A Era de Ouro do Pornô | RESENHA

23.5.16

Foto: Leitora Cretina
Olá, leitores! Tudo bem?

Há um tempo atrás, anunciei a minha parceria com o Zeka Sixx, autor do livro "A Era de Ouro do Pornô". Hoje, eu vim resenha-lo para vocês!

O livro tem como foco a nossa querida Porto Alegre sob o ponto de vista do personagem Max. Ele nasceu na cidade citada, mas acabou morando um tempo na Califórnia. Lá, ele conheceu Danielle, uma também gaúcha, que ele apelidou carinhosamente de "Dani Califórnia" em homenagem ao lugar onde se conheceram e viveram momentos intensos. Nesse momento de sua vida, ele tentou iniciar a sua carreira de escritor ao redigir um livro cujo título era o apelido de sua amada, porém, alguns obstáculos o impediu de continuar escrevendo e o livro ficou incompleto.

Agora, com 29 anos, ele está em Porto Alegre e o bloqueio criativo ainda está presente. Ele descreve ao leitor como está sendo os dias de sua vida até completar 30 anos. Enquanto a inspiração não aparece, ele faz bicos de tradutor, e nas horas vagas (que é maior parte do seu dia), ele se embebeda e busca mulheres pela cidade. 
"Quando retornei a Porto Alegre, em dois mil e dez, encontrei um cenário completamente distinto. Uma transformação havia ocorrido, silenciosamente."

O livro é cheio de dramas, tanto os da vida de Max, como os da cidade de Porto Alegre. Sob a ótica do personagem, conhecemos muitos lugares (principalmente casas noturnas) e mulheres que Max usa para conseguir sexo.

Pelo narrador ser um personagem que vive em meio a sexo e bebidas, a linguagem do livro pode ser considerada vulgar, porém, foi o que acabou me chamando atenção. A forma que o autor escolheu para ser a ótica do personagem foi extremamente real.

A vida de Max é uma grande confusão e passa do "paraíso" a um "inferno" em questão de segundos. E a meu ver, ele parece adorar isso!

Cada mulher que faz sexo com Max, independente de sua curta passagem na vida dele, parece marcá-lo de alguma forma. Apesar de, por trás de um homem perdido, ter um amor que nunca foi esquecido, esse não é o principal foco do livro. Enquanto lia, fui percebendo que teve sim coisas que marcaram o nosso personagem, mas o autor se preocupou mais em mostrar COMO ele vê essas situações. O que mais importa são os momentos.
"Sair para a noite passou a ser um passeio pelos campos elísios: bastava chegar ao lugar, encher a cara até os sentidos ficarem alterados e deixar a magia acontecer."

O livro em si não narra nenhuma história com personagens exorbitantes que nos fazem duvidar da veracidade dos fatos. Como se trata de uma linguagem simples, a leitura fica bem fácil e não se torna cansativa apesar de seguir a linha rotineira de alguém.

O final do livro é aberto, e fica a critério de cada leitor decidir o que aconteceu ou o que acontecerá com Max.


Título: A Era de Ouro do Pornô 
Volume: 01 
Autor: Zeka Sixx 
Ano: 2016 
Editora: Multifoco 
Número de Páginas: 160 páginas

A Era de Ouro do Pornô
SINOPSE: Max tem vinte e nove anos e mora sozinho em um apartamento em Porto Alegre. Faz bicos como tradutor e sonha em ser escritor, enquanto passa os dias bebendo, esperando o fim de um bloqueio criativo que o aflige há três anos. Você já leu essa história milhares de vezes, certo? Não exatamente. "A Era de Ouro do Pornô", primeiro romance de Zeka Sixx, autor do livro de contos "O Caminho dos Excessos" (Edição do Autor, 2015), parte de uma premissa aparentemente batida para se revelar uma fábula maldita, encharcada em álcool, sexo, cultura pop e niilismo. Mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante.
Muito Bom
Você pode comprar o livro aqui.

Beijão!
TWITTER | INSTAGRAM 
                                                                                                                                                                                                                                                          Postado por:

Você poderá gostar também:

17 comentários

  1. Olá Mônica!
    Não curti muito a forma da temática do livro. Talvez se fosse uma história mais envolvente me conquistasse.
    Bjos
    https://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelen!
      É um livro para quem curte mais essa temática mesmo, não faz o tipo de muitas pessoas.

      Beijão

      Excluir
  2. Oi, eu não sei se leria esse livro, confesso que não faz muito meu gosto, mas para quem gosta esse parece ser um prato cheio hahah.

    Beijos,
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente não é um livro que agradaria todos os gostos, mas quem sabe você não dê uma chance a ele?

      Beijão

      Excluir
  3. Olá Mônica!
    Apesar de nunca ter lido nenhum outro livro deste gênero, eu gostei bastante da sua resenha.

    Parabéns!


    Cuca Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Leia ele, viu? Espero que goste também.

      Beijão

      Excluir
  4. Sou fã do gênerooooo!! E ainda mais em terras brasieliras!
    Adorei!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mônica! Você já viu minha resenha e já sabe o que eu penso desse livro. Mas esqueci de comentar que também percebo que Max adora o "inferno" onde ele se meteu, não se esforçando nenhum pouco para mudar isso. Acho que foi exatamente isso que me chamou atenção no livro. Adorei a resenha, parabéns!
    Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriã!
      Simmm, ele parece adorar esses altos e baixos da sua vida (principalmente os baixos), rsrs.
      Obrigadaa <3

      Beijão

      Excluir
  6. Oi Monica, bom dia!

    Desde a primeira vez que ouvi falar sobre o livro, me interessei muito. O título me chamou muito a atenção e com certeza está na minha lista de leitura.

    Beijocas,
    Rebeca Grauer, http://ocafofoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz em saber disso. Depois que ler, me conta o que achou!

      Beijão

      Excluir
  7. Oi, Mônica! Parabéns pela resenha, conseguiste entender muito bem o propósito do livro e, ao mesmo tempo, resumir a história sem dar "spoilers", o que não é muito fácil! Gostaria de, mais uma vez, agradecer a oportunidade e a parceria! Para quem se interessar pelo livro, aviso também que ele terá uma sessão de lançamento na Bienal de São Paulo, no dia 03/09! Estão todos mais do que convidados! Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu que te agradeço por me apresentar esse livro tão incrível! Parabéns a você, e te desejo todo sucesso do mundo.
      Pode deixar! Vou até fazer um post anunciando.

      Abraços

      Excluir
  8. Olá Mônica
    Primeiramente parabéns pela parceria.
    Achei muito interessante ver um livro new adult escrito por um homem e ainda mais sendo um autor nacional, super apoio isso, pois, até o momento só tinha vista mulheres escrevendo esse gênero.
    Quanto a história do livro, confesso que ela não me atraiu muito, mas de qualquer forma achei interessante ele trazer uma história que não foca em um romance.
    Bem, era isso que eu queria comentar...
    Beijão e até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É bem diferente, né? Em todos os aspectos para dizer a verdade. A primeira coisa que vem em nossa mente quando alguém fala "new adult" é sexo, o romance por trás, etc, esse livro vai muito além.

      Beijão

      Excluir
  9. Olá Leitora Cretina!!!
    Esse é aquele típico livro que eu leria para sair da minha zona de conforto, pois não é um livro que me chame atenção assim pelo enredo mas que talvez eu lesse só para sair daquela minha época de está seguindo apenas um padrão.
    Sua resenha ficou ótima e você está de parabéns :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook