Eu Estive Aqui - Gayle Forman | RESENHA

16 dezembro

Foto: Leitora Cretina

Olá, leitores! Tudo bem?

Eu ganhei "Eu Estive Aqui" num sorteio e como estava sem nada para ler, acabei pegando-o. Ele é bem diferente de tudo que já li, mas acabei gostando da experiência.



Resultado de imagem para eu estive aquiTítulo: Eu Estive Aqui 
Título Original: I Was Here

Volume Único

Autor: Gayle Forman 

Ano: 2015 

Editora: Arqueiro 

Número de Páginas: 240 páginas 

Nota: 
    

SINOPSE: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... 
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu Estive Aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível. "Eu Estive Aqui é a mais perfeita mescla de mistério, tragédia e romance. Gayle Forman dá ao leitor um retrato sincero da coragem necessária para continuar vivendo após uma perda devastadora. " - Stephen Chbosky, autor de As Vantagens de Ser Invisível

A narração do livro é feita pela Cody, a partir do momento que ela descobre que sua melhor amiga Meg se suicidou. Ela se sente cansada de todos aqueles eventos em memória da amiga, se sente mal pelos pais e irmão que a garota deixou para trás. Mas, um dia, os pais de Meg pedem para Cody ir até a cidade onde ela morava e fazia faculdade para pegar suas coisas.

Aos poucos vamos conhecendo mais sobre a amizade das duas. Momentos que passaram juntas, segredos compartilhados e os planos. Quando o ensino médio estava terminando, o plano era que as duas fossem morar juntas em outra cidade e fazer faculdade lá, mas apenas Meg conseguiu ir. Além dessa trama principal, conhecemos como é a vida de Cody com a sua mãe.
Foto: Leitora Cretina
Quando Cody chega em Tacoma conhece os amigos de Meg: Alice, uma garota que adora falar; Richard Locão, um rapaz que parece estar sempre chapado; Harry, um gênio da informática; e Ben, um integrante de uma banda que teve um envolvimento com Meg.

Durante o tempo que ela acaba passando em Tacoma ela descobre que parecia que a melhor amiga tinha outra vida. As duas se comunicavam por e-mail e poucas vezes se encontraram pessoalmente. As informações vão se juntando em sua cabeça e ela começa a querer saber o porque de Meg ter feito isso, por que ela não contou nada a ela? O que ela estava passando? Então, durante todo o restante do livro, vemos Cody coletando evidencias e tentando chegar a algumas respostas. Os antigos amigos de Meg em Tacoma também ajudarão, principalmente Ben.
"É assim que funciona com as mentiras? A primeira é difícil, a segunda é mais fácil, até que saem da sua boca com mais facilidade do que as verdades - talvez porque sejam mais fáceis do que elas."

A trama é muito envolvente. Você não quer parar ler! Assim como Cody, você fica tão presa na história que também quer saber o que aconteceu com Meg.

Uma coisa que me chamou atenção foi o envolvimento de Cody em querer saber como Meg começou a planejar o suicídio. Ela realmente se envolveu muito, gente, a ponto de duvidar da sua própria vontade.
"Acredito que todos nós temos dias ou semanas tão ruins que as vezes fantasiamos sobre simplesmente não existir. Isso é diferente de ter a mente controlada por pensamentos suicidas, vê - los se transformarem em planos e, por fim, em tentativas concretas. "
Foto: Leitora Cretina
O livro mostra até que ponto conhecemos as pessoas. Quantos segredos elas podem guardar?

"Eu Estive Aqui" mescla de tudo um pouco, é um livro com vários gêneros, com muitos casos a parte que se unem em um só: a relação de pais e filhos, o suicídio, o romance, o mistério, etc.

No final, não ocorre um desfecho. Senti que o que mais valia no livro era toda aquela trajetória, o desenrolar, as descobertas, as reflexões e como aquilo influenciou na vida de Cody. Mesmo assim, recomendo essa leitura para todos.

Foi o meu primeiro contato com a escrita da Gayle e gostei de tudo... como ela trabalha o mistério, os métodos que ela usa para prender o leitor e principalmente a forma com que foi narrada, como se estivéssemos na cabeça de Cody.


Beijão! 🎄

Você poderá gostar também:

20 comentários

  1. Que sinopse é essa? Fiquei com mega vontade de ler.
    Beijinhooos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com muita vontade de ler!

      Excluir
    2. Olá, meninas!!
      Vale muito a pena conferir o livro. É demais!! <3

      Beijão

      Excluir
  2. Adorei a resenha! Como assim você não leu outro livro da Gayle? Você não leu o livro "Se eu ficar"? É simplesmente maravilhoso! Tem o filme dele. Com a Chloe Moretz... Tem a continuação do livro que é "Para onde ela foi". Mas ainda não li..
    Beijos,
    Fê.
    Gêmeas de Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigadaaa <3
      Nunca li! Eu já vi o filme quando saiu, mas o livro ainda não... acho que vou dar uma chance para ele! Obrigada pela dica.

      Beijão

      Excluir
    2. Oi Monica!
      Se vc gostou do filme, o livro vai fazer muito mais sentido pra vc. É demais!
      Mas...
      A continuação, "Para onde ela foi", é ainda melhor. Me acabei de chorar.
      A Gayle me ganhou nesse livro!
      Leia q não vai se arrepender ;)
      Bjs

      Excluir
    3. Olá!
      Pode deixar! Vou colocar na lista. Obrigada por indicar <3

      Beijão

      Excluir
  3. Oi Mônica!! Eu nunca li nada da autora, ainda, mas saber que vc gostou já me dá um certo ânimo pra ler. A história parece ser bem envolvente! E adorei suas fotos, como sempre lindas <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É sim, Mi. Espero que dê uma chance para a autora também!
      Muuuito obrigada, linda <3

      Beijão

      Excluir
  4. ainda nao li, mas adoro os livros dela. pela sinopse me deixou louca pra ler
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já leu quais livros dela? Quero ler mais!

      Beijão

      Excluir
  5. Oi Mô, tudo bem?
    Eu tinha um preconceito enorme com Forman desde que li "Se Eu Ficar", que eu simplesmente odiei, mas, fiquei muito curiosa para ler esse livro e não me arrependi. Achei a trama sensacional, os personagens envolventes e Cody muito, mas muito real mesmo!
    Sua resenha está mara, eu adorei!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cecy!! Tudo sim e você?
      Muita gente fala super bem de "Se Eu Ficar". Vi o filme, mas ainda não li o livro, espero ler em breve pra tirar conclusões. Mas que pena que você não gostou :(
      Eu achei a mesma coisa! São situações bem reais, né?
      Obrigadaaaa <3

      Beijão

      Excluir
    2. Tudo bem tambem! ")
      Leia sim, a melhor coisa é você tirar suas próprias conclusões. O enredo não me prendeu, nem quis assistir ao filme! =/
      Agora, "Eu Estive Aqui" eu achei ótimo!

      Beijoooo

      Excluir
  6. Oi Monica, tudo bem?
    Sempre que vi a capa desse livro, achei a premissa dele interessante.
    Porem tive um contato com a autora e não gostei muito da narração dela.
    Espero que eu goste desse livro quando pegar para ler.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e você?
      Bom, não posso comparar livros dela para você porque eu só li esse, mas acabei gostando muito da narração! Espero que goste também :)

      Beijão

      Excluir
  7. Oi Mônica,
    Adorei a resenha mas não curtir muito a trama. Acabei de sair de uma história parecida, e me senti um pouco mal pela personagens...

    Mas que bom que gostou, quem sabe futuramente não de uma chance :)

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Ahhh, que pena! Mas eu achei que o tema foi retratado de uma forma diferente nesse livro. Espero que leia um dia.

      Beijão

      Excluir
  8. Que resenha maravilhosa, flor. Não li ainda esse livro, mas ele está na lista extensa de próximas leituras, rsrrs, espero gostar dele. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muuuito obrigada, linda <3
      Hahaha, sei bem como é. Espero que leia ele em breve.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook