Dicas para quem quer começar um blog de livros

19 janeiro


Olá, leitores! Tudo bem?

A leitura está ganhando mais espaço entre as pessoas e muitas se interessam em criar um espaço para compartilhar suas leituras, os gostos, dar dicas, etc, então, vim dar umas dicas e falar um pouco como é ter um blog sobre livros. Lembrando que, eu não sou nenhuma expert no assunto, só vou falar com base naquilo que eu aprendi até aqui.

Nem sempre você vai ter o que escrever.
Isso acontece com autores de qualquer tipo de blog (moda, comportamento, etc). Nem sempre você vai estar inspirado, ainda mais quando você tem um blog focado em LIVROS! Não vai ser todos os dias que terá resenha para escrever, dicas para dar ou lançamentos para compartilhar.

Comentar outros blogs
Sempre. Você viu que um outro blog escreveu aquela resenha de um livro que você gosta, comente, mas por favor, leia o post inteiro antes de comentar. Não comente que você gostou daquele livro resenhado sem ter gostado, seja sincero.

Layouts para blogs de livros
É difícil você achar um layout (é a cara do blog, organização dos posts, categorias) pronto, o ideal é, se você não está disposto a comprar um layout exclusivo, há vários gratuitos disponíveis na internet, faça as modificações necessárias para ficar com a sua cara e próximo do conteúdo que você irá trazer. Em outro post falo para vocês aonde eu costumo entrar e que tenha layouts bacanas.

Topo do blog
Eu chamo assim, não sei se tem um nome específico. Estou falando daqueles desenhos com o nome do blog que fica em cima do site ou blog, o meu no caso é esse:
Leitora Cretina
Diversas pessoas também trabalham com ilustrações e podem cobrar para fazer uma para o seu blog, mas a dica é a mesma para o layout, se não estiver disposto a pagar, baixe programas de edição e faça você mesmo. O meu fui eu que fiz no Photoshop.

Conteúdo do blog
Alguns blogs de livros e outros temas colocam dias fixos para fazer as postagens, isso ajuda muito! Por exemplo: terá post toda terça, quinta e sábado; ou, nas segundas será post de resenha, nas quartas de lançamentos.
Eu sou bem desorganizada e prefiro o meu blog assim, eu posto todos os dias quando dá, as vezes até dois posts por dia sem temática de post definida. 
Lembre-se de conferir o que você posta, veja se tem algum errinho. As vezes mesmo conferindo, a gente não percebe que está escrito errado, porém é importante ler de novo.

Divulgação
As redes sociais são importantes. Antes de criar o blog, eu criei o Instagram (@LeitoraCretina) e hoje uso ele para divulgação e avisar quando tem post novo. Faço parte de duas comunidades no Google Plus só de livros, lá você compartilha seus posts e conhece outros blogs que também falam sobre livros. COMUNIDADES: Livros, Escritores, Booktuber e Blogs Literários (a proprietária desse é a Eloísa do blog Jovem Literário) e Clube dos Livros.

Plágio de posts
Isso é muito chato. Inspiração é uma coisa, dar Ctrl + c é outra. Escreva suas próprias dicas e opiniões, é muito mais legal porque deixa o leitor próximo de você.


Beijão!

Você poderá gostar também:

39 comentários

  1. "Nem sempre você vai ter sobre o que escrever". Isso é um drama diário! kkkkk É preciso fuçar a criatividade lá no fundo sempre, mas é muito prazeroso, né? *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahahah, quantas vezes já não fiquei parada com o computador aberto e pensando. E quantas outras eu estava fora de casa e do nada me veio ideia? Mas é uma delícia mesmo.

      Beijão

      Excluir
    2. Concordo plenamente. As vezes fico pensando o que eu vou escrever pro blog, em outras estou tão cansada que desabo e nem percebo. hahahaha Ai estou no trabalho e me dá um doida de escrever resenha. kkkkkkk

      Excluir
    3. Olá!!
      Você sempre vai ter as melhores ideias quando não puder escrever!! Hahah. É bom sempre carregar um papel e caneta ou anotar no bloco de notas do celular.

      Beijãoo

      Excluir
  2. Adorei o post... Acho que é legal quando o blog traz outros assuntos que envolvem a literatura... Quando não tem nada para postar... Não precisa necessariamente fazer somente resenhas - minha opinião... kkkk Acho essencial toda a parte visual do blog e tem alguns literários que "cagam" para isso, mas tem muita gente que "julga" muito o conteúdo por conta disso... Outra coisa importantíssima é a escrita, kkk, se for cheia de erros, fica complicado.. Enfim, adorei seu post... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Que bom que gostouuu <3
      Concordo com tudo o que você disse. Quando se trata de blog, a cara dele é tudo, muita gente já chega avaliando só com a aparência, sem levar em conta o conteúdo. Acho que um vai complementando o outro, mas o conteúdo é o mais importante.

      Beijão

      Excluir
  3. Adorei suas dicas e estou tentando coloca-las em prática. O cuidado com a escrita é importante sim e muito mas também acredito que o visual faça a diferença. O "Topo do blog" do meu também fiz no photoshop, se quiser conferir ficarei muito feliz Instante Efêmero .
    E obrigada pelas dicas de grupos no google plus :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Muito obrigada pelo comentário!! <3
      Com certeza, o cuidado ao escrever é muito importante, as vezes acabamos cometendo alguns deslizes, mas é legal ficar atento.
      Acabei de ver o seu topo e fiquei apaixonada! É muito lindoooo.
      Quero seguir seu blog, mas não encontro o botão :(

      Beijão e eu que agradeço!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Adorei a ideia do post e você tem razão, achar um layout com a cara do blog é complicadinho! O meu é bem normal e bem parecido com outros por ai, mas eu fui montando ele sozinha pra ver no que dava hahaha logo eu mudo de novo!
    E sobre não ter o que escrever... Putz, já fui pega tantas vezes olhando pro teclado e pensando "vai filha, você precisa postar alguma coisa hoje" e não sair nada hahaha Por isso eu decidi estipular os dias de postagem, assim fico mais organizada e agora tenho vários posts prontos só esperando um dia pra postar hahaha por isso a tag que você me marcou demorou um pouco pra sair, mas já está lá, viu?! ;)
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahahah, verdade! Eu também queria ser organizadinha assim, mas eu não consigo, eu sou assim na vida :( hahhaahha
      Eu acho liiindo de morrer o seu layout, acho que ficou bem a sua cara e de acordo com o que você gosta e posta.

      Obrigada pelo comentário! Beijão, linda

      Excluir
  5. Olá, quero saber onde você achou layouts bonitos, fico achando que o meu ainda não está bom. Gostei da dica de deixar dias fixos para fazer as postagens, acho que isso vai me ajudar a me organizar. Demorei muito para criar meu blog, ficava perdida com o html haha. As vezes é difícil arranjar uma ideia para um post né? Eu amei suas dicas :)

    Beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Quando comecei com o blog eu já sabia mais ou menos html (ainda não sei quase nada, mas o que eu sei me ajuda hahaha) porque eu tinha um Tumblr e ele meio que exigia saber o basicão.
      O seu layout é muito fofo, sempre acho que o layout combina com a pessoa e com o conteúdo! Eu também sou assim, sempre acho que ta faltando alguma coisa ainda. Mas o seu é muuito bonito!

      Beijão, linda

      Excluir
  6. Oi,
    HAHA adorei as dicas...sem saber o que escrever ou indecisão do que postar.
    Daí passa o dia e você não posta nada e acumula comentário... :O
    Dias fixos são ótimos, pena que eu mesma me flopo com isso.

    Tenha uma linda quarta. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu queria ter dias fixos, mas sou um desastre! hahaha, sem contar que tenho ansiedade e quando acho que tenho uma ideia boa de post eu fico querendo postar na hora. Hahaha

      Beijão e ótima semana!

      Excluir
  7. Oiii!
    Muito boas as dicas!
    Eu estou de féria na faculdade, então estou lendo igual a uma louca e as resenhas estão saindo a todo favor. Mas realmente tem algumas épocas em que meu ritmo de leitura cai bastante. Por isso tento fazer posts diferenciados, às vezes até sobre outros assuntos..

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu sei bem como é isso. Esse ano vou entrar na faculdade, mas como estou de férias, não paro de ler.
      Eu também posto sobre outros assuntos quando estou vendo que não tem nenhum post de livros pra postar :(

      Beijão e fico feliz em saber que gostou!!

      Excluir
  8. Boas dicas! No fim é só fazendo que a gente descobre como fazer, né? O jeito que melhor funciona para a gente. Eu, por exemplo, gosto de organizar as datas dos posts ;)
    Quanto ao plagio...nem tem o que dizer, né? Se é para copiar, nem tenha um blog, poxa!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Verdade, melhor fazer aquilo que te deixa confortável.
      Nossa! Com certeza! É melhor nem ter!!!

      Beijão e obrigada por comentar <3
      Leitora Cretina

      Excluir
  9. Adorei! Eu já tive blog exclusivo para conteúdo literário, hoje meus temas são mais amplos, mas não deixo de focar na literatura. Enfim, suas dicas são essenciais e acho que principalmente a primeira deve ser levada muito em consideração. Porque quem começa costuma se desesperar quando acha que não está postando todo dia. É preciso ir com calma, porque o blog precisa seguir seu ritmo de horários e da vida, senão vira uma coisa chata e obrigatória né?

    Beijinhos, adoro o blog!
    Peixinho Geek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza. As vezes eu também acabo fugindo um pouco do tema literário quando tem absolutamente nada para postar. Blog tem que ser algo que você faça porque é divertido, claro, futuramente ele pode virar o seu trabalho, mas mesmo assim, é importante fazer com amor.

      Beijão e eu também adoooro o seu!!

      Excluir
  10. Olá!
    Adorei as dicas. A dos coemtários é uma das que aprendi bastante tardiamente. ão tinha o costume de visitar outros blogs.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É muito bacana comentar, tanto para quem comenta quanto para quem recebe. Você conhece outros blogs, outros blogs conhecem o seu, e é gratificante quando recebemos algum incentivo.

      Beijão

      Excluir
  11. Oi! Amei as dicas, demorei quase um ano pra decidir se criava um blog literário ou não, exatamente pelos pontos que você abordou: Layout, frequência de postagem, e quando eu não tiver assunto... Mas no fim resolvi arriscar e tem dado super certo! *-*
    Adorei o post e as dicas :)

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz em saber! Eu também, sempre achei que ter um blog sobre outras coisas seria mais fácil, com temas mais amplos, mas alguns desses problemas sempre vão existir.

      Beijão

      Excluir
  12. Oi oi !
    Parabéns pelo post ! É bem dificil para quem está começando achar post's que dêem dicas de qualidade assim, eu mesma ralei um pouco para achar quando estava pensando eternamente e me decidindo se faria um blog ou não.
    Espero que esse post ajude muita gente !
    Beijos

    Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Pretendo fazer mais, dando dicas maiores, ou talvez mais diretas, com coisas "semi-prontas" porque eu sofri bastante! Espero poder ajudar.

      Beijão e obrigada por comentar <3

      Excluir
  13. Li as dicas e estou começando agr, e vai me ajudar bastante. Amei seu Blog, ja sou seguidora.
    http://omisterionaproximapagina.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz em saber! Volte sempre, viu? <3

      Beijão

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. "Nem sempre você vai estar inspirado, ainda mais quando você tem um blog focado em LIVROS!"..... a maior verdade de todas hsuahusauhsau

    Adorei suas dicas!!!! Obrigada;*
    vou seguir as comunidades tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Hahaha, não é? É muito difícil ter inspiração!
      Que bom que gostou <3

      Beijão

      Excluir
  16. Se encontrar assuntos para um blog literário já é difícil, imagina um blog de autor? Sofro com isso todos os dias. É duro conseguir uma regularidade nos posts, pois não é sempre que tenho textos para postar. Daqui a pouco ele virará um blog pessoal,praticamente...

    Estou tentando seguir algumas dicas do seu post, para tentar impulsionar os meus hehehe
    parabéns!

    C.David
    www.cinthiacavalieredavid.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa, eu imagino mesmo. Mas força aí, viu? <3
      Fico muito feliz em saber! Vou tentar postar mais dicas sobre o assunto :D

      Beijão

      Excluir
  17. Você não sabe o quanto esse tipo de post ajuda a nós que temos blogs literários, e o quanto é difícil acha-los. Muitíssimo obrigada! Tenho um blog literário e sei o quanto é difícil (as pessoas hoje em dia não querem ler).

    https://v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Sei como é esse tipo de coisa. Pretendo fazer mais posts assim! :D
      Fico feliz de ter ajudado você de alguma forma.

      Beijão

      Excluir
  18. Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que compartilhamos a mesma opinião, hahah :D

      Beijão

      Excluir
  19. Oi Mô! Adorei sua experiência! Eu estou quase um ano na blog esfera e isso é trabalhoso e ao mesmo tempo muito gostoso! Falar sobre livros nem sempre terá assunto, fico impressionada quando vejo canais que postam todos os dias falando de assuntos relacionados à isso hahaha Mas a gente vai aprendendo, acho que conforme vai passando nossa criatividade, ideias e inspirações vem acontecendo hahaha.
    Eu tento postar todos os dias, quando dá eu fico mega feliz kkk, mas sem um tema fixo, já tentei assim mas comigo não dá certo rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, linda!!
      É mesmo! Estou há um tempo também por aqui e as vezes me falta assunto, hahah. Eu procuro postar dia sim e dia não, acho que funciona bem para mim no momento. Esse mês estou fazendo um BEDA e postando todos os dias! É trabalhoso, mas vale a pena :D
      Boa sorte para você e para o blog, Isa!

      Beijão

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook