Assassin's Creed: Renascença | RESENHA

15 fevereiro

Foto: Leitora Cretina

Olá, leitores! Tudo bem? 

A resenha de hoje é do livro "Assassin's Creed: Renascença", primeiro volume da saga. Fiquei interessada nos livros depois de ter visto a adaptação do jogo no cinema. Também nunca joguei aos jogos.


Resultado de imagem para Assassin's Creed: Renascença
Título: Assassin's Creed: Renascença 

Título Original: Assassin's Creed: Renaissance 
Série: Assassin's Creed
Volume: 01 
Autor: Oliver Bowden 
Ano: 2011 
Editora: Galera Record 
Número de Páginas: 378 páginas
Nota:    

SINOPSE: Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. Para os seus aliados, ele será uma força para trazer a mudança lutando pela liberdade e pela justiça. Para os seus inimigos, ele será uma ameaça que procura destruir os tiranos que oprimem o povo da Itália. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração.

FAMÍLIA AUDITORE:
Giovanni Auditore: pai
Maria Auditore: mãe
Ezio: segundo filho
Federico: filho mais velho
Petruccio: filho mais novo
Claudia: filha


ENREDO:
No livro conhecemos Ezio, um jovem que faz parte da família Auditore, onde seu pai é um grande banqueiro na Itália. Os planos é que Ezio cuide dos negócios no futuro.

Ezio acredita que o pai é apenas um banqueiro, mas quando o patriarca é traído por quem achava ser um de seus aliados e e ele e seus dois filhos (Federico e Petruccio) são sentenciados a morte, Ezio começa a conhecer um mundo diferente... que lhe apresenta formas de vingança.

Aos poucos, ele vai conhecendo pessoas que o ajudarão de muitas maneiras a vingar os envolvidos na morte de seu pai e irmãos, porém, conforme isso vai acontecendo, ele descobre que muito mais pessoas estão por trás.
Foto: Leitora Cretina
MINHA OPINIÃO:
Eu poderia dividir a história em duas partes: a primeira, que foi extremamente lenta (inclusive você pode ver minhas reclamações no Twitter); e a segunda, que foi bem empolgante.

Até a metade do livro vemos Ezio indo atrás das pessoas, matando e descobrindo mais pessoas para matar. Ele matava um envolvido e descobria mais três. Portanto, são muitas cenas de luta. Apesar de eu saber que haveriam cenas como essas (até porque o livro descendeu dos jogos e neles há bastante movimentação), eu não estava pronta para essa densa carga descritiva. A narração é em terceira pessoa e há muita descrição sobre as ações do personagens: "Ezio pegou sua adaga e desferiu o golpe; Ezio pulou de um telhado para o outro", e isso me cansou. Pode ser que outras pessoas curtam esse tipo de leitura, mas para mim não fluía. Inclusive demorei mais que o normal para concluir a leitura.

Pouco o leitor sabe sobre os sentimentos do personagem (talvez porque ninguém jogaria um jogo que falasse sobre o que ele estava sentindo, faz sentido), entretanto, acho que esta ausência me trouxe a falta de conhecimento da personalidade do Ezio. Eu não consigo descrever como o Ezio é para vocês.

Na outra parte, Ezio descobre mais sobre a ordem a qual ele descende: a dos Assassinos, e descobre que há anos eles vêm duelando contra os Templários. Para mim, é quando as coisas ficam boas. Ainda temos as cenas intermináveis de luta, mas há toda uma questão histórica e psicológica dos personagens (o que se vê pouco na primeira parte). Além do objetivo principal do Ezio (que é vingança) muitas outras coisas se unem... vingança de seus aliados, o grande espaço que os Templários estão tentando conseguir e a luta por um grande objeto.
Foto: Leitora Cretina
Quando eu estava na metade do livro, pensei em dar 3 estrelas para a avaliação, mas quando finalmente cheguei nas últimas páginas eu sabia que deveria ser um pouco mais. Esses últimos momentos me pegaram desprevenida e fiquei muito surpresa com o que encontrei. 

Eu sempre fui apaixonada por história e se você também gosta, acredito que vá curtir a leitura também. Personagens como Leonardo da Vinci e Maquiavel também estão presentes na história. O livro também fala sobre temas interessantes como política e religião (inclusive sobre o fanatismo religioso).

Para os fãs de romance, esse livro decepcionará vocês. Temos uma ou outra cena em que Ezio possui um envolvimento, porém, esse não é nem de longe o foco do volume.

O livro também tem uma quantidade absurda de personagens. Tanto que eles criaram uma lista de personagens no final do livro para o leitor não se perder.

SOBRE O FILME:
Imagem relacionada
No filme vemos duas realidades: a de Cal, no presente; e de Altair, seu ancestral que faz parte da Ordem dos Assassinos. O que é bem diferente do livro, onde vemos apenas um lado; sem aquela máquina. Quando eu sai do cinema, não conseguia entender porque a fixação dos personagens em querer a "maçã do Éden" e agora que li o livro, apesar de não ser os mesmos personagens, nem a mesma situação, eles explicaram a sua importância para a história.

Essa parte de ter uma máquina, pelo o que eu pesquisei, há nos jogos.

Ainda não sei se vou dar continuidade na série porque eu fiquei realmente exausta, mas por enquanto irei descansar minha cabeça com new adult e romances.

Foram ver ao filme? Gostaram?

Beijão!

Você poderá gostar também:

18 comentários

  1. Oi, Mô! No final do ano passado eu li esse livro e, assim como você, achei o começo meio sem rumo! Eu ficava "cadê a emoção???". Mas o livro em si é muito bom (acho que por causa do meu gosto por ação) e com as lutas bem detalhadas, mesmo com a narrativa meio cansativa :/ ah, simplesmente AMEI O LEONARDO DA VINCI e como ele aparece na história!! Achei tudo muuuito legal é preciso ir assistir o filme logo haha
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Exatamente. Não posso tirar o mérito dessas cenas, porque foram bem escritas, porém, eu tava tão cansada que não queria mais, hahah.
      Eu também adoreeei as partes que o Leonardo apareciam!!
      Veja o filme, eu gostei bastante <3

      Beijão

      Excluir
  2. Oi, Mônica!!
    É super diferente ver você lendo essa temática rs
    Você me acostumou a vê-la lendo romances rs
    Eu não curto muito esses livros, não sei se leria :/

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahah, eu também me acostumei a ler romances!! Mas eu sai do filme com uma vontade louca de conhecer essa história.

      Beijão

      Excluir
  3. Oi, Mônica!
    Eu cheguei a ler o Irmandade mas larguei aí mesmo. Ele tem esse problema de ser bem parado no começo e rápido na reta final.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Nossa, então acho que vou acabar abandonando mesmo essa série. Eu não aguento não, hahah.

      Beijão

      Excluir
  4. Oi Mônica! Acho que realmente a gente não deve esperar por romances rsrrssrs eu até tenho vontade de ver o filme, mas os livros eu confesso que não kkkk mas deve ter sido de todas formas uma experiência interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!!
      Não tem nem como, né? Hahhah. Decepcionadíssima!
      Veja o filme... não há nada massante nele! Essa parte de contar duas histórias ao mesmo tempo é sensacional.
      Foi mesmo! Nunca tinha lido nada assim :D

      Beijão

      Excluir
  5. Olá Mônica
    Nunca tive muito interesse por esse livro, talvez porque não goste muito do gênero, mas adorei sua opinião sincera :)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO - PARTICIPE DO CONCURSO RESPONDA E GANHE


    ResponderExcluir
  6. Olá Monica, tudo beleza? rs

    Fiquei super contente ao passar por aqui e ver essa resenha do volume 1 de Assassin's Creed! Você citou coisas que eu tinha bastante curiosidade em saber: se seria um mundo fantasioso ou um tipo de "segunda identidade", sabe? Se as cenas de luta são bem descrita. Fiquei feliz em saber que sim, mas logo depois me entristeci em saber que o personagem parece não ser muito bem explorado sentimentalmente! :( // Mas me da um conselho: você acha, levando em conta a narração, o proposito e o inicio massante, que vale a pena iniciar essa leitura?

    PS: Ainda não assisti ao filme (:0), mas quero muito! Qual te envolveu mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim Jé, e você?
      Eu também fiquei bem triste com isso. Pelo o que me falaram, o jogo explora mais essa questão pessoal do personagem do que no livro!
      Olha, na minha opinião, no final, valeu a pena passar por todas aquelas cenas massantes. Se você gosta de questões políticas e quando é abordado o fanatismo religioso, você vai gostar também!
      Ainda não?? Vale muito a pena ver! O filme me envolveu mais que o livro :(

      Beijão

      Excluir

  7. Mônica sua lindaaaa ♥♥♥
    Eu sempre ouvia falar sobre esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Não sei se seria o tipo de livro que eu gostaria de ler, mas as vezes nos surpreendemos né?!
    Eu adorei a sua resenha e fiquei bastante curiosa sobre esse objeto que eles estavam disputando :)
    ótima sexta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati lindaa <3
      Espero que leia um dia, se for do seu agrado esse tipo de livro com muita descrição.
      Muuito obrigada!! Fico feliz que tenha gostado :D

      Beijão

      Excluir
  8. Oi Mô

    Pelo jeito a leitura foi realmente exaustiva. Apesar de eu provavelmente também achar que ele será meio cansativo, ainda tenho interesse de ler ele, para realmente saber como é, sabe?

    Quanto ao filme, eu assisti e gostei bastante. É claro que ele deixa muita coisa em aberto e não dá muitas explicações, mas acredito que nos próximos filmes eles devem contextualizar melhor e a história deve ficar mais interessante. No momento eu diria que ele pode ser promissor, mas vamos ver...

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Sei bem como é, Nahh. No final, ele acaba valendo a pena, mas não sei se vou dar continuidade. Sabe quando você pega o livro e pensa 3 vezes antes de começar a ler?
      Eu também espero, porque fiquei com bastante dúvida em algumas coisas em relação ao filme.

      Beijão

      Excluir
  9. Oie!
    Eu não li nenhum dessa série e nem vi o filme, mas, não tenho interesse também, é muita informação pra mim, hahah!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O filme é bem mais tranquilo no quesito "informações", vale a pena das uma olhada :D Hahah.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook