Proibido - Tabitha Suzuma | RESENHA

4.1.17

Foto: Leitora Cretina

Olá, leitores! Tudo bem?

Enquanto escrevo essa resenha, ainda estou em choque com esse livro. É um choque que só quem leu consegue explicar.

"Proibido" foi escrito por Tabitha Suzuma. Eu encontrei ele sem querer na biblioteca que frequento, mas como eu não conhecia nada sobre ele, vim pra casa. Depois de ler e assistir várias resenhas, eu estava louca para busca-lo e lê-lo.



Resultado de imagem para tabitha suzuma proibidoTítulo: Proibido 
Título Original: Forbidden 

Volume Único 

Autor: Tabitha Suzuma 

Ano: 2014 

Editora: Valentina 

Número de Páginas: 304 páginas 

Nota: 
    

SINOPSE: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.Eles são irmão e irmã.Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.



Foto: Leitora Cretina

Bom, o livro tem as narrações alternadas entre Lochan e Maya, dois irmãos. Exatamente. Os nossos personagens são irmãos. No começo do livro conhecemos um pouco sobre a família a qual pertencem e como é a rotina deles.

A família é composta pelos irmãos Lochan, Maya, Willa, Kit e Tiffin. Lochie e Maya são os mais velhos, sendo ele perto de atingir a maioridade. O pai deles abandonou a família e a mãe tem problemas com alcoolismo. Agora, ela encontrou um namorado novo e quase não fica em casa. Ou seja... a casa e as crianças ficam sob cuidados dos irmãos mais velhos. Eles fazem tudo... dão banho, alimentam, ajudam com o dever de casa, os levam para a escola, brincam e os colocam para dormir.

Lochan tem muita dificuldade em se socializar. Apesar de ser um excelente aluno, ele não conversa com ninguém, não apresenta os trabalhos na frente da sala e não responde as questões em voz alta. Mesmo com as coisas complicadas em sua casa, é lá que ele pode ser ele mesmo.
"Juntos choramos e confortamos um ao outro. Juntos carregamos um fardo inexplicável aos olhos do mundo."

Maya é uma garota sensível, que vê no irmão um confidente. Ela frequenta a mesma escola que ele e tenta ajuda-lo com a difícil tarefa de lidar com outras pessoas, sempre o incentivando.
Foto: Leitora Cretina
Por conta deles terem que tomar o papel dos pais, os dois passam muito tempo juntos e por meio das narrações vamos acompanhando como eles começam a se sentir atraídos um pelo outro. Além disso, vemos como nossos personagens encaram aquilo que está acontecendo entre eles, com diversas reflexões e medos. Eles entendem que o relacionamento é um incesto, o que poderá acontecer se alguém descobrir. Os sentimentos se misturam em medo, vergonha, amor e desejo; começam a expor tudo para o leitor... sempre fazendo questionamentos sobre a situação.
"Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir”

Foto: Leitora Cretina
Esse foi um livro que me fez chorar. A situação emociona, os problemas que eles enfrentam... é tudo muito complicado.

É o primeiro livro que leio da Tabitha e gostei muito da sua forma de escrever. Ela conseguiu falar de um assunto tão complicado de uma forma delicada. Há um aprofundamento psicológico tão grande que fica impossível você não se envolver com os personagens, e isso é uma das coisas que chama atenção no livro.

A respeito da estética do livro... eu gostei da capa, bem minimalista. Entretanto, achei a diagramação das páginas muito apertada e com as letras pequenas demais.
Foto: Leitora Cretina

Eu recomendo esse livro a todos, independente daquilo que você acredita. O livro poderá fazer você ver sob outros ângulos e também sobre o significado do amor e seus sacrifícios.


Beijão!

Você poderá gostar também

29 comentários

  1. adorei o livro. otima a resenha
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal sua resenha. Você falou sobre o livro de uma maneira que não contou muita coisa e me deixou curiosa. Eu já sabia sobre o tema abordado, mas achei interessante você dizer que a autora conseguiu retratar a história delicadamente. Já entrou para a minha lista do ano.

    Beijos,
    Jo, www.curtaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz que tenha gostado. Quis deixar os detalhes para o leitor se surpreender também! :D
      Quando ler, me conta o que achou!!

      Beijão

      Excluir
  3. Oi Mônica!!! Dá vontade de ler o livro só pelas suas fotos!!! Estão maravilhosas :) e estou curiosa para saber qual é a temática do livro e com certeza lerei quando tiver oportunidade

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Muuuito obrigada, Ro. Espero que leia um dia!! <3

      Beijão

      Excluir
  4. Oi Mônica! Esse livro é um imenso tabu pra mim. Eu tenho tanto medo da minha reação durante a leitura. Tenho curiosidade sobre o enredo, pois pela sua resenha e também pelas demais que li, acredito que a autora usou com sabedoria o tema.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vi muitas pessoas com esse mesmo receio que você. Acredito que o livro não fará você questionar o que você pensa, mas trará pra você outros ângulos.
      É uma leitura que vale a pena, Bia.

      Beijão

      Excluir
  5. oi Mônica , tudo bem?

    Flor eu quero muito ler esse livro, já tive algumas oportunidades pra comprar , mas deixei pra depois , por que queria adquirir outro. Porém sempre que leio uma resenha como essa maravilhosa, bate um arrependimento por não ter comprado ainda. adorei. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim e você?
      Muuito obrigada, sua linda <3
      Na próxima compra, você já sabe, hein? Só tem elogios para esse livro! É maravilhoooso!!

      beijão

      Excluir
  6. Oi! Eu quero ler esse livro, só estou aguardando o momento certo. Aborda um tema muito forte e para ler um livro assim temos que está com a mente aberta. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exatamente!! Fico feliz que ele esteja na sua lista de leitura. Me conta o que achou depois <3

      Beijão

      Excluir
  7. Oi, Mônica! Tudo bem?
    Há muito tempo desejo ler esse livro e ainda não li. Também não descartei a hipótese ainda. Ele tem um assunto tão delicado, né? Bem problematizador.

    Espero ler em breve.
    Bjux.
    Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e você?
      Leia sim, ele é maravilhoso, muito envolvente. A forma como a escritora aborda o tema... é bem delicado.

      Abraços

      Excluir
  8. Oi, Mônica!
    Esse livro aborda um tema muito polêmico em vários sentidos. Mas fico muito curiosa para ler, porque, diferente do que normalmente seria esperado, as resenhas são positivas, apontam o lado delicado do livro, a forma como o assunto foi trabalhado... Quero ler!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Exatamente. A gente não espera que um livro com um tema como esse faça tantas pessoas gostarem dele, né? Mas acho que a forma como a autora retratou é que faz as pessoas curtirem.
      Leia sim! Depois me fala o que achou, Ca.

      Beijão

      Excluir
  9. Oi, Mônica!
    Nossa, esse livro me partiu em mil pedacinhos! Quando terminei de ler, entrei numa ressaca terrível e não queria mais ler nada, só sofrer mesmo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu também. Parei a minha vida para ficar sentada no sofá e sofrer!!

      Beijão

      Excluir
  10. Oláá! Tudo bem?
    Nossaaa, já tinha visto a capa desse livro e tal, mas não sabia do que se tratava.. e gentee, deve ser muito bom!! quero chorar e me emocionar com essa história! nossa, você me deixou louca para ler! adorei a resenha!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Que bomm que ficou interessa, Tamara!! Depois que ler me conta o que achou, hein?
      Quando eu vi a temática fiquei bem curiosa para conhecer também. E valeu a pena, viu? É emocionante.

      Beijão

      Excluir
  11. Gente, que capa maravilhosa é essa?
    Achei interessante a temática, o enredo parece ser muito bem elaborado. Gostei!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Essa capa é maravilhosa mesmo. Adorei ela!!

      Beijãoo

      Excluir
  12. Oláa Mônicaa
    Eu ja li tantas resenhas positivas sobre esse livro que só aumentam minha vontade de lê-lo . A temática dele é bem diferente e delicada mas acho interessante a ideia de fazer o leitor pensar a respeito desse assunto .
    Amei a dica e quando eu ler com toda certeza te conto o que eu achei ♥
    Beijooo
    Blog: www.estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pathy!
      Exatamente! Acho que não há muitos livros que falam dessa temática como Proibido tratou.
      Vou esperar então, hein? :D

      Beijão

      Excluir
  13. Oie Mônica, tudo bem?
    Eu já vi muitas resenhas sobre esse livro, e ele realmente parece muito interessante, mas eu sei que vou ter que preparar meu psicológico pra ver sabe? E ainda não me senti aberta a ele... Mas um ia vou ler!
    Adorei a sua resenha!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e você?
      Sim. É um livro que pode exigir bastante de você, prepare o psicológico!!
      Espero que leia sim, é um livro incrível!

      Beijão

      Excluir
  14. Oi, Mô!

    Que resenha mais linda! Fiquei super curiosa para conhecer o livro, e menina do céu, que fotos MARAVILHOSAS! Super amei!

    Beijão,
    Natália | Obcecada Pelos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Espero que leia ele em breve :D é maravilhooso!!
      Muuuito obrigadaaaa <3

      Beijão

      Excluir
  15. Acabei de ler o livro... simplesmente maravilhoso e comovente, sem palavras... obrigada pela indicação. Bj. Marcia Calil

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Copyrights

O conteúdo encontrado aqui foi criado pelo Leitora Cretina. Caso contrário, sempre será dado os devidos créditos. Se você se interessou por alguma imagem, foto ou post de autoria do Leitora Cretina e quer compartilhar em outro lugar, por favor, coloque os créditos.
Layout: ThemeXpose
Header: Mônica

Curta a página no Facebook