RESENHA: Memórias de um Sargento de Milícias

8.8.15


Olá, leitores! Tudo bem?

A resenha de hoje é de mais um clássico da literatura brasileira: Memórias de um Sargento de Milícias. Vocês me conhecem e sabem que este não é o meu tipo favorito de livro, mas é sempre bom ler livros assim.

O livro possui adaptações para filme, teatro e história em quadrinhos, mas em especial, vou falar apenas do livro.


A história é sobre o Leonardo e quando eu falo "história" eu estou dizendo que o livro começa bem antes dele nascer, contando como os pais deles começaram a namorar. O pai, Leonardo Pataca, e a mãe, Maria das Hortaliças, dão o ponta pé inicial do livro dando "pisadelas" e beliscões" durante uma viagem para o Brasil.

Leonardo, desde criança adorava aprontar e quando se tornou adulto, isso não mudou. Narra a história de um anti-herói, mostrando o lado irresponsável do personagem. O livro todo conta bastante das travessuras dele, dos seus amores e de como se tornou sargento.

A respeito dos personagens, eles representam muito bem os moradores do Rio de Janeiro na época em que o livro foi escrito.

É um livro bem humorado, cheio de ironia tímida, inclusive o livro já começa com o termo “filho de uma pisadela e de um beliscão”. Possui com capítulos bem curtos já que antes era publicado em folhetins, ou seja, os capítulos precisavam ser curtos e deixar o leitor cheio de suspense, assim como as novelas.

É difícil decidir se esse livro pertence ao Romantismo ou ao Realismo, já que ele não é um herói exatamente romântico, o livro foge bastante dessa linha e o final pode ser interpretado de duas maneiras: uma boa e outra ruim. O autor dá bastante ênfase ao estilo dos moradores do Rio de Janeiro naquela época.

É um livro muito divertido e bom para se aprofundar caso você queira saber um pouco mais sobre a sociedade da época.

Você poderá gostar também

2 comentários

  1. nossa..... faz tanto tempo que eu li esse livro, nem lembrava mais da história.
    Ler a sua resenha me deu uma vontade de reler :)

    ótimo domingo
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ai que bommm. Eu adorei esse livro <3

      Ótima semana pra você. Beijão!

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário. Eu vou adorar ler e respondê-lo. <3

Copyrights

O conteúdo encontrado aqui foi criado pelo Leitora Cretina. Caso contrário, sempre será dado os devidos créditos. Se você se interessou por alguma imagem, foto ou post de autoria do Leitora Cretina e quer compartilhar em outro lugar, por favor, coloque os créditos.
Layout: ThemeXpose
Header: Mônica

Curta a página no Facebook