♡ RESENHA: A morte e a morte de Quincas Berro d'água [Jorge Amado]

7.11.15


Olá, leitores! Tudo bem?

Mais uma resenha de um clássico dos vestibulares. Dessa vez, o livro é A Morte e a Morte de Quincas Berro d'água do Jorge Amado.
"Não sei se esse mistério da morte (ou das sucessivas mortes) de Quincas Berro D'Água pode ser completamente decifrado. Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível."
O livro é curtinho e narra apenas um episódio da vida de Quincas, a sua morte! Joaquim Soares da Cunha era um funcionário público que morava com sua esposa Otacília e sua filha Vanda. Por motivos desconhecidos, ele saiu de casa xingando elas e foi viver nas ruas, com bebidas, seus novos amigos e prostitutas por muitos anos, ganhando o seu apelido de Quincas Berro d'água. Otacília não aguentou e acabou falecendo.

O corpo de Quincas é encontrado imundo e mal vestido, totalmente diferente do funcionário público que ele era, então, sua filha decide fazer um velório e enterrar o seu pai funcionário público e não o "bêbado" que se tornou, porém, ao se deparar com o corpo do pai, percebe que ele carrega um sorriso cínico e acredita que ele morreu debochando de sua família.
"- Ele está rindo, hein! Cara de debochado. Vanda fechou os olhos, apertou as mãos, o rosto vermelho de vergonha."
A família de Quincas é composta pela filha, o genro Leonardo, Tia Marocas e seu irmão, Eduardo. E em sua vida pelas ruas conheceu seus melhores amigos Curió, Negro Pastinha, Cabo Martim e Pé-de-vento.

Como Vanda estava decidida a enterrar o seu pai como todos conheciam, com o seu verdadeiro nome, Joaquim Soares da Cunha, ela preferiu não chamar muita gente, apenas os seus parentes próximos, mas, durante o enterro, seus amigos de noitada resolvem passar mais alguns instantes com o velho Quincas.

Alguns acreditam que a primeira morte dele já estava dada no primeiro capítulo, já que a sua família encarava-o como um fardo, para eles, ele já havia morrido quando decidiu sair de casa. E a segunda foi a sua verdadeira morte.

Eu achei o livro um tanto confuso, em diversos momentos o autor nos dá outra impressão. Inclusive, eu acredito que ele tenha morrido três vezes!!

É um livro com uma história gostosa de se ler e bem divertida, a única crítica negativa é a respeito da confusão que o leitor pode fazer. A escrita do autor é de fácil leitura.


CLASSIFICAÇÃO:
Muito Bom

Você poderá gostar também

12 comentários

  1. Oii,
    Adorei a dica nacional.
    Mas meio que senti pena do protagonista, mas só lendo para saber mais da personalidade dele.

    tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nana!!
      Obrigada <3
      Não chega a ser triste a história dele, mas não de total felicidade também. hahahah

      Beijão

      Excluir
  2. Eu não conhecia o livro, mas parece ser muito interessante!

    Beijoos

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nazare!
      Que bom que gostou. É um livro bem bacana mesmo.

      Beijão

      Excluir
  3. Já iniciei uma leitura de Jorge Amado "Capitães da Areia" mas confesso que não conclui, na época eu ainda estudava e tão tinha muito interesse por ler, acho que é uma boa oportunidade de concluir essa leitura e quem sabe conhecer esse outro livro, sua resenha me deixou interessada!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!
      Que bom que consegui isso, fico muito feliz.
      Já ouvi falar muito bem do Capitães de Areia e eu pretendo lê-lo assim que puder. Acho a história bem interessante.

      Beijão

      Excluir
  4. Esse livro é bem famoso (embora não seja o mais famoso do autor, né). Eu tenho vontade ler, mas nunca saio da inércia. Vou aproveitar sua deixa e colocar na lista aqui! :)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samy!
      Eu pouco tinha escutado falar sobre esse livro, mas como os vestibulares pediram, né?! hahahah
      Que bom que gostou da história! Quando ler, me conta o que achou.

      Beijão

      Excluir
  5. Eu li Capitães da Areia recentemente e adorei. Depois que conclui a leitura fui procurar outros livros do autor e um deles que me chamou atenção foi justamente a morte e a morte de quincas berro d'agua. Uma pena que vc achou a leitura confusa.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alê.
      Capitães de Areia é um livro que quero muito ler em breve.
      A história do Quincas é ótima, mas eu acho que achei confusa porque eu tive interpretações diferentes. Eu fui me aprofundar mais na história e algumas coisas me deixaram com dúvida e achei que inclusive interpretei de maneira equivocada.

      Abraços

      Excluir
  6. Não gosto muito de Jorge Amado.
    Aliás, não gosto nada :/
    Sou uma baiana que não valoriza esse autor, infelizmente!
    Não gosto da escrita dele, tampouco do pensamento que ele tinha sobre as coisas!
    Enfim, mas que bom que você conseguiu ler e gostou!!
    É interessante intercalar entre as leituras contemporâneas e a clássica!

    Beijinhos, flor :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu li apenas um livro dele e estou com muita vontade de ler Capitães de Areia, mas eu gostei da escrita dele. Que pena que não gostou :(

      Beijão, linda!

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Copyrights

O conteúdo encontrado aqui foi criado pelo Leitora Cretina. Caso contrário, sempre será dado os devidos créditos. Se você se interessou por alguma imagem, foto ou post de autoria do Leitora Cretina e quer compartilhar em outro lugar, por favor, coloque os créditos.
Layout: ThemeXpose
Header: Mônica

Curta a página no Facebook