você leva embora todas as mulheres que encontra pelo caminho? Claro que não. Só as dispostas a morrer comigo em combate. Desta vez pode ser que você se surpreenda e eu sobreviva tempo o bastante. Espero sobreviver também, junto com você." (p. 49)

Qual citação vocês mais curtiram?
Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial