Para Todos Os Garotos Que Já Amei | RESENHA

2.3.16


Olá, leitores! Tudo bem?

Terminei o livro Para Todos Os Garotos Que Já Amei da autora Jenny Han e vim resenhar ele para vocês.

Eu via muita gente falando desse livro, mas não me preocupei em dar bola, de conhecer a história ou até mesmo ler o livro. Eu estava na biblioteca e ele apareceu na minha frente e comecei a ler aquele "resuminho" que fica atrás dos livros e decidi dar uma chance.

O livro conta sobre o cotidiano da adolescente Lara Jean. Ela tem duas irmãs, a mais velha Margot e a mais nova Kitty. As três tem personalidades diferentes, mas conseguem se dar bem. As irmãs Song, como são chamadas, perderam a mãe, e o pai ficou responsável por cuidar delas, porém, elas cuidam umas das outras já que o pai é médico e vive em hospitais.

Margot cumpre o seu papel de irmã mais velha, cuida das mais novas, prepara algumas refeições, planeja os compromissos da família, vai ao mercado, etc. Ela namora Josh, o vizinho, contudo, ela estudará na Escócia e decide romper o namoro. Lara Jean admira muito a irmã.

Kitty, apesar de ser mais nova é bastante madura para a idade, ela é um pouco rancorosa, entretanto, isso não faz com que não gostemos dela, muito pelo contrário, confesso que preferi mil vezes a Kitty do que a Margot.

O livro é sobre Lara Jean, a irmã do meio. Sempre que se vê apaixonada por alguém e não quer estar, ela escreve uma carta contando os motivos que fizeram ela gostar dele, alguns defeitos, os sentimentos verdadeiros e após escrever, guarda em uma caixa dada pela mãe antes de falecer e ela não gosta mais do garoto. 
"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."
Um dia essas cartas são misteriosamente endereçadas aos garotos (cinco, no total) e Lara Jean terá que lidar com eles. Alguns estudam na escola, outros estão longe e outro, o pior deles, mora ao seu lado. Com o término do relacionamento de Josh e Margot, e com a irmã longe, ela acredita que o amor pode ter voltado e precisa de ajuda para se livrar da encrenca que se encontrará com Josh quando ele receber a carta contando seus sentimentos de anos atrás, antes mesmo de Josh namorar a irmã de Lara Jean.

Em uma relação de ajuda mútua, Peter, um antigo amigo e garoto que também recebeu a carta, ela encontra um tipo estranho de amparo.
"Com a voz baixa e discreta, Peter começa: "— Só para você saber, eu não tenho herpes." O que? Fico olhando para ele, boquiaberta. "— Eu nunca disse que você tinha herpes." A voz dele ainda estava baixa, mas realmente furiosa. "— Também não pego sempre o último pedaço de pizza." "— Do que você está falando?" "— Foi você quem disse. Na sua carta. Que eu sou um cara egoísta que anda por aí passando doenças para as garotas. Lembra?" "— Que carta? Eu não escrevi nenhuma carta!" Espera. Escrevi sim. Eu escrevi uma carta para ele há um milhão de anos. Mas não é dessa carta que ele está falando. Não pode ser."

Gente, detestei a Margot. Apesar de tudo que ela faz pela família, sinto que ela se sente superior demais e acredita que as irmãs não possuem independência sem ela, e quando percebe o contrário, fica chateada ao invés de comemorar. Quando Margot começou a namorar o Josh, Lara Jean mesmo gostando muito dele, comemorou com a irmã e reprimiu seus sentimentos pelo garoto, mas não posso dizer o mesmo de Margot.

O livro tem uma leitura muito gostosa, simples e o enredo pode até ser um pouco cliché, mas o rumo que a autora foi levando o livro e as situações da personagem principal foram incríveis. Para Todos Os Garotos Que Já Amei tem situações do cotidiano de uma adolescente, como as perdas, partidas, medo de dirigir um carro, etc, diferente de outros livros, é tudo de uma maneira doce, sem ficar enjoativo. 


A fonte que usaram para mostrar como eram as cartas da Lara Jean é muito bonita, aliás, o livro todo parece que foi feito com carinho, tudo bem caprichado, inclusive a capa, que eu particularmente achei linda (mesmo não gostando quando aparecem rostos nela).

Adorei conhecer esse livro, ele tem umas mensagens legais por trás dos acontecimentos e fiquei ansiosa para ler a continuação. 

Excelente

FICHA TÉCNICA:
Título: Para Todos Os Garotos Que Já Amei
Título Original: To All the Boys I've Loved Before
Autor: Janny Han
Ano: 2015
Número de Páginas: 320 páginas
Editora: Intrínseca
Para Todos os Garotos que Já AmeiSINOPSE: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. 
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.



Beijão!

Você poderá gostar também:

16 comentários

  1. Gente, eu quero esse livro desde a turnê Intrínseca. Quando soube que seriam dois livros, resolvi esperar sair o segundo para começar a ler.
    Amei sua resenha!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Estou louca para ler o segundoo, amei muito o primeiro.
      Obrigada <3

      Beijão

      Excluir
  2. Oi!!! Tudo bem?
    Eu quero muito ler este livro; pois achei a sinopse super interessante e diferente dos livros que tenho lido, espero gostar assim como gostou.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e você?
      Também achei super diferente dos livros que ando lendo. Leia sim!

      Beijão

      Excluir
  3. Eu me interessei MUITO pela historia . Só de ler o titulo ja fiquei curiosa , depois que li como tudo acontece fiquei desesperada para lê-lo .
    Quem dera as bibliotecas da minha cidade terem esse tipo de livro ;-; .
    Amei tua resenha , e realmente quero muito ler esse livro , incluindo ele na minha wishlist desde já !
    Beijo
    Blog : estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Adoro as bibliotecas de onde moro, são incríveis.
      Que bom que gostou, muito obrigada. Quando ler, me conta o que achou!

      Beijão

      Excluir
  4. Oi!!! Eu tenho um pé atrás com esses romances que fazem muito sucesso, mas depois da sua resenha fiquei super curiosa pra ler!

    Beijinho

    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Confesso que eu também tenho, mas esse vale a pena.

      Beijão

      Excluir
  5. Eu amo esse livro! Um dos livros mais fofinhos que li ano passado, ansiosa para ler a continuação, que biblioteca legal essa que você frequenta! Adorei!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      A biblioteca é incrível! Muito boa mesmo.
      Esse livro é demais também, fiquei louca para ler a continuação.

      Beijão
      Leitora Cretina

      Excluir
  6. Olá

    Adorei a sua resenha, como sempre kkkk
    Esse é um dos livros que está na minha lista de futuras leituras. Já o achava bem interessante antes da sua resenha e agora meio que tive a minha confirmação. :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahaha, que boom. Espero que leia e goste também!

      Beijão

      Excluir
  7. Olá Leitora Cretina!!!
    Eu estou ouvindo tanto falar desse livro que estou ficando cada dia mais curiosa, já disse que está na minha lista infinita e livros já rsrsrs
    Adorei a resenha :D
    Bjs!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Muito obrigada. Leia sim, é muito bom! Quando ler, conta o que achou <3

      Beijão

      Excluir
  8. Eu gostei bastante deste livro, tal como do segundo.
    São livros fantásticos mesmo.
    Beijooos

    da-meumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Quero muito ler o segundo, espero que seja bom.

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook