5 livros sobre transtornos psicológicos

21.3.17


Olá, leitores! Tudo bem?

Terça não é dia de post aqui no blog, mas a convite da minha amiga Lice do blog Enjoy Books, resolvi aparecer! 💗 Ela teve a ideia super legal de indicar livros que tratam de transtornos psicológicos, como a depressão, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia, ataques de pânico, etc, e convidou a mim e ao Gui do Estante do Lima.

Nem todos os livros citados aqui ficam claro que há um transtorno. Li resenhas que diziam que em alguns deles, ele fica implícito, ou seja, ele não chega a ser o foco do livro, mas participa da vida dos personagens.

Infelizmente não li nenhum desses livros, mas estão na minha lista de leitura. Aliás, atualmente estou lendo "Fangirl" em inglês.

Resultado de imagem para "À Procura de Audrey"01. "À Procura de Audrey", Sophie Kinsella 
(Depressão, transtorno de ansiedade social, e transtorno de ansiedade generalizada).
SINOPSE: Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.



02. "Uma História Meio que Engraçada"Ned Vizzini
Resultado de imagem para "Uma História Meio que Engraçada"(Depressão)
SINOPSE: O que aconteceria se você descobrisse que a maior idealização da sua vida não era aquilo que você esperava? O adolescente Graig Gilner vai perceber que, até mesmo ao atingir um objetivo, nem sempre as coisas saem da forma como deveriam. Mas aprenderá também que, mesmo nas adversidades, é possível fazer novos amigos, se apaixonar e encontrar motivos para viver. Como muitos adolescentes determinados a vencer na vida, Craig Gilner acredita que asua entrada na Executive Pre-Professional High School de Manhattan é o passaporte para o seu futuro. Obstinado a ter uma vida de sucesso, Craig estuda dia e noite para gabaritar no exame de admissão, e consegue. A partir daí, o que deveria ser o dia mais importante da sua vida, acaba marcando o início de um sufocante pesadelo.


Resultado de imagem para "Made you up"03. "Made you up", Francesca Zappia
(Esquizofrenia)
SINOPSE: A realidade nem sempre é o que parece – às vezes, não há ninguém atrás de você querendo te pegar. Made You Up conta a história de Alex, que está prestes a se formar no Ensino Médio e que não tem a capacidade de perceber a diferença entre realidade e ilusão.
Alex luta uma batalha diária para perceber a diferença entre o que é real e o que não é. Armada com uma Magic 8-Ball e sua única aliada (a irmã mais nova), está em uma luta constante contra sua esquizofrenia e determinada a permanecer sã tempo o suficiente para entrar na faculdade. Ela está super otimista com suas chances, até que as aulas começam e ela colide com Miles. Ele não era fruto de sua imaginação? Antes que perceba mais alguma coisa, Alex está fazendo amigos, indo para festas, se apaixonando e experimentando todos os ritos de passagens dos adolescentes. Mas ela está acostumada a ser louca. Não está preparada para ser normal.

Resultado de imagem para "Meu Coração e Outros Buracos Negros"
04. "Meu Coração e Outros Buracos Negros", Jasmine Warga
(Depressão)
SINOPSE: Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.

Resultado de imagem para fangirl rainbow rowell
05. "Fangirl", Rainbow Rowell
(Ansiedade Social)
Adicione no Skoob
SINOPSE: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série, está sempre antenada aos fóruns, escreve uma fanfic de sucesso e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de visitar os blogs dos outros participantes e conferirem suas listas: Enjoy Books | Estante do Lima

Beijão!

Você poderá gostar também:

17 comentários

  1. Oi Mô!!!
    Adoro livros com essa temática! Vi que você comentou lá no blog sobre a resenha de "Dias Perfeitos", e esse é um livro que se encaixa também nesse gênero. O personagem principal é bem problemático e louco. Outro livro que retrata o diário de uma pessoa esquizofrênica é "A menina submersa", porém eu não curti tanto pois é bem complexo
    Beijinho e adorei suas indicações
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Quando li a resenha dele, pensei em encaixar aqui!!
      Muuito obrigada pelas indicações, Ro <3

      Beijão

      Excluir
  2. Olá!

    Amei as escolhas dos livros, podiamos fazer uma leitura em conjunto o que acha?

    Abraços!!

    Estante do Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Que bom que gostou! Acho o máximo! Vamos providenciar isso <3

      Abraçoss

      Excluir
  3. Oi, Mô. Gostei do post, tenho um no blog também que é do gênero sick-lit onde indico livros que falam sobre essas patologias. Amei Fangirl, mas confesso que não senti muito essa ansiedade que você citou, mesmo assim é um livro super amorzinho! Esperando por você é um livro também muito bom que fala sobre o transtorno de ansiedade, bem legal de ler.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!
      Que legal! Não sabia!! Me manda o link para eu conhecer?
      Então, ainda estou no comecinho dele, então prefiro não opinar ainda. Li algumas resenhas que diziam que se prestar bem a atenção na personagem, você nota alguns traços de ansiedade.
      Obrigada pela indicação, linda <3

      Beijão

      Excluir
  4. Oi Moni,
    Não li A Procura de Audrey, comprei mas tive que esperar. Que tal lermos juntas ♥ adorei os livros e espero que goste da leitura delas...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Seria muito legal a leitura em conjunto! Obrigada, linda <3

      Beijão

      Excluir
  5. Oi Mônica!
    Desses eu gostaria de ler Fangirl e A procura de Audrey, já li outros livros das duas autoras que têm escritas muito boas ;)
    Livros com temas assim são importantes!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Que legal!! Só conheço a escrita da Sophie e gostei bastante :D

      Beijão

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá!!
      Que bom que curte, espero gostar também! <3

      Beijão

      Excluir
  7. Oi Mônica! Adorei o post,"Fangirl" está na minha lista de desejos.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou! Espero que leia em breve <3

      Beijão

      Excluir

  8. Mônica lindaaaa ♥♥♥
    Amei o post, gosto bastante de livros que contenham transtornos, sempre aprendemos lições valiosas com eles.
    Quero muito ler Meu Coração e Outros Buracos Negros, já ouvi coisas muito boas sobre ele. E os outros já vou anotar aqui pra ler quando puder :)
    ótima quinta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É mesmo, né? Ando curtindo bastante ler livros do gênero.
      Depois me conta o que achou dele!!

      Beijão e ótima quinta pra você também <3

      Excluir
  9. Oi Mônica chuchu!
    Naõ li nenhum desses, mas, vou anotar. Gosto de livros que puxam nosso cérebro para nos mostrar que as pessoas ao nosso redor nem sempre são o que parecem ser... Noss, que horror esse comentário, hahah... Deixa pra lá, me ignore!

    Beijoooo

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook