Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon | RESENHA [BEDA 04]

4.4.17

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Estou numa onda de ler Young Adult ultimamente e um dos livros que está fazendo muito sucesso é o "Tudo e Todas as Coisas" da Nicola Yoon. Inclusive, o livro ganhará uma adaptação para os cinemas!!



Resultado de imagem para tudo e todas as coisas
Título: Tudo e Todas as Coisas 
Título Original: Everything Everything 
Volume único
Autor (a): Nicola Yoon 
Ano: 2016 
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 304 páginas 
Nota:    
Adicione no Skoob
SINOPSE: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

ENREDO:
"Tudo e Todas as Coisas" tem como personagem principal a Maddy, uma garota com IDCG (Imunodeficiência Combinada Grave), que é uma doença rara que faz com que ela tenha alergia a tudo, qualquer coisa que ela entre em contato, se não for descontaminada, pode ser fatal. Por isso, sua mãe a mentém dentro de casa. Ela tem aulas online, não recebe muitas visitas (a não ser pela sua enfermeira Carla); ela não sabe como é o mundo lá fora.

Até que um dia ela vê o caminhão de mudança parando na casa vizinha e vê um menino: Olly. Ele se veste inteiro de preto e não demora muito pra ela perceber que a família dele possui alguns problemas na relação.

Maddy e Olly começam a trocar e-mails e algo muito forte vai sendo construído.
Foto: Leitora Cretina
MINHA OPINIÃO:
Todo o livro é narrado pela Maddy, então no começo vemos como é a sua rotina... ela fazendo exames, lendo livros e jogando jogos com a sua mãe. É claro que ela devia ter curiosidade sobre o mundo, mas quando se vive 18 anos dentro da "Bolha", ela tenta aceitar que sair é algo impossível.

Quando eu comecei o livro, não sabia o que esperar da história. Eu gostei como as coisas foram retratadas, principalmente a doença de Maddy e o desejo dela de conhecer o mundo depois que ela conversa com Olly. É uma história de amor. De como ele pode transformar as coisas e a força que esse sentimento possui. Apesar do foco do livro ser o romance e como a personagem lida com a doença rara, há outros assuntos interessantes por trás, como o relacionamento familiar.
"- É sempre assim?" - pergunto, ofegante. - "Não" - diz ele - "Nunca é assim." - Percebo o encantamento na voz dele. E, assim, tudo muda."

A personalidade da Maddy é encantadora. Algumas vezes, quando o personagem está doente, o leitor imagina uma pessoa debilitada na cama, mas não é bem assim nesse livro. Maddy é forte, decidida, com vontades como qualquer outra adolescente! Entretanto, eu não sei o que pensar a respeito de certas atitudes que ela toma no decorrer da história. Eu não sei se encaro como um egoismo ou como uma grande coragem.

Outra personagem de destaque é a sua enfermeira Carla que dá muitos conselhos, e juntas elas acabam fazendo o leitor refletir sobre diversos aspectos da nossa vida. Do que você abriria mão para realizar um grande sonho? O que você faria por amor?
"... - Tudo é um risco. Não fazer nada é um risco. A decisão é sua."

Apesar de ser um livro muito bonito, não chega a ser um clichê. Entretanto, eu esperava aquele final. Acho que quando se lê muitos livros do tipo, você acaba meio que prevendo todo um desfecho.

A escrita da Nicola é muito comovente e bonita. Como eu disse, a cada página, aparece mais um ensinamento pra você levar pra vida. É difícil se imaginar nunca tendo visto nada além da sua casa e acredito que a autora descreveu uma personagem real, com suas pequenas vontades. Sua escrita é bem fluida, dando para terminar o livro em um dia. 
''Eu era feliz antes de conhecê-lo. Mas agora estou viva, e isso não é a mesma coisa."

SOBRE A EDIÇÃO:
Eu vejo alguns booktubers falando da capa do livro e eu sinceramente não gosto. Ela me lembra muito aqueles livros de colorir que foram moda ano passado. Não gosto desse fundo branco com uma mistura de coisas em cima, mas não posso negar que retrata muito bem a história.

Como eu li em e-book, não posso falar a respeito da diagramação das páginas.

O livro possui algumas ilustrações que eu gostaria de ver no papel. Há print screen dos e-mails de Maddy e Olly, desenhos de coisas que a Maddy está vendo, pensamentos dela, etc. 
Foto: Leitora Cretina
Como eu disse, vai sair um filme baseado no livro "Tudo e Todas as Coisas" e o trailer está disponível:

Já leram o livro? O que acharam? Estão curiosos com o filme? Porque eu estou!!
Beijão!

Você poderá gostar também:

22 comentários

  1. Adorei sua resenha.
    Esse livro é amorzinho demais. Eu adorei a personagem principal, mas confesso que senti aquela pontada de irritação depois que tudo foi "revelado" rs.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostouu <3
      Eu também! Uma porque eu já previa, e depois por conta das atitudes da personagem.

      Beijão

      Excluir
  2. Nossaaaaaaa Monica.Fiquei louca agora aqui em casa. Quero ler esse livro AGORAAAAAA.
    Mas tenho 3 trabalhos da faculdade pra fazer e se eu começar, provavelmente não vou parar até terminar!!!!
    Lindinho demais!
    Já me apaixonei. Ja sei que vou chorar horrores... ��

    Bjao. Ótima resenha linda. Como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahaha, que bom que causei essa reação, Anna!! <3
      Vish, acho que a leitura vai ter que esperar um pouco, hahah. Boa sorte pra você com os trabalhos.
      Muuuito obrigada!! Depois me conta o que achou do livro, hein?!

      Beijão

      Excluir
    2. Oi Monica. Voltei pra falar sobre o livro.
      Gostei bastante. Não previ p final como vc, me pegou completamente desprevenida, mas senti um MEGA alívio. Hahahaha
      Sabe do que eu senti falta? Uma epílogo.
      Queria saber como ela está uns anos depois na sua vida cotidiana Lá de Fora, faculdade, amigos, relacionamentos. Achei q a autora poderia nos mostrar mais um pouquinho desse mundo novo q ela iria descobrir

      Excluir
    3. Olá, Anna Paula!!
      Hahah, eu também fiquei bem aliviada com aquele final, mas uma pena que eu já tinha uma ideia do que fosse acontecer.
      Verdade, né? Ia ser demais! Quem sabe a autora não faz um ali por fora mesmo!! Seria demais :D

      Beijão

      Excluir
  3. Oi, Mô!
    Eu me decepcionei um pouco com a história. Fui com muita expectativa mas não foi o que pensei. Porém eu curti a ponto de querer assistir a adaptação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!!
      Ahhh, que pena, mas eu entendo o seu ponto.
      Espero que goste da adaptação :D

      Beijão

      Excluir
  4. Oi Moni,
    Adorei a resenha. Eu li em português, mas todas as ilustrações procurei pra ler em inglês (esquisito, mas eu gostei). As duas fotos ficaram lindas, e também pretendo assistir o filme.
    Não gostei da Maddy no final, ela não foi madura (mesmo sabendo da verdade), eu meio que entenderia os dois lados...

    P.S não sei se deu para entender o comentário, mas fiquei com medo de dar spoiler para alguém que ainda não leu.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lice!!
      Também fiz isso, hahah.
      Muuito obrigada, linda <3
      Sim, eu fiquei muito dividida. Fiquei pensando na mãe dela e tal, é claro que ela devia viver, mas o meu coração ficou meio dividido.
      Eu entendi sim, haha, fica tranquila :D

      Beijão

      Excluir
  5. esse livro é maravilhoso!! eu amei de paixão.
    seu blog é muito lindo.
    beijos.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É mesmo, é um livro que toca o leitor.
      Muuito obrigada, Day. Volte aqui mais vezes <3

      Beijão

      Excluir
  6. Oi Mônica!
    Como gostei desse livro!
    A autora tem uma escrita muito comovente mesmo e muito sensível.
    Temos muitas lições ao longo da leitura e isso tudo muito naturalmente.
    Contando os dias pra estrear logo a adaptação!
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Sim! A escrita dela segura o leitor até o final. Estou bem curiosa pra ler o outro livro dela :D
      Somos doissss!!

      Abraços

      Excluir
  7. O que dizer desse livro...

    Eu amei a história. Achei muito gostosa a leitura, um romance leve, divertido, e o final me surpreendeu bastante.

    Estou super ansiosa para assistir o filme, na verdade, acabei lendo o livro justamente porque vi o trailer do filme e fiquei super curiosa para saber mais sobre a história.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz que tenha gostado do livro também. Uma pena que eu não fiquei tão surpresa com aquele final :(
      Eu também comecei a ler depois de ter visto o trailer! Ansiosa demais pra conferir o filme :D

      Beijão

      Excluir
  8. Oie!
    Que resenha mais amor! Fiquei com mais vontade ainda de ler!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  9. Acho a capa igual livro de colorir tb! hahaha
    Mas a história é linda né? Vi o trailer ontem e fiquei surpresa, nunca me interessei exatamente pela capa estranha, mas agora quero muito ler!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahah, não sou muito chegada nessa capa.
      Eu também me interessei bastante depois do trailer, a história é muito bacana :D

      Beijão

      Excluir
  10. Oi Mô! Ainda não li o livro, estou ansiosa com o meu em e-book também rs. Eu acho essa capa bem lindinha, certeza que será vendido com a capa do filme a nova edição e isso acho terrível rs Amei a dica! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa!
      Sabe que eu estou com esperança com essa capa do livro inspirada no filme? Eu odiei essa capa, e eu normalmente gosto de capas dos filmes, haha.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook