Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - Sophie Kinsella | RESENHA

06 março

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Recentemente vi o Paulo Ratz do Livraria em Casa falando do livro "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" e o quanto ele riu lendo. Fiquei muito surpresa ao encontrar um exemplar na biblioteca que frequento e não pude resistir...

O livro foi escrito pela Sophie Kinsella e ele é o primeiro de uma série chamada "Becky Bloom". Inclusive, o livro possui uma adaptação cinematográfica, que eu já assisti e achei totalmente diferente do livro.


Resultado de imagem para os delirios de consumo de becky bloom capaTítulo: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom 
Título Original: Confessions of a Shopaholic 
Série: Becky Bloom 
Volume: 01 
Autor: Sophie Kinsella 
Ano: 2011 
Editora: Record
Número de Páginas: 428 páginas 
Nota:    
SINOPSE: Rebecca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance muito divertido que faz um retrato de quase todas as mulheres que conhecemos.




ENREDO:
A personagem principal é Rebecca Bloom (ou Becky) e ela possui vício em comprar. Desde as primeiras páginas vemos ela enroscada em dívidas, e no decorrer do livro vemos essas dívidas aumentando e aumentando. Becky não consegue passar na frente de uma loja sem comprar nada. Ela sempre acha uma justificativa, nada plausível, para comprar um determinado item, e o prazer que ela sente quando a compra é concluída é inigualável.
"Honestamente sinto como se tivesse corrido de um assaltante para chegar lá. Na verdade, acho que deviam incluir compras como uma atividade cardiovascular. Meu coração nunca bate tão rápido quanto ao ver um aviso de "desconto de 50%".

Mais da metade do livro é baseado nisso: Becky comprando, contas chegando e ela fugindo dos cobradores de todos os jeitos possíveis.

Mas o que acontece depois? Um pequeno romance e mais dela tentando fugir dos cobradores.
Foto: Leitora Cretina
MINHA OPINIÃO:
A personagem é animada, suas formas de fugir dos cobradores e as respostas para comprar algo dá um ar divertido para a história. Vejam que eu disse divertido e não engraçado, porque eu não ri nenhuma vez. (que séria essa frase ficou, né? 😂).

Na premissa do livro fala sobre um romance, mas ele é algo realmente secundário. O romance aparece bem no final do livro. O foco é mostrar ao leitor essa personagem que algumas pessoas podem se identificar. Quem nunca comprou um livro só por que estava na promoção? Pois é.

O livro é todo narrado pela personagem e eu gostei da escrita da Sophie. Ela tenta passar os pensamentos de uma consumista real. As vezes nos faz sentir raiva da personagem. Como Becky consegue realizar tantas compras com a cabeça cheia de dívidas? 

Outro ponto abordado é a profissão da Becky, que é o que torna tudo uma grande ironia, já que ela é uma jornalista especializada em mercado financeiro!! Aparentemente ela se mostra uma pessoa desinteressada no ramo.

A história tem uma reviravolta bacana, apesar de clichê.
"Um homem nunca vai te amar ou te tratar tão bem quanto uma loja. Se um homem não combina com você não dá pra trocar ele sete dias depois por um suéter de cashmere maravilhoso."
Foto: Leitora Cretina
Eu terminei o livro com uma sensação de "ok". É um livro bom, mas não extraordinário. Retrata bem a vida de um consumista compulsivo, porém, nem todos possuem as habilidades e sorte que a personagem tem. 

É como a própria autora disse, a forma otimista que a personagem possui em acreditar que está economizando ao comprar um produto caro em liquidação, a crença ao achar que se fechar os olhos os problemas vão sumir é o que prende o leitor nessa história. Uma cena bacana do livro é a fé da Becky ao jogar na loteria, ela acredita realmente que ganhará e começa a fazer planos para o dinheiro.

Apesar de ser um livro relativamente longo, você mal nota isso. Por ser um tema bem atual e tratado com uma personagem que pode divertir o leitor, a leitura fica fácil e rápida. 

SOBRE A EDIÇÃO:
Pelo o que eu vi, o livro possui duas edições de capas. Na minha opinião, a mais bonita é a inspirada no filme. Mesmo eu não gostando de rostos nela, achei que não ficou nada harmonioso a fonte escolhida para a segunda capa.
Resultado de imagem para os delirios de consumo de becky bloom capaResultado de imagem para os delirios de consumo de becky bloom capa

Infelizmente as páginas são brancas, o que pode ser considerado ruim para alguns leitores. Entretanto, senti que o livro é pequeno de altura e com letras bem grandes, o que parece ajudar a ter uma leitura mais rápida!

Já viram ao filme ou leram o livro?

Beijão!

Você poderá gostar também:

25 comentários

  1. Eu sou loucaaa para ler esse livro!
    Assisti ao filme esses tempos atras e me apaixonei pela forma como um assunto sério foi tratado de uma forma tão leve e gostosa de assistir.
    Amei a resenha Mô, arrasou !♥
    Blog: www.estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Simmm, gostei bastante do filme também... apesar de ser bem diferente do livro, você não faz ideia!!
      Obrigada, sua linda <3

      Beijão

      Excluir
  2. Eu já vi o filme, nunca li o livro. Fiquei curiosa para le-lo, pelo fato de você ter dito que achou totalmente diferente.



    Charmosas Ideias Blog | Charmosas Ideias Canal | Charmosas Ideias Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que você leia também e goste tanto quanto eu <3

      Beijão

      Excluir
  3. Oi Moni,

    Amei sua resenha, confesso que tenho uma vontade enorme de ler algo dessa autora.O filme eu já vi até a metade, porque a outra metade eu dormir haha. Eu nunca comprei livros só porque estava na promoção (mentira hahaah)

    Abraços, Grey
    Estante do Lima


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Ela tem vários volumes super bem falados, né? Adorei conhecer a escrita dela.
      Hahhah, é um filme beeem sessão da tarde!!
      Eu também, viu? Nenhunzinho (mentira, hahah).

      Abraçosss

      Excluir
  4. Oi Mônica!
    Eu já ouvi falar muito sobre a Becky Bloom, desde o filme até os vários livros, mas, nuca assisti ou li... Parece ser muito legal, divertida a leitura.

    Beijoooo 💖💖💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É sim. Vale a pena ler. É um livro bem leve!
      O filme é bem do tipo sessão da tarde, sabe? Hahah.

      Beijão

      Excluir
  5. Oie, esse não é um tema que me anima muito, mas a sua resenha despertou a minha curiosidade. A temática é bem interessante pra levantar a discussão sobre consumo e também sobre compulsão.

    Bjs
    Sabe o que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      São temas que devem ser debatido sempre que possível.
      Fico feliz que tenha gostado <3

      Beijão

      Excluir
  6. Oi Moni,
    Adorei a resenha. Assisti o filme e ri muito com a Becky. Não pretendo ler o livro, porque sempre leio antes de assistir, mas como foi ao contrário não quero ler...

    Beijoss, CHRISTIAN GREY (rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu ri muito com a Becky do filme também!!
      Ahhhh que pena, mas eu te entendo :)

      Beijão, hahah.

      Excluir
  7. Oi, Mônica!
    Acredita que nunca vi o filme? Pois é...
    Becky me representa muito, na minha compulsão por comprar livros. Mas ultimamente ando até me controlando hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Sério? O filme é mais engraçado que o livro. Ri horrores!
      Becky nos representa, hahah.

      Beijão

      Excluir
  8. Oioi! Então, estava querendo muito ler esse livro, porém o preço dele é bem salgado e acabei adiando muito a leitura. Porém já assisti o filme também e achei até legal :)

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O lugar mais barato que encontrei foi na livraria Cultura (R$15,90). Se couber no seu orçamento, dá uma olhada lá :D
      O filme é bem legal!! Me diverti bastante vendo.

      Beijão

      Excluir
  9. Oi Mônica! Eu só assisti ao filme e adorei! Achei muito engraçado e divertido! <3
    Super beijos <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também gostei bastante do filme, bem engraçado, haha <3

      Beijão

      Excluir
  10. Oi Mônica!
    Esse livro resume minha vida!Não posso ver uma promoção de livros que já saio comprando hahahahahahahhaa
    Mas sou mais controlado que a Becky :D
    Já vi o filme,gostei bastante.
    Quero ler o livro,mas só acho ele ou em edição econômica ou muito caro na edição normal,aí fica difícil kkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahahahah, ela anda resumindo muito bem os leitores!! Eu também sou beeem controlada, inclusive, faz muito tempo que não compro livros!
      Eu percebi mesmo que ele ta sempre caro, mas essa semana eu achei ele por R$15,90 na Livraria Cultura, não sei se o preço voltou ao normal :(

      Beijão

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mônica.

    Eu comecei a ler Sophie Kinsella ano passado e até agora, dos três lidos, só amei mesmo O segredo de Emma Corrigan, mas amei mesmo. No entanto, a escrita dela é tão gostosa que mesmo no caso em que não gostei muito da protagonista, a leitura sempre flui bem.

    Ainda não me aventurei a ler Becky Bloom por se tratar de uma série, pois estou fugindo de séries novas no momento por estar acompanhando várias. Mas a sua resenha me instigada, pois gosto bastante do filme, e quero ver o que tem de tão diferente.

    Beijos!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Exatamente isso que eu senti a respeito da escrita da Sophie. O livro pode ser enorme, mas você lê e nem percebe que já se passaram 300 páginas, hahah.
      Ahh, eu te entendo, viu? Preciso parar de começar novas séries. Mas eu não entendo o porque de Becky Bloom ter virado série. O primeiro livro já teve um bom desfecho.

      Beijão

      Excluir
  13. Oi, Mônica! Eu já vi o filme e achei bem divertido haha. Tenho curiosidade em ler algo da Sophie, pois todo mundo fala bem dela. Adorei a resenha e espero gostar do livro se vier a lê-lo! ;)

    Crush For Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Espero que leia em breve também! Se ler outros livros dela, me conta o que achou :D

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook