RESENHA: Memórias de um Sargento de Milícias

21:00


Olá, leitores! Tudo bem?

A resenha de hoje é de mais um clássico da literatura brasileira: Memórias de um Sargento de Milícias. Vocês me conhecem e sabem que este não é o meu tipo favorito de livro, mas é sempre bom ler livros assim.

O livro possui adaptações para filme, teatro e história em quadrinhos, mas em especial, vou falar apenas do livro.


A história é sobre o Leonardo e quando eu falo "história" eu estou dizendo que o livro começa bem antes dele nascer, contando como os pais deles começaram a namorar. O pai, Leonardo Pataca, e a mãe, Maria das Hortaliças, dão o ponta pé inicial do livro dando "pisadelas" e beliscões" durante uma viagem para o Brasil.

Leonardo, desde criança adorava aprontar e quando se tornou adulto, isso não mudou. Narra a história de um anti-herói, mostrando o lado irresponsável do personagem. O livro todo conta bastante das travessuras dele, dos seus amores e de como se tornou sargento.

A respeito dos personagens, eles representam muito bem os moradores do Rio de Janeiro na época em que o livro foi escrito.

É um livro bem humorado, cheio de ironia tímida, inclusive o livro já começa com o termo “filho de uma pisadela e de um beliscão”. Possui com capítulos bem curtos já que antes era publicado em folhetins, ou seja, os capítulos precisavam ser curtos e deixar o leitor cheio de suspense, assim como as novelas.

É difícil decidir se esse livro pertence ao Romantismo ou ao Realismo, já que ele não é um herói exatamente romântico, o livro foge bastante dessa linha e o final pode ser interpretado de duas maneiras: uma boa e outra ruim. O autor dá bastante ênfase ao estilo dos moradores do Rio de Janeiro naquela época.

É um livro muito divertido e bom para se aprofundar caso você queira saber um pouco mais sobre a sociedade da época.

Você poderá gostar também:

2 comentários

  1. nossa..... faz tanto tempo que eu li esse livro, nem lembrava mais da história.
    Ler a sua resenha me deu uma vontade de reler :)

    ótimo domingo
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ai que bommm. Eu adorei esse livro <3

      Ótima semana pra você. Beijão!

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Sobre Mim

Olá! Meu nome é Mônica, me chame de Mô (se preferir). Tenho 18 anos e sou uma pisciana do amor. Sempre tive interesse em fazer faculdade de Direito e hoje realizo esse sonho. ╔ Leia Mais

Curta a página no Facebook